Paulistão 2020: definidas as quartas de final

O Corinthians ganhou uma sobrevida. Mas o desafio é duro

Em pleno julho de 2020, temos as definições da fase mata-mata do Campeonato Paulista. Os Estaduais estão voltando aos poucos, aliás, e o Carioca já terminou com título do Flamengo. Em São Paulo, enfim, restam oito clubes brigando.

A rodada final do campeonato começou com tudo aberto em questão de rebaixamento e também por algumas vagas nas quartas. A seguir vamos falar, então, sobre quem caiu, quem passou de fase e quem apenas ficou pelo caminho.

Corinthians conseguiu o milagre

Todos os olhos estavam voltados para o Corinthians, que viveu uma fase inicial de campeonato abominável e chegou para o grande clássico contra o Palmeiras, na última quarta-feira (22) podendo ser eliminado por qualquer placar que não fosse vitória. A vitória veio, porém. 1×0 e respiro.

No dia seguinte, as esperanças corintianas de chegar às quartas aumentaram quando o Guarani perdeu para o Botafogo – vitória do Bugre eliminava o Timão na hora. Na rodada do fim de semana, a coisa ainda era complicada para o lado do time da capital, que precisava vencer o Oeste, que lutava desesperado contra o rebaixamento, e ainda precisava contar com a ajuda do rival São Paulo para não deixar o Guarani vencer.

Jogando em Barueri, o Corinthians fez sua parte, venceu o Oeste por 2×0 com gols de Avelar e Ederson e rebaixou o time de Itápolis, enquanto que o Tricolor não teve problemas para bater o Guarani por 3×1, ainda que jogando com os reservas (e certa parte da torcida pedindo para o time “entregar”). Os gols do São Paulo foram marcados por Éverton, Helinho e Paulo Bóia.

Quem foi rebaixado

Se o Corinthians tem motivos para comemorar, o mesmo não pode ser dito do próprio Oeste que, como dissemos, acabou rebaixado após a derrota perante o Timão.

 A verdade é que a situação do clube Rubro-Negro era dramática há um bom tempo e o fato de ser a pior defesa entre todas, com 24 gols sofridos no total em apenas 12 jogos, não ajudou em nada.

Quem se une ao clube de Itápolis na A-2 de 2021 é o Água Santa, que ia batendo o Palmeiras por 1×0 até os 18 do segundo tempo e, não apenas isso, estava conquistando vaga nas quartas com o placar.

O Verdão, porém, se mostrou superior e virou para cima do clube de Diadema, que se viu superado pela Ponte Preta na pontuação do grupo A e acabou com a segunda pior campanha na classificação geral, dando adeus à primeira divisão.

Mais placares

Ramires fez seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras e ajudou o time a virar para cima do Água Santa

Além dos jogos que já citamos, algumas outras partidas importantes definiram classificados (e sua ordem) das quartas.

O Santos já estava garantido, mas perdeu de virada para o franco-atirador Novorizontino por 3×2 – o que não afetou a primeira vaga do Peixe no seu grupo, o A. A Ponte Preta também acabou passando de fase – sendo que corria risco de rebaixamento. A Macaca venceu o Mirassol por um 1×0 magrinho e ficou com a segunda vaga – o Mirassol já estava garantido em seu grupo, que é o mesmo do São Paulo.

No grupo do Palmeiras, além do próprio Verdão, que ficou em primeiro, o até então time a ser batido Santo André ficou com a segunda vaga. O clube do ABC Paulista perdeu para o Ituano por 3×1 e teve que se conformar com a vice-liderança.

O melhor time do campeonato até agora é o Bragantino, que bateu o Botafogo por 2×0 e se garantiu como único fora dos Quatro Grandes do Estado a passar em primeiro – o Corinthians ficou em segundo no seu grupo, lembrando.

Duelos das quartas de final

Teremos um post específico para falar do pré-jogo de cada uma das partidas das quartas do Paulistão, que começam já na quarta agora, dia 29, e falaremos das respectivas odds em Betfair. Antes disso, porém, vamos listar os duelos, seus locais e datas.

Lembrando que no Campeonato Paulista o primeiro joga contra o segundo de cada grupo – e ficou definido que serão jogos únicos, com o time de melhor campanha com a vantagem do mando de campo.

Quem abre a fase mata-mata é São Paulo x Mirassol, que se enfrentam na quarta agora no estádio do Morumbi. No mesmo dia, algumas horas depois, o Palmeiras recebe o Santo André no Allianz Parque.

Já na quinta-feira o RB Bragantino recebe o Corinthians também no Morumbi (Bragança Paulista não pode receber jogos por determinação do governo – pandemia, zona vermelha, COVID-19 e tudo mais). No mesmo dia, por fim, é a vez do Santos, que joga contra a Ponte Preta na Vila Belmiro.

Comentários do Facebook