
Foram três jogos envolvendo brasileiros. Dois pelas quartas de final da Copa Libertadores 2020. Um pelas oitavas, atrasado. Uma das partidas teve até brasileiro vitorioso, mas derrotado. Na outra entre dois times nacionais, empate polêmico. Vamos às partidas.
Libertad 1 x 1 Palmeiras
O encontro do Palmeiras na Copa Libertadores contra o Libertad não convenceu sua torcida. Mesmo assim, o resultado está longe de ser ruim. Sem o técnico Abel Ferreira, afastado com Covid-19, e o time quase que completo, a equipe não apresentou um bom futebol e o empate por 1 a 1 com o Libertad acabou sendo positivo pelo placar, mas perigoso especialmente pelo bom primeiro tempo dos paraguaios, que poderiam ter feito mais.
Gustavo Gómez de cabeça abriu o placar quando o Verdão jogava pior e o Libertad aproveitou uma falha na saída do goleiro Weverton para empatar. O time paraguaio encontrava espaços para jogar e a defesa palmeirense muito desconcentrada sofreu bastante com os contra-ataques.
Os dois times voltam a jogar na próxima terça-feira, dia 15, no Allianz Parque. Caso ocorra um empate sem gols, o Palmeiras se classifica. Se ficarem no 1 a 1, iremos para os pênaltis, mas caso o empate seja por dois ou mais gols o Libertad passa para a semifinal. A vitória de qualquer um dos dois times é suficiente para a classificação.
Grêmio 1 x 1 Santos

O Grêmio sofreu bastante ao enfrentar um Santos muito bem posicionado na marcação e que saiu com perigo diversas vezes no contra-ataque. O meia chileno Pinares chegou a ser expulso ao entrar em uma dividida com Pituca, entretanto após verificar o VAR, o juiz voltou atrás e acabou dando o cartão amarelo ao jogador do Santos. O empate só saiu após a marcação de pênalti também com o auxílio do VAR, aos 48 minutos do segundo tempo. A cobrança foi aos 56 minutos.
O Peixe fez uma excelente partida, apesar do desfalque inesperado de Soteldo, que testou positivo para a Covid-19. A equipe marcou muito bem o tricolor gaúcho e merecia sair com a vitória. O gol santista foi marcado por Kaio Jorge aproveitando uma saída errada do goleiro Vanderlei. Mas o time perdeu algumas oportunidades de gol que não poderia perder, especialmente com Kaio Jorge e Jean Mota. No final o quem não faz, toma, se impôs mais uma vez.
O técnico Cuca fortaleceu seu meio de campo com a entrada de Sandry e no segundo tempo ainda colocou Alisson. Mas no jogo de volta, o time precisa ter mais a bola, mesmo que com o resultado de 1 a 1 no sul o Santos possa se dar ao luxo de empatar na Vila sem gols e avançar para a semifinal da Copa Libertadores. O jogador Diego Pituca acabou levando o segundo cartão amarelo e foi expulso, sendo desfalque para a volta.
Boca Juniors 0 (5) x 1 (4) Internacional
O Boca foi amplamente superado pelo Inter e acabou tendo que decidir a vaga nos pênaltis. O gol que levou a decisão aos pênaltis foi contra, marcado pelo colombiano Fabra. Mas no fim o técnico Miguel Angel Russo respirou aliviado após as cobranças.
O Inter fez uma atuação de gala na Bombonera. Mas não foi o suficiente e na decisão final por pênaltis o jovem João Peglow e Rodrigo Lindoso acabaram desperdiçando suas cobranças. Foi um jogo fantástico da equipe de Abel e a vitória, apesar de ter sido através de um gol contra, não tira o brilho da equipe do Internacional.
Utilizando uma linha baixa a equipe realizava os contra-ataques aproveitando a velocidade dos seus jogadores. Infelizmente todo o esforço conjunto não foi o suficiente para passar para as quartas de final da Copa Libertadores da América.