Maiores contratações do futebol brasileiro: versão 2020

vanderlei luxemburgo vasco

O fato do Flamengo ainda estar na sua campanha pelo mundo pode ter tirado um pouco da atenção. Mas nós estamos aqui para te falar as maiores contratações do futebol brasileiro, versão 2020.

Já tivemos um treinador histórico sendo contratado para a equipe onde ele fez seu maior trabalho e isso não ser recebido bem. O melhor jogador da Libertadores de 2017 chegou na segunda equipe mais popular do país. Ainda tem um certo treinador argentino rondando o mercado.

Fui enigmático o suficiente para você continuar no texto? Então vamos nessa.

Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras

Sempre que se fala em Vanderlei Luxemburgo há que deixar claro duas coisas. Primeiro: ele foi sinônimo de vitórias e futebol interessante por duas décadas e se tivesse dado importância a deixar legado e formar treinadores, o futebol brasileiro estaria melhor hoje.

Mas ele também parou no tempo enquanto se parabenizava pelas glórias, deu importância demais ao extra-campo e emendou trabalhos que só foram caindo de qualidade. Seu ponto mais baixo foi ter ido para a segunda divisão da China e ter sido demitido lá. Suas passagens por Sport, Fluminense e Cruzeiro também não foram muito melhores.

Pois bem, o Vasco fez bem para Luxa, que fez um trabalho bom. Dizer que é algo melhor que bom é ignorar as seguidas derrotas do Vasco em casa, o fato que ele teve 12 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.

Sim, o time não era bom. E o clube é uma bagunça. Mas isso se aplica a pelo menos metade dos times no Campeonato Brasileiro. Foi bom e é isso.

Por essa razão o Palmeiras ter caído do céu é algo chocante. O time gosta de fazer isso, já que a motivação para trazer Felipão foi a mesma. Mas o pré-2019 era outro futebol brasileiro: o sarrafo subiu muito e treinadores de peso próximo ao de Luxa simplesmente tiveram suas cabeças cortadas. Cuca nem é citado, Fabio Carille idem, Felipão deve ir para fora.

Quem pode dizer que o trabalho de Luxemburgo será moderno e encurtará a distância para o Flamengo de Jorge Jesus? Absolutamente ninguém. É uma paradoxal como o treinador mais vencedor do Brasil – ou pelo menos um dos – nos últimos 20 anos é uma incógnita. Mas é verdade.

Jorge Sampaoli no mercado

Depois da guerra civil no Santos e a negociação fracassada no Palmeiras, ficou no ar que Sampaoli está de olho no Flamengo e para onde vai Jesus. Esperar seis meses não é um problema, já que ele fez isso depois da Copa do Mundo, por exemplo. E ele ainda ganha a possibilidade de uma ida para a Europa ou outras propostas.

Mas o Galo está de olho. E isso não faz nenhum sentido: legal, o banco BMG até topa pagar a pedida absurda do argentino. Mas se o elenco do Santos era fruto de reclamações constantes, o do Galo precisa ser completamente reconstruído.

Luan no Corinthians

Luan
Luan precisava de um novo clube, mas ele chegará no Corinthians cercado de expectativa

Luan teve todos os estágios no Grêmio. A glória com a Libertadores de 2017, os pedidos de seleção e rumores de saída, a queda de rendimento, lesões, a esperança de recuperar o jogador, alguns brilhos, mais boa vontade dos torcedores que brilhos de verdade e no fim a necessidade de um recomeço. Nesse sentido parece bastante com a situação de Ganso no Santos.

O Corinthians pagou caro, já que Luan vai fazer 27 anos em março e não temos a mínima ideia de que jogador aparecerá em 2020. O de 2017 é capaz de levantar a equipe e fazer ela ser competitiva. O dos últimos dois anos pode levar Tiago Nunes ao desespero, especialmente se Pedrinho for negociado.

Michael ajudaria Timão e Verdão

Revelação do Campeonato Brasileiro de 2018, Michael já recebeu proposta do Corinthians e tem interesse de Palmeiras e Santos. O bom para o Goiás seria vendê-lo para o exterior, tanto porque o valor pode ser maior, mas também para evitar ter que enfrentá-lo pelo menos duas vezes no ano.

O problema é que o mercado ainda não parece ter se desenvolvido, pelo menos não pelo preço desejado pelo esmeraldino. Agora, 22 milhões como o Corinthians ofereceu, já é pouco. Até porque ele resolveria muitos problemas tirando um pouco da pressão de Luan ou causaria dores de cabeça jogando oposto a Dudu.

Grêmio terá Renato para comandar reformulação

Renato Gaúcho e o Grêmio fecharam de novo por um ano. E o ano de 2020 será desafiador para o treinador, que não precisará derrubar tudo e começar uma reconstrução, mas sem dúvidas precisa de uma reformulação.

A saída de Luan deixa claro isso. Victor Ferraz chegou do Santos para tomar conta da lateral direita, um problema na reta decisiva do ano para o Grêmio. Caio Henrique, que foi um dos poucos pontos positivos do Fluminense em 2019, está próximo e terá o mesmo efeito na lateral esquerda.

De resto o núcleo está quase pronto, com Everton como estrela. Ter um goleiro e um centroavante caso Tardelli realmente esteja com o pé na porta seriam os toques finais.

Flamengo segue no mercado

O Flamengo nada em dinheiro como você já deve saber. E o Santos ainda quis dar mais uma ajuda. Depois de vender Bruno Henrique barato e ainda contratar Uribe, a equipe fracassou em segurar Gustavo Henrique, que sairá de graça.

Palmeiras e Corinthians tinham interesse. O futebol de Portugal era um destino possível. No fim o zagueiro deve ir para o Flamengo, onde nem será titular. A reposição de Pablo Marí será à altura com um zagueiro de características similares: canhoto, alto, forte no jogo aéreo e um pouco lento.

Já Pedro Rocha é até um pouco de sacanagem. Com tanto jogador de frente o time vai lá e ainda traz o atacante que penou no Cruzeiro em 2018, por empréstimo. Ele é um seguro para a saída de Gabigol, mas pode perfeitamente jogar junto caso o camisa 9 fique.

Internacional está se movimentando

Assim como o Corinthians, o Internacional quer mostrar para seu novo treinador que tem bala na agulha para reforçar o elenco. Só que com certeza Eduardo Coudet está roendo as unhas para saber se Paolo Guerrero fica ou se o Boca Juniors não pode ser descartado.

Uma limpa de 13 nomes já foi feita e mais devem seguir para liberar a folha e poder mirar mais alto. Até porque a torcida colorada não espera apenas Rodinei como reforço. É ano de Libertadores e para ser competitivo esse elenco precisa de peças.

O que o São Paulo vai fazer?

O São Paulo é um dos times mais fascinantes de observar nesta janela. Digo isso de longe, porque o torcedor deve estar batendo a cabeça na parede. A manutenção de Fernando Diniz não foi algo unânime. A notícia do goleiro Jean é das mais tristes e ainda teve a polêmica com Arboleda vestindo a camisa do Palmeiras.

E reforços? Por enquanto pouco, apenas a manutenção de Vitor Bueno, cedendo o atacante Raniel. E mais nada. Até os boatos não indicam muita coisa e este é um elenco que precisa ser reforçado, especialmente porque jogadores como Pato, Hernanes e Juanfran não mataram a necessidade nas suas posições.

Que raios vai acontecer no Morumbi depois do time fazer algumas das maiores contratações do futebol brasileiro em 2019? Vamos ficar de olho.

Comentários do Facebook