Os brasileiros não começaram a Pré-Libertadores – continuamos usando esse termo – de forma espetacular. O Internacional não teve um resultado ruim, mas o futebol jogado não foi dos mais incríveis. Já o Corinthians foi péssimo contra uma equipe fraca.
Então vamos partir para os tópicos logo.
Corinthians perde para o Guaraní (de novo)
Nem o Guarani de Campinas é tão pedra no sapato do Corinthians como o do Paraguai, impressionante. Com menos de 10 minutos de jogo o Timão perdia por 1 a 0 e tinha levado uma bola na trave. Detalhe: é o mesmo clube que eliminou o clube paulista na Libertadores de 2015 vencendo os dois jogos das oitavas.
O Corinthians até reagiu e teve suas chances, mas o jogo foi tecnicamente péssimo, com o Guarani não conseguindo emendar três passes seguidos o resto do jogo. Se conseguisse, o prejuízo poderia ter sido enorme. Até no final do jogo, Cantillo evitou uma clara oportunidade de gol dos mandantes.
E é isso que pode tranquilizar um pouco o torcedor, que agora aguarda roendo as unhas o jogo de quarta. Porque com Luan jogando mal de novo, Everaldo e Janderson não funcionando e um sistema defensivo mais exposto, há razões para se preocupar. Ainda bem que o Guaraní deve abdicar completamente do jogo em Itaquera. Espera-se uma linha de 5 atrás e quatro meio-campistas que não vão jogar como Sócrates em 82, pode ter certeza.
Mas também não adianta dormir porque se repetir 2015, a crise vai descer forte em Tiago Nunes e companhia e o prejuízo financeiro será enorme. Ou seja, o torcedor corinthiano pode ficar tranquilo porque o Corinthians ainda é favorito e o Guaraní é fraco, mas se for eliminado, meu amigo…
Internacional volta com resultado ok
Um empate fora de casa para conseguir o resultado em seu território é um bom placar normalmente. Mas como a Libertadores usa o gol fora de casa, um 0 a 0 fora na verdade não é lá essas coisas, porque um gol da Universidad de Chile no Beira-Rio dá a vantagem do empate para os visitantes.
O jogo foi mais quente fora do gramado, com mais protestos e quebra-quebra, do que dentro do campo. O Inter teve boas chances e poderia ter feito mais depois que o veterano Montillo foi expulso de forma imbecil.
O mais curioso desse jogo foi que a escalação de Eduardo Coudet com Lindoso, Musto, Patrick e Edenilson gerou uma discussão sobre jogar com 4 volantes x 4 meio-campistas com funções diferentes. Sou mais da turma que acredita em funções, mas também não há como negar que esses jogadores em específico não são criadores.
Enfim, não dá para pedir o futebol mais refinado no começo de fevereiro. O Internacional tem que passar de fase e jogar bem no Beira-Rio. O resto é discussão para sites como o nosso.
Confira os outros resultados da segunda fase da Pré-Libertadores
Universitario 1 x 1 Cerro Porteño
Cerro Largo 1 x 1 Palestino
Independiente Medellín 4 x 0 Deportivo Táchira
The Strongest 2 x 0 Atletico Tucumán
Macará 0 x 1 Tolima
Barcelona de Guayaquil x Sporting Cristal – será nesta quinta-feira