A rodada #20 do Campeonato Brasileiro não fez muito para alterar a tabela lá em cima. A maior mudança, na verdade, foi lá embaixo: o guerreiro CSA saiu da zona de rebaixamento, deixando Fluminense e Cruzeiro lá embaixo. Vamos falar do drama do Cruzeiro em outro texto nesta semana.
Bom, quem estendeu esse drama nesta semana foi o Flamengo, que foi até Belo Horizonte e venceu por 2 a 1. A rodada só não foi melhor porque o Palmeiras venceu o Fortaleza e segue três pontos atrás. Mas hoje, é difícil pensar no Flamengo fora do topo.
Mas como não somos mole não, vamos fazer um exercício que irá agradar palmeirenses, santistas (se o time parar de perder) e secadores no geral: para quem o Flamengo pode, realisticamente, perder pontos. Vamos ficar só nas próximas semanas.
Próximos jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro
- Flamengo x Internacional – 25/09
- Flamengo x São Paulo – 28/09
- Chapecoense x Flamengo – 06/10
- Flamengo x Atlético-MG – 10/10
- Athlético-PR x Flamengo – 13/10
- Fortaleza x Flamengo – 16/10
- Flamengo x Fluminense – 20/10
Como se pode ver não é uma sequência fácil para o Flamengo, mas ter os dois jogos em casa são de enorme ajuda para o rubro-negro, que no primeiro turno perdeu no Sul e empatou em São Paulo.
Mas a maior dificuldade ficará reservada para o duelos contra os Atléticos, Mineiro e Paranaense (ok, não é Atlético) mais, devido às convocações de Gabriel, Rodrigo Caio e ainda De Arrascaeta para o Uruguai.
Os jogos contra o Grêmio pelas semifinais da Libertadores serão nos dias 2 e 23 de outubro, ou seja, entre o duelo contra o São Paulo e a Chapecoense e e logo depois do jogo contra o Fluminense. Até o momento Jorge Jesus não deu tanto descanso para os atletas, solidificando um time titular.
Entretanto, com essas viagens para jogar pela seleção, o Brasileirão tendo jogos de meio de semana e toda a tensão de duelos que prometem ser incríveis contra o Grêmio, será até normal ver alguns jogadores poupados.
Dito tudo isso, quantos pontos você acha que o Flamengo, que vem de sete vitórias seguidas no Brasileirão, conseguirá nos próximos sete duelos? Eu não acho que perca mais de seis pontos. E também acredito que a odd de 1,44 na Betfair para o Rubro-Negro ser campeão brasileiro é justa, mesmo que o número seja baixo. Caso você não ache, apostar em 3,1 para o Palmeiras é uma ótima.
Oscilações são normais
Sim, é estranho fazer uma declaração dessas e depois jogar um “oscilações são normais”. Mas é só ver o que está acontecendo com o Santos agora e o que aconteceu com o Palmeiras no fim da era Felipão para notar que cair é algo natural.
A questão aqui é que há duas razões claras para essa queda nesses dois times que não se aplicam ao Flamengo. O Santos estava voando acima de suas possibilidades com um elenco que não é ruim, mas é limitado em talento comparado aos dois que estão acima de sua posição.
Já o Palmeiras oscilou por um esgotamento de sua fórmula com Felipão, muito mais baseada em motivação, a criação de um grupo e a imposição de uma defesa sólida e um ataque “vâmo ver”. O próprio ataque, mesmo que Dudu seja um dos melhores jogadores atuando no Brasil hoje, nem se compara ao poder de fogo que o Flamengo tem com seu quarteto.
A novidade Jorge Jesus e o talento acima da média devem empurrar o Flamengo assim como a novidade Felipão e o talento acima da média empurraram o Palmeiras, mesmo usando times alternativos, no segundo turno do ano passado.
Portanto, é difícil esperar que esse time caia tanto ao ponto de perder a competição, mesmo que o Palmeiras de Mano Menezes, herdeiro filosófico de Felipão no tédio que seus times são, siga a três pontos de distância. A combinação da desgraça para o torcedor rubro-negro teria que somar queda de desempenho + oba-oba ainda mais excessivo (no Flamengo sempre tem, mas mais ainda) + lesões nos jogadores-chave.
E, sinceramente, mesmo quem torce contra, pensar em lesões é sacanagem. O Flamengo está jogando bonito. Cabe a todos nós aproveitarmos.