Com time misto, Verdão encara o Coelho em Belo Horizonte

24
Moisés
Machucado, Moisés vai ficar mais de um mês longe dos gramados

A quarta-feira, 9 de maio, é dia de estreias na Copa do Brasil. América-MG e Palmeiras farão sua primeira partida no torneio, que a partir da temporada 2018, concede R$ 50 milhões de prêmio a seu vencedor. O Coelho garantiu o direito de começar nas oitavas de final, a quinta fase, por ter conquistado no ano passado o título do Campeonato Brasileiro da Série B. O alviverde paulista teve o mesmo benefício, mas por outro motivo. Assegurou vaga na Copa Libertadores da América.

Roger Machado
O técnico Roger Machado, do Palmeiras, decidiu escalar time misto contra o América-MG

O primeiro jogo do confronto será realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 (horário de Brasília). A partida de volta está agendada para 23 de maio, em São Paulo. Neste ano, o torneio não utiliza o critério de gol qualificado. Assim, em caso de igualdade no número de pontos ganhos nas duas partidas e também no saldo de tentos, a decisão será realizada através de cobranças de pênaltis.

Dinheiro é maior objetivo do time mineiro

Dono de um elenco limitado por razões financeiras, o América-MG está de olha na classificação para as quartas de finais por 5,4 milhões de motivos. Esse será o valor que entrará nos cofres do clube em caso de classificação. É mais do que o Coelho recebe o ano inteiro por vender o patrocínio máster em sua caminha.

O dinheiro extra poderia até mesmo servir para contratar reforços para evitar que o time seja rebaixado novamente para a Segunda Divisão. Nas duas últimas oportunidades que conseguiu o direito de disputar a Série A desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, o América-MG não conseguiu se manter. Agora, tenta escapar do tri.

O começo foi promissor. Especialmente pelo fator campo. O time venceu as duas partidas que realizou pelo Campeonato Brasileiro no estádio Independência. Fora de casa, foi derrotado nos dois jogos realizados. Os seis pontos acumulados colocaram os mineiros confortavelmente na nona colocação. Ainda é cedo, naturalmente, mas esse posto garantiria uma vaga para disputar a próxima edição da Copa Sul-Americana.

Paulistas colocarão time misto em campo

Escassez de recursos não tem sido um problema para o Palmeiras. Além disso, o time tem na próxima rodada do Campeonato Brasileiro o clássico contra o Corinthians. Será a primeira vez que os times se encontram depois que o alvinegro venceu a final do Campeonato Paulista.

Felipe Melo
Suspenso no Brasileirão, Felipe Melo joga na Copa do Brasil

A combinação desses fatores e também a possibilidade de realizar o segundo jogo em casa fez com que o técnico Roger Machado optasse por colocar um time misto para encarar o América-MG deixando claro que sua prioridade na semana é do derby paulistano.

Dos titulares, o único que tem presença assegurada é Felipe Melo. Mas apenas porque não tem condições de encarar o Corinthians. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória, por 3 a 1, contra o Atlético-PR, em Curitiba, pela quarta rodada do Brasileirão. Suspenso do clássico, não tem motivos para ser poupado.

Moisés
Machucado, Moisés vai ficar mais de um mês longe dos gramados

Outra baixa que o Palmeiras sofreu para o derby foi do meio-campista Moisés, que havia conquistado a vaga de titular mandando Lucas Lima para o banco de reservas. Uma lesão muscular deve tirar o atleta dos gramados por mais de um mês. Isso deve evitar que Roger corra o risco de perder outros atletas nesta quinta-feira colocando o maior número de reservas possível em campo.

Isso inclui o venezuelano Guerra, que em processo de recuperação de contusão poderia voltar a ganhar um lugar no time. Deve ganhar mais tempo para melhorar o condicionamento físico. Como Lucas Lima é opção para o caso de ele não receber o sinal verde do departamento médico, deve ficar ao cargo do jovem Hyoran ser o  principal de jogadas do Palmeiras em Belo Horizonte.