
O Campeonato Paulista 2020 começará nesta quarta-feira. Estadual mais antigo do Brasil, o Paulista conserva algum charme e qualidade técnica (diferentemente do Carioca), especialmente com o futebol do interior começando a se profissionalizar mais. O Red Bull Bragantino é um exemplo, a Ponte Preta segue forte e por aí vai.
Mas claro que o poder segue na mão dos quatro grandes, que fizeram as semifinais em três dos últimos cinco campeonatos e em 2018 e 2019. Curiosamente, as quatro equipes chegam com dúvidas grandes para este ano, algo que não aconteceu no começo da temporada passada. É até difícil saber quem é o favorito para a conquista e quem é a quarta força.
Vamos resolver essas dúvidas?
Todos têm argumentos para ser favoritos
Pode parecer exagerado, mas não é. Vamos aos argumentos.
Palmeiras: continua sendo o elenco mais qualificado, apesar do ano de 2019 ter sido de volta à terra (e até mais abaixo). A equipe ainda pode se reforçar, já que conta com melhor saúde financeira que os seus rivais.
Corinthians: o ano de 2019 também foi ruim, mas a equipe se reforçou e trouxe Tiago Nunes, que tem a confiança da torcida e diretoria. Aliás ele é o treinador de melhores resultados recentes no futebol paulista. A criação da equipe, que era um problema ano passado, ganhou Luan e o volante colombiano Cantillo pode ser peça-chave já no começo da temporada.
São Paulo: vamos lá, são os argumentos mais difíceis. Um que é importante dizer é que o São Paulo é o que tem maior motivação na competição, já que desde 2005 soma decepções e eliminações para rivais no Paulista. Ganhar também trará paz, algo que não acontece no Morumbi, por um período prolongado, há uma década.
Santos: foi o vice-campeão brasileiro e as perdas que teve estão sendo superestimadas. Gustavo Henrique é um bom zagueiro, mas longe de ser insubstituível. Victor Ferraz pouco jogou no segundo semestre e Vanderlei virou reserva. Jorge sem dúvidas fará falta, mas os grandes destaques da campanha do Brasileiro continuam: Sanchez, Soteldo, Sasha, Marinho e Pituca. E Jesualdo Ferreira pode ter sido uma tacada de mestre do presidente.
Todos podem ser colocados como quarta força

São Paulo: o caso do Tricolor ser a quarta força é o mais forte para mim. O time terminou o ano jogando de forma nada convincente, o contrato de Pato é uma tragédia e Daniel Alves não conseguiu mostrar nem 20% do que sabe. Fernando Diniz começa o ano já pressionado e a torcida está por aqui com o elenco, Raí e especialmente o presidente Leco.
Santos: perder Jorge Sampaoli doeu, mesmo que a reposição tenha sido boa. A equipe não tem dinheiro para se reforçar e perdeu mais peças do que trouxe para um ano com Libertadores. Apesar de Jesualdo ter causado boa impressão, não sabemos se suas ideias terão o mesmo impacto que as do antecessor.
Palmeiras: colocar o Palmeiras aqui pode ser loucura, mas me escuta. O time ainda não se reforçou e não dá para dizer que isso não é necessário. Dudu pode ser sobrecarregado novamente e Luxemburgo foi mais uma grife nos últimos 15 anos que garantia de bom futebol e resultados. E a torcida está ressabiada com a diretoria e o elenco, o que pode gerar uma panela de pressão logo de cara.
Corinthians: claro, Tiago Nunes foi uma boa escolha, mas ele vai mexer em um molde vitorioso de 10 anos e três treinadores. O Corinthians jogará mais para a frente, mas não tem craques, enquanto a defesa, que gerou vitórias, ficará mais exposta. Isso pode gerar alguns gols a mais e derrotas/empates no começo de trabalho. E o time ainda tem que focar na Pré-Libertadores.
Odds do Campeonato Paulista 2020
Por essa indefinição e ainda o Red Bull Bragantino comendo pelas beiradas é interessante ver o que vai rolar no Campeonato Paulista 2020.
Para a primeira rodada os grandes irão jogar contra:
Ituano x Palmeiras, quarta-feira, 19h15
São Paulo x Água Santa, quarta-feira, 21h30
Santos x Red Bull Bragantino, quinta-feira, 19h15
Corinthians x Botafogo de Ribeirão Preto, quinta-feira, 21h30
Todos os times grandes são favoritos nessas partidas para a Betfair. As vitórias pagam 1,32, 1,7 e 1,36 para os mandantes São Paulo, Santos e Corinthians e 1,5 para o visitante Palmeiras. Você tem alguma ideia do que vai rolar? Então dê seu palpite.