Raposa e Coelho jogam pela liderança do Campeonato Mineiro

73

Será realizado neste domingo, 4 de fevereiro, a partir das 17h (horário de Brasília), no Mineirão, o primeiro clássico da edição 2018 do Campeonato Mineiro.

De quebra, a partida colocará em jogo a liderança isolada da competição. Cruzeiro e América-MG vão entrar em campo com a mesma pontuação. Após quatro rodadas, acumularam dez dos 12 pontos possíveis.  A Raposa leva vantagem quando os critérios de desempate são levados em consideração. Tem saldo de gols superior: 7 a 4.

Primeira colocação garante vantagem na decisão

No momento, a briga pela primeira posição vale pouco. O torneio teve seu regulamento mudado. A partir deste ano, em vez de quatro serão oito os classificados ao final da etapa inicial, disputada em turno único pelas 12 equipes participantes. Porém, em médio prazo, pode ser valiosa, uma vez que dá vantagem para a equipe nas fases decisivas.

Fred of Cruzeiro
Revelado pelo América, mas transformado em ídolo no Cruzeiro, o atacante Fred voltou para a Raposa na temporada 2018 após deixar o Atlético

A largada do Campeonato Mineiro mostrou a importância da manutenção da base da temporada anterior. Campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro renovou com seu treinador, Mano Menezes, e mesmo  com mudanças significativas no elenco, como a contratação do artilheiro Fred e do meia Bruno Silva e a perda de atletas como o lateral-esquerdo Diego Barbosa, mostrou sua força coletiva.

O mesmo vale para o América-MG, que tem o treinador Enderson Moreira há mais de um ano no comando. Com ele, caiu para a Segunda Divisão em 2016, mas também conquisto o título da Série A em 2017 assegurando sua presença na divisão de elite do futebol nacional.

Equipes fazem da defesa sua prioridade

Os dois técnicos apresentam predileção por um sistema defensivo forte, recheiam o meio-campo de jogadores para facilitar a compactação e buscam o ataque com paciência. Assim, apresentam as defesas menos vazadas do torneio. O Cruzeiro sofreu apenas um gol. O América levou dois.

 

No ataque, a melhor qualidade técnica dos cruzeirenses tem feito a diferença. A Raposa já comemorou oito gols. O Coelho ficou atrás nesse quesito com seis gols assinalados.

Galo torce por empate no clássico

Outro grande está envolvido nessa batalha, mas apenas do lado de fora. O Atlético não teve um bom começo e para que não fique muito distante dos líderes precisa torcer pelo empate. No entanto seu maior objetivo é derrotar a URT, terceira colocada, fora de casa. Isso permitiria ao time entrar no grupo dos quatro primeiros. O jogo tem pontapé inicial marcado para 19h30 no estádio Zaza Maciel.

Romulo Otero of Atletico MG
O Galo torce para o empate no clássico para aumentar suas chances de promover uma reviravolta na classificação

Esse bloco vai assegurar aos classificados para a próxima fase o direito de disputa o jogo eliminatório único das oitavas de final como mandante. No momento, o Galo, quinto colocado, teria que atuar como visitante.

Rodada começa no sábado

A quinta rodada será iniciada no sábado com a partida Tombense x Uberlândia, a partir das 18h. No domingo, prossegue com Villa Nova x Tupi (16h), Patrocinense x Democrata de Governador Valadares (16h) e Caldense x Boa Esporte (17h).

Embora Cruzeiro e América tenham conseguido abrir vantagem nas primeiras colocações, a briga a partir do quarto lugar está bastante acirrada. A diferença entre o Uberlândia, que fecha o pelotão de elite da classificação com seis pontos no quarto posto, e o Tupi, décimo segundo e último colocado, é de apenas três pontos.

Isso permite até mesmo que Tupi e Democrata, que no momento estão na zona de rebaixamento, possam seguir sonhando com a classificação para a segunda fase, mesmo que a primeira preocupação das equipes seja conseguir os pontos suficientes para permanecer na divisão principal do futebol mineiro.