Ao falarmos dos jogos do Paulistão 2020 teremos uma diferença clara do Campeonato Carioca que terminou na semana passada. Se o Flamengo é o Rei do Rio, em São Paulo não há Rei algum. Aliás o atual tricampeão, Corinthians, ainda pode ser rebaixado. O Santos está perdendo jogadores na justiça, o Palmeiras vendeu seu principal jogador dos últimos cinco anos e o São Paulo tem um bloqueio contra seus rivais.
Pelo menos será emocionante. Primeiro, vamos aos jogos do Paulistão 2020 nesta 11ª rodada:
- Ituano x Ferroviária
- Ponte Preta x Novorizontino
- Santos x Santo André
- Corinthians x Palmeiras
- Água Santa x Mirassol
- Inter de Limeira x Oeste
- Botafogo x Guarani
- São Paulo x Red Bull Bragantino
O jogo da rodada é obviamente o clássico entre Corinthians e Palmeiras. O Verdão pode colocar o Corinthians em péssimos lençóis. Como Ituano e Ferroviária se enfrentam, pelo menos um deles irá passar o Timão caso este perca o dérbi. Já a Ponte Preta, atual lanterna, pega o Novorizontino antes do clássico. Ou seja, caso vença, fica a apenas um ponto do Corinthians, que entrará muito pressionado em um jogo que já é pesado.
E as notícias vindas do clube não são boas. Jô não conseguiu ser inscrito a tempo e não jogará. Cantillo é mais um caso da COVID-19 no Brasil e está afastado. Os salários continuam atrasados, mas Andres Sanchez pagou um mês antes do clássico. Ele sabe onde o calo aperta.
O Palmeiras está longe de ser uma máquina também. Dudu agora faz parte do passado. Gustavo Gomez não jogará por estar renegociando seu contrato. Rony foi punido pela FIFA e ainda não teve o efeito suspensivo garantido. Ou seja, problemas para Vanderlei Luxemburgo também.
Mesmo assim o Verdão é favorito, pagando 2,2 para 1 contra 3,25 para 1 do Corinthians na Betfair. O empate, que seria ruim para os dois nessa volta, paga 2,9 para 1.
Santos e São Paulo não terão moleza na volta dos jogos do Paulistão 2020
Os dois outros grandes vão ter que suar. O Santos pega o Santo André na quarta no meio de mais uma crise financeira-política. O que José Carlos Peres continua fazendo no cargo de Presidente é algo difícil de explicar: ninguém gosta dele. Chega uma hora que você se apegar a cadeira faz mal para todo mundo.
Já o São Paulo vive essa mesma crise há anos, mas agora está mais controlada. O rival na quinta será o Red Bull Bragantino, que depois de um começo lento já soma 17 pontos e é o líder de seu grupo, que tem Guarani e Corinthians.
Os times classificados estão basicamente definidos. No Grupo D, Bragantino já está dentro e o Guarani só perde a vaga se uma tragédia acontecer e o Corinthians fizer 6 pontos. No Grupo C, São Paulo está classificado e o Mirassol tem cinco pontos de vantagem pra Inter de Limeira.
No Grupo B está tudo embolado: Santo André, Palmeiras e Novorizontino tem 19, 19 e 16 pontos, respectivamente. Mas o Novorizontino tem duas vitórias a menos que o Palmeiras e 3 que o Santo André, ou seja, em um critério de desempate pode ficar de fora.
Por fim, no Grupo A, o mais fraco, o Santos está com 15 pontos e praticamente classificado, enquanto Oeste (10), Água Santa (10) e até a Ponte Preta (7), candidatíssima a rebaixada, ainda podem jogar nas quartas.
A briga mais legal, sem dúvidas, está lá embaixo. Ponte e Botafogo de Ribeirão Preto são os “favoritos” a cair, com sete e oito pontos. Por isso precisam reagir nesta rodada, encarando Novorizontino e Guarani, ambos times com boas campanhas.
Logo acima estão Água Santa, Oeste e Ituano com 10, Ferroviária, Inter de Limeira e Corinthians com 11. Só dois caem, por isso o Timão pode respirar mais aliviado, mas a tabela mais difícil é do time de Itaquera, pegando seu arquirrival e depois o “rival” Oeste nessa briga humilhante, sendo que o Oeste pode precisar vencer não só para escapar do rebaixamento, mas também se classificar para as quartas.
Que loucura será esses jogos do Paulistão 2020.