Tivemos um Corinthians x Palmeiras histórico em 2018, com o Timão vencendo em plena Arena e o Verdão reclamando do resultado por meses. Tudo está desenhado para termos uma repetição em 2020, mas…
Mirassol e Ponte Preta têm times heroicos. A Macaca venceu as três partidas que fez desde a volta dos jogos, saindo de lanterna do Paulista para semifinalista, eliminando o Santos na Vila no caminho. Já o Mirassol bateu o São Paulo no Morumbi depois de perder 18 jogadores na parada, oito deles titulares.
Agora eles têm todo o respeito. E isso pode ser algo ruim.
O Corinthians inspira mais confiança
A vitória contra o Palmeiras na volta após a parada foi carillesca – o time fez um gol de bola parada e contou com Cássio para segurar o 1 a 0. O jogo contra o Red Bull Bragantino foi melhor, um 2 a 0 que teve sofrimento, mas mais bola no chão, especialmente no segundo tempo.
Esteve longe de ser uma apresentação maravilhosa, mas é melhor vencer o time de melhor campanha do que brigar contra o rebaixamento, não é mesmo? Contra o Mirassol um desafio interessante se apresenta: sabemos quem jogará lá atrás, procurando o contra-ataque. O Corinthians vai ter que criar, ser o time grande, algo que Tiago Nunes até gosta, mas não conseguiu implantar na equipe de Itaquera ainda.
O Timão é favorito, afinal é o atual tricampeão paulista e tem jogadores de qualidade. Infelizmente Luan não é um deles, ainda sendo a versão pós-2017 e não aquele que encantou na Libertadores pelo Grêmio. Na Betfair a vitória da equipe da capital paga 1,38 para 1, contra 7 para 1 do Mirassol.
Palmeiras não convence
Como as coisas mudam: o Palmeiras se classificou com tranquilidade, mas está em um momento pior que seu arquirrival. A vitória contra o Santo André teve um placar enganador: o Verdão sofreu, fez um gol completamente aleatório e o 2 a 0 veio no último lance.
Tirando torcedores completamente iludidos, o Palmeiras não está fazendo seu torcedor sonhar. Falta um articulador, com Lucas Lima e Gustavo Scarpa não assumindo esse papel. O buraco de Dudu deixou é grande, Luiz Adriano não é bem explorado, Bruno Henrique esqueceu seu futebol e Rony precisa jogar mais simples.
Isso quer dizer que a Ponte Preta já pode comemorar a classificação? Claro que não, o Palmeiras é favorito pagando 1,4 para 1 na Betfair, contra 7 para 1 do time de Campinas, mesmo valor do Mirassol. A recuperação é digna de nota, mas não estamos falando de um timaço e sim uma equipe de operários que está aproveitando as oportunidades. O time foi cirúrgico depois que o Santos teve Marinho expulso, mas antes fazia uma partida ruim.
Com o Juventus da Mooca deixando de ser relevante, a Ponte Preta assumiu o posto de moleque travesso, tendo eliminado os quatro grandes de São Paulo em mata-matas nos últimos anos: eliminou o Santos duas vezes no Paulista (2017 e 2020), o São Paulo na Sul-Americana, o Corinthians e o Palmeiras também em estaduais. Vai acontecer de novo? Difícil, mas seria hilário ver a Ponte Preta passar de basicamente rebaixada para finalista.
Ok, talvez os palmeirenses e santistas não achariam muita graça nisso.