No seu pior momento, Corinthians vai encarar o forte Cruzeiro; quarta no Brasileirão

44
Romero Corinthians

A parada para a Copa do Mundo veio em boa hora para o Corinthians, que tinha perdido seu treinador, Fabio Carille, e dava claros sinais de queda técnica. Osmar Loss sobreviveu e teve tempo para treinar a equipe, mas no fim da parada ele recebeu um presentinho da diretoria: o elenco começou a ser dizimado.

O time perdeu o excelente zagueiro Balbuena, o lateral-esquerdo Sidcley, o volante Maycon e logo antes do clássico contra o São Paulo, o meia Rodriguinho, melhor jogador do time no ano.

E depois de vencer o Botafogo, em jogo no qual foi bombardeado em casa, o time levou uma sacolada do São Paulo, rival que era um freguês fiel nos últimos anos.

Ou seja, o momento não poderia ser pior. E o Cruzeiro chega em São Paulo para tirar sua casquinha.

Cruzeiro é o melhor do Brasil agora?

O Cruzeiro saiu atrás do marcador contra o América-MG e Atlético-PR, mas virou com dois excelentes segundos tempos. O uruguaio De Arrascaeta vive excelente fase, o meia Robinho deu duas assistências contra o Furacão e o atacante Hernan Barcos já fez o seu no novo time. Lá atrás Dedé conseguiu reerguer sua carreira depois de seguidas lesões no joelho.

A equipe mineira está em quarto no Brasileirão, a seis pontos do líder Flamengo, e irá enfrentar Santos e Flamengo na Copa do Brasil e Libertadores. Ou seja, o calendário vai forçar a equipe a deixar pelo menos uma competição de lado. Uma vitória na quarta-feira pode fazer essa escolha ser a Copa do Brasil, que o time já conquistou na temporada passada.

Com o Grêmio tendo problemas de inspiração, o Corinthians caindo pelas tabelas e o Palmeiras não mostrando o futebol que deveria, não é estranho alguém afirmar que o Cruzeiro, um pouco à frente do São Paulo, é o melhor time do Brasil.

Qual a cabeça do Corinthians?

Tão ruim quanto perder duas referências técnicas – Balbuena e Rodriguinho – é perder o aspecto mental. O time de Carille, além de taticamente mais inteligente, sempre parecia o mais preparado psicologicamente, pronto para matar o jogo a qualquer momento mesmo sofrendo um bombardeio rival.

Com Osmar Loss isso não parece se aplicar e todo mundo está ciente que o Corinthians que entra em campo foi desmanchado nas últimas semanas.

Clayson e Jadson voltam ao time para tentar fazer o torcedor lembrar minimamente de 2017, mas mesmo jogando em Itaquera, o Cruzeiro é favorito para vencer.

Flamengo quer afastar São Paulo

Flamengo comemora
O Flamengo não pode bobear porque o São Paulo está só um ponto atrás na classificação

O Flamengo tem uma sombra e ela se chama São Paulo. Depois do duelo direto que o tricolor paulista ganhou no Maracanã, a diferença caiu para um ponto e o time do Morumbi está jogando melhor.

Por isso o Flamengo precisa continuar remando e vai encarar o Santos nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pensando em três pontos. A equipe paulista demitiu Jair Ventura após o empate por 0 a 0 no placar e fez certo: o Santos parecia entrar em campo sem ter treinado por dois meses e depois de comer uma feijoada.

Com Serginho Chulapa de interino, pode esperar que a motivação esteja lá em cima, mas o time pode entrar pilhado e o Flamengo assim aproveitar. O problema é que o rubro-negro ainda é uma equipe inconstante e nunca dá para saber o que veremos em campo. Com Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Diego, o Flamengo tem a obrigação de dominar o meio-campo, justamente o setor mais fraco do Santos.

E o Palmeiras?

O Palmeiras conseguiu vencer o Atlético-MG em um jogo que teve duas vantagens no placar e acabou marcando o gol da vitória aos 48 min do segundo tempo. Não seria demais pensar que se o time não vencesse, Roger Machado iria jogar dominó com Jair Ventura em uma praça de São Paulo.

Contra o Fluminense, a equipe mais uma vez tem a obrigação de se impor. O Flu teve uma boa vitória contra o Sport no Recife, com dois gols do promissor atacante Pedro. Mas é claro que a superioridade dos paulistas precisa ser exibida em campo. Com Roger entregando a bola para o rival no momento que seu time faz 1 a 0, fica difícil.