Rodada final define futuro de Flu e Vasco no Campeonato Carioca

71

Com o Flamengo já classificado, o Campeonato Carioca vai conhecer no próximo final de semana os três outros times que vão avançar para as semifinais da Taça Rio, o primeiro turno da temporada 2018 da competição.

Vinicius Junior
O Flamengo, de Vinícius Júnior, é o único garantido nas semifinais da Taça Guanabara

Com o Botafogo muito próximo de uma vaga, a grande ameaça paira sobre as costas dos jogadores de Vasco e Fluminense. Para sobreviverem na briga, os times dependem não apenas de seus resultados, mas terão que torcer contra rivais em melhor posição na tabela de classificação.

Destino tricolor será conhecido primeiro

Duas das três vagas restantes serão decididas no sábado, 3 de janeiro, que tem os três jogos do grupo C agendados para 19h (horário de Brasília). Vão se enfrentar Botafogo x Madureira, Portuguesa x Boavista e Fluminense x Macaé. Dos seis times, o único que não tem chances de obter a vaga é o Madureira. Com dois pontos, apenas vai cumprir tabela uma vez que não conseguirá terminar entre os dois primeiros lugares.

Grupo C
PosiçãoTimePontos ganhosSaldo de golsNúmero de gols marcados
1Botafogo825
2Boavista614
3Portuguesa614
4Fluminense5-13
5Macaé4-12
6Madureira2-23

Botafogo, Boavista e Portuguesa estão em condição melhor nessa disputa. Dependem apenas de seus resultados. Para o alvinegro, basta um empate. No entanto, pode avançar até mesmo perdendo. Nesse caso, no entanto, precisaria de que o Fluminense tropeçasse no Macaé ou, então, não o ultrapassasse no saldo de gols, que agora é de dois contra um negativo, uma vez que terminariam empatados.

Boavista e Portuguesa precisam da vitória

Vitória é obrigatória tanto para Boavista quanto para Portuguesa, que vão se enfrentar no estádio luso-brasileiro. Quem levar a melhor avança. Empate abre a chance para que sejam ultrapassados por Fluminense ou Macaé.

Para o tricolor, há duas possibilidades de classificação. Ambas exigem vitória diante do Macaé. Na primeira hipótese, o Fluminense tem que torcer por derrota do Botafogo. Assim, os times ficariam com oito pontos e a definição aconteceria no saldo de gols. Na segunda, o tricolor, além da vitória, precisa contar com o empate no duelo Portuguesa x Boavista.

A situação do Macaé é ainda mais difícil. Tem que vencer seu duelo, contar com o empate no estádio Luso Brasileiro e ainda ultrapassar os rivais no saldo de gols ou no critério de maior número de gols marcados. Para tanto, terá que derrotar o Fluminense por margem mínima de dois tentos.

Grupo B tem cinco na briga por vaga restante

As três partidas da última rodada do grupo B estão marcadas para o domingo, 4 de fevereiro. Vão se enfrentar, a partir das 17h, Vasco x Volta Redonda, Nova Iguaçu x Flamengo e Cabofriense x Bangu.

Grupo B
PosiçãoTimePontos ganhosSaldo de golsNúmero de gols marcados
1Flamengo1044
2Bangu514
3Nova Iguaçu505
4Cabofriense4-15
5Vasco4-15
6Volta Redonda4-35

O rubro-negro, que ganhou dez dos 12 pontos possíveis, já está garantido. Contudo, todos os outros times têm chances de alcançar a segunda vaga que a chave concede para as semifinais.

Nessa briga, o Bangu está em melhor situação, ainda que nem mesmo a vitória possa ser suficiente. O time tem cinco pontos e pode chegar a oito se superar a Cabofriense. Contudo, o Nova Iguaçu tem a mesma pontuação. Vai pegar o desinteressado Flamengo e pode ultrapassar os banguenses se aplicar uma goleada e reverter sua desvantagem no saldo de gols, que agora é de um a zero.

Vasco, Cabofriense e Volta Redonda, que só somaram quatro pontos, não dependem apenas de seus próprios resultados. Os vascaínos, além de superarem o Volta Redonda, condição obrigatória para que possam avançar, precisam que o Nova Iguaçu não derrote o Flamengo nem que o Bangu bata a Cabofriense. Podem até empatar em número de pontos com o time de Cabo Frio. Aí a definição pode seria feita no saldo de gols ou número de tentos assinalados. Antes da jornada final, as equipes estão em pé de igualdade nesses critérios.

A situação é semelhante para Cabofriense e Volta Redonda. O primeiro tem que vencer seu jogo, torcer contra o Nova Iguaçu e ainda melhorar o saldo de gols. O segundo precisa da vitória, de tropeços de Nova Iguaçu e Bangu e também de melhora em seu saldo.