Campeonato Paulista 2020: favorito, quarta força e dúvidas

Felipe Melo Fagner Corinthians Palmeiras
A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras é um dos atrativos do Paulistão

O Campeonato Paulista 2020 começará nesta quarta-feira. Estadual mais antigo do Brasil, o Paulista conserva algum charme e qualidade técnica (diferentemente do Carioca), especialmente com o futebol do interior começando a se profissionalizar mais. O Red Bull Bragantino é um exemplo, a Ponte Preta segue forte e por aí vai.

Mas claro que o poder segue na mão dos quatro grandes, que fizeram as semifinais em três dos últimos cinco campeonatos e em 2018 e 2019. Curiosamente, as quatro equipes chegam com dúvidas grandes para este ano, algo que não aconteceu no começo da temporada passada. É até difícil saber quem é o favorito para a conquista e quem é a quarta força.

Vamos resolver essas dúvidas?

Todos têm argumentos para ser favoritos

Pode parecer exagerado, mas não é. Vamos aos argumentos.

Palmeiras: continua sendo o elenco mais qualificado, apesar do ano de 2019 ter sido de volta à terra (e até mais abaixo). A equipe ainda pode se reforçar, já que conta com melhor saúde financeira que os seus rivais.

Corinthians: o ano de 2019 também foi ruim, mas a equipe se reforçou e trouxe Tiago Nunes, que tem a confiança da torcida e diretoria. Aliás ele é o treinador de melhores resultados recentes no futebol paulista. A criação da equipe, que era um problema ano passado, ganhou Luan e o volante colombiano Cantillo pode ser peça-chave já no começo da temporada.

São Paulo: vamos lá, são os argumentos mais difíceis. Um que é importante dizer é que o São Paulo é o que tem maior motivação na competição, já que desde 2005 soma decepções e eliminações para rivais no Paulista. Ganhar também trará paz, algo que não acontece no Morumbi, por um período prolongado, há uma década.

Santos: foi o vice-campeão brasileiro e as perdas que teve estão sendo superestimadas. Gustavo Henrique é um bom zagueiro, mas longe de ser insubstituível. Victor Ferraz pouco jogou no segundo semestre e Vanderlei virou reserva. Jorge sem dúvidas fará falta, mas os grandes destaques da campanha do Brasileiro continuam: Sanchez, Soteldo, Sasha, Marinho e Pituca. E Jesualdo Ferreira pode ter sido uma tacada de mestre do presidente.

Todos podem ser colocados como quarta força

são paulo comemora
Que São Paulo veremos em campo neste Campeonato Paulista?

São Paulo: o caso do Tricolor ser a quarta força é o mais forte para mim. O time terminou o ano jogando de forma nada convincente, o contrato de Pato é uma tragédia e Daniel Alves não conseguiu mostrar nem 20% do que sabe. Fernando Diniz começa o ano já pressionado e a torcida está por aqui com o elenco, Raí e especialmente o presidente Leco.

Santos: perder Jorge Sampaoli doeu, mesmo que a reposição tenha sido boa. A equipe não tem dinheiro para se reforçar e perdeu mais peças do que trouxe para um ano com Libertadores. Apesar de Jesualdo ter causado boa impressão, não sabemos se suas ideias terão o mesmo impacto que as do antecessor.

Palmeiras: colocar o Palmeiras aqui pode ser loucura, mas me escuta. O time ainda não se reforçou e não dá para dizer que isso não é necessário. Dudu pode ser sobrecarregado novamente e Luxemburgo foi mais uma grife nos últimos 15 anos que garantia de bom futebol e resultados. E a torcida está ressabiada com a diretoria e o elenco, o que pode gerar uma panela de pressão logo de cara.

Corinthians: claro, Tiago Nunes foi uma boa escolha, mas ele vai mexer em um molde vitorioso de 10 anos e três treinadores. O Corinthians jogará mais para a frente, mas não tem craques, enquanto a defesa, que gerou vitórias, ficará mais exposta. Isso pode gerar alguns gols a mais e derrotas/empates no começo de trabalho. E o time ainda tem que focar na Pré-Libertadores.

Odds do Campeonato Paulista 2020

Por essa indefinição e ainda o Red Bull Bragantino comendo pelas beiradas é interessante ver o que vai rolar no Campeonato Paulista 2020.

Para a primeira rodada os grandes irão jogar contra:

Ituano x Palmeiras, quarta-feira, 19h15

São Paulo x Água Santa, quarta-feira, 21h30

Santos x Red Bull Bragantino, quinta-feira, 19h15

Corinthians x Botafogo de Ribeirão Preto, quinta-feira, 21h30

Todos os times grandes são favoritos nessas partidas para a Betfair. As vitórias pagam 1,32, 1,7 e 1,36 para os mandantes São Paulo, Santos e Corinthians e 1,5 para o visitante Palmeiras. Você tem alguma ideia do que vai rolar? Então dê seu palpite.

Comentários do Facebook