Se Itália e Espanha basicamente se decidiram e a Premier League já era, ainda restam disputas muito importantes para as equipes envolvidas: as vagas da Liga dos Campeões. É a diferença de um ano com orçamento enorme e um mais limitado, a possibilidade de brigar pela Europa.
Vamos liga a liga para saber das possibilidades.
Espanha está quase definido
A briga na La Liga pela vaga na Liga dos Campeões era uma das melhores. O Atlético de Madrid estava em sexto, mas colado no G4. O Getafe era o quarto e a Real Sociedad a quinta. Desde lá, aconteceu algo previsto: o Atlético de Madrid disparou e hoje é terceiro. O Sevilla caiu para quarto. Mas a diferença para o quinto, o Villarreal, é de seis pontos.
Com quatro rodadas por realizar, é difícil imaginar qualquer reviravolta. Na Betfair, a classificação entre os quatro primeiros do Villarreal paga 26 para 1. Do Getafe, 56 para 1. E da Real Sociedad, 151 para 1.
Premier League nada definida
O Manchester United ligou o turbo nas últimas semanas. Depois de ter empatado com o Tottenham na volta da Premier League, a equipe venceu o Sheffield United, que ainda sonhava com Champions, fez seu trabalho e bateu o Brighton por 3 a 0 e o Bournemouth por 5 a 2 e ainda pega times do meio para baixo. Aston Villa, Southampton, Crystal Palace, West Ham até o jogo final que pode ser espetacular. Já falamos dele.
A diferença do United, quinto, para o Chelsea, quarto colocado, é de apenas dois pontos. Para o Leicester é apenas três. É difícil imaginar que o Wolverhampton, que perdeu para o Arsenal em casa no sábado, tenha forças com seus 52 pontos.
Ou seja, são duas vagas para três times. O Chelsea, com sua jovem e promissora equipe, pega o Crystal Palace nesta terça, Sheffield United, o lanterna Norwich, o Liverpool e termina contra o Wolverhampton. Mesmo que os jogadores do Liverpool já estejam pensando em uma praia caribenha isolada, essa tabela é mais difícil que a dos red devils.
O Leicester ainda pior: pega o Arsenal, que tem três vitórias seguidas e ainda pode sonhar com vaga europeia, depois Sheffield United, Bournemouth, Tottenham e um duelo final sensacional contra o… Manchester United.
O jogo contra o Arsenal será sensacional. Na Betfair a vitória do Leicester paga 2,3 para 1, enquanto a dos londrinos paga 3,1 para 1.
Portanto preparem-se, essa briga será excelente (ou tem tudo para ser). Não à toa, na Betfair, Manchester United e Chelsea pagam 1,4 para 1 para ficar no top 4 e o Leicester paga 1,67 para 1.
No Italiano, só Liga Europa
A diferença para a Atalanta, quarta colocada com 63 pontos, e Roma e Napoli, com 48, é de 15 pontos. Mesmo faltando oito rodadas ainda, pode esquecer: não teremos Nápoles na Champions League 2020/21, uma pena.
O time do sul da Itália já está classificado para a fase preliminar da Liga Europa por ter vencido a Copa da Itália. Mas pode garantir a vaga direta e está em uma briga renhida porque acabou de vencer a Roma, quinta colocada. E ainda tem o Milan, sétimo colocado (onde foi parar esse clube?), que venceu a Roma na 28ª rodada e a Lazio, por 3 a 0, na 30ª rodada. Nada mal.