O Campeonato Brasileiro está mudando e já falamos isso. Aquela coisa de “ah, todo ano começa e tem 10 favoritos” é coisa do passado. Hoje Flamengo, Palmeiras e Corinthians têm claras vantagens por causa de seus faturamentos e temos alguns intrusos por bons trabalhos de treinadores e garimpagem de talento.
Mas ainda assim há mais equilíbrio e um clima de gangorra que nos outros principais campeonatos do mundo. E isso é verdade quando falamos do meio para baixo: do 11° que é o Vasco, para baixo, todos brigam para não cair.
Você acha exagerado? Vamos aos tópicos então.
Ainda não confio no Vasco
O trabalho de Vanderlei Luxemburgo é bom, o que é um ponto positivo mas ao mesmo tempo muito triste. Tanto Luxa quanto o Vasco estão nessa nova realidade que um futebol na média e a 11ª posição é algo a ser visto de forma alegre.
Enfim, eu ainda não acho que eles estão livres de perigo e acho que os torcedores do Vasco vão concordar comigo. Luxemburgo disse agora que até almeja Libertadores. Nem precisa comentar.
A partir daí está tudo aberto. O Atlético-MG caiu na confusão, assim como o Botafogo, e vão ter que nadar para sair dela. A sorte é que dois times já estão encaminhados: Chapecoense e Avaí. O CSA, que pensava estar condenado, reagiu quando devia e Argel merece aplausos por isso.
O Fluminense estava começando a tirar sua cabeça da água, com cinco jogos sem derrota e o elenco parecendo reagir. Mas a virada ontem do Athlético em casa foi brutal, ainda mais porque o rival no domingo é o Flamengo. Uma derrota no clássico pode ser realmente pesada para a moral.
A vitória do Tricolor no Fla-Flu paga 5,5 para 1 na Betfair. Do Flamengo paga 1,5. Isso mostra a disparidade hoje.
Esquentando…
Ceará e Fortaleza estão em 16° e 15° respectivamente. Os dois pegaram osso duro neste meio de semana – Santos e Flamengo -, abriram o placar e levaram a virada. Falando de times apenas, não de elenco, eles estão um pouco abaixo do Fluminense e abaixo do Cruzeiro, mas não é só isso que importa no Brasileirão.
O CSA está em trajetória mais ascendente, com duas vitórias e um empate nas últimas cinco partidas. O Ceará só venceu uma nas últimas 5 e o Fortaleza vem de duas derrotas seguidas. Os times do Nordeste são os que mais se beneficiam da draga do Cruzeiro, por isso a vitória contra o São Paulo preocupa. Falamos mais sobre o Cruzeiro na quinta.
Todos eles vão torcer para o Corinthians neste domingo e na rodada #28 teremos um duelo imperdível: Cruzeiro x Fortaleza, Rogerio Ceni contra seus velhos e pouco conhecidos.
Já podemos decretar
Viradas gigantes na zona de rebaixamento são raras, com o Fluminense de Cuca em 2009 sendo a mais absurda. O Avaí está nove pontos atrás do Ceará, acabou de perder seu treinador e tem um mando de campo que não está trazendo pontos. Ontem contra o Inter a derrota foi por dois e podia ter sido mais, muito porque teve uma expulsão logo no começo da partida.
A Chape também mostra brio, mas o time é limitado. A conta é nove vitórias e um empate em 12 rodadas. Por mais que a tabela não seja complicada, com muitos duelos com times na mesma zona da confusão, é quase impossível chegar a 28 pontos nesse restante de competição. Os dois vão jogar a Série B em 2020.