A rodada #26 do Brasileirão mais uma vez vai deixar o meio de semana dos fãs de futebol bem cheia. Na próxima quarta não teremos isso, já que é dia de Libertadores e a segunda batalha entre Flamengo e Grêmio.
Então vamos aproveitar. E esta quarta e quinta será mais um roedor de unhas para times que estão lá embaixo do que briga por pontos dos times de cima.
Explicamos.
Cruzeiro, CSA, Fortaleza e até Atlético-MG que se cuidem
Se lá em cima o campeonato parece muito, mas muito próximo de se decidir, lá embaixo cada rodada que passa só parece chamar mais gente para a confusão.
O Atlético-MG parecia tranquila e até esperto para lutar por uma vaguinha na Libertadores, mas depois de um empate contra o Palmeiras fora, o time perdeu para o Flamengo, levou uma goleada do Grêmio e caiu na crise. Rodrigo Santana foi demitido e Vagner Mancini chegou, o que não deixou ninguém mais tranquilo em BH.
Com 31 pontos, o time ainda está tranquilo. Só que os seis pontos de vantagem podem se tornar menos já hoje, porque o rival é justamente o CSA, primeiro na zona de rebaixamento com 25 pontos. A partida é em Alagoas.
Para a Betfair o Atlético é favorito, pagando 2,15 para 1. Mas Argel vai querer continuar subindo pouco a pouco. E contra um rival que está mal é preciso pensar em três pontos.
Continuando nos times lá de baixo, Fortaleza e Cruzeiro, 15° e 18° respectivamente não terão vida fácil. O time cearense pega logo o Flamengo, mas há razões para se iludir. A primeira delas é o Castelão lotado.
A segunda são os desfalques do Flamengo: além de Filipe Luis e De Arrascaeta, Rafinha também não joga e Bruno Henrique e Everton Ribeiro estão suspensos. Pelo menos Rodrigo Caio e Gabriel voltam, mas a viagem foi longa.
Na Betfair o Flamengo é claro favorito, pagando 1,7 para 1. Mas o Fortaleza vai querer aproveitar todos esses desfalques para tentar lucrar algo para cima do líder incontestável do Brasileirão.
E, finalmente, o Cruzeiro em crise pega o São Paulo em nova lua de mel com seu treinador, Fernando Diniz. Com certeza é um dos jogos mais fascinantes, já que uma derrota, independente do lado, terá grande peso para ambos. Se os mineiros perderem, a tabela não deve mudar tanto, já que o Ceará pega o Santos na Vila. Mas o ânimo vai afundar ainda mais.
Vasco, Botafogo e Fluminense
Nas previsões deste ano eu coloquei que um dos três times gigantes do Rio cairia. Quando parecia que o mar estaria Leblon, eis que o Botafogo entra em parafuso e cai pela tabela.
O rival desta quarta-feira será logo o Vasco em um duelo muito complicado. O Bota tem 30 pontos e nos últimos sete jogos só venceu um, perdeu cinco e empatou outro. Eduardo Barroca caiu e Alberto Valentim chegou.
Enquanto isso o Vasco segue na sua caminhada instável mas somando pontinhos com Vanderlei Luxemburgo. O mau desempenho em São Januário foi um pouco afastado com a vitória contra o Fortaleza no domingo. Mas para solidificar seu mando e buscar qualquer coisa, é preciso vencer os rivais diretos e o Botafogo agora está nessa lista.
Até porque se rolar vitórias de Cruzeiro e CSA, que não são improváveis, o perdedor do clássico carioca vai sentir todo o calor do inferno do Z4. O Vasco é favorito para a Betfair, pagando 1,65 para 1. Vitória do Bota paga 5 para 1.
O Fluminense já sentiu esse calor e quase se queimou. Mas curiosamente após a tempestade que gerou a demissão de Osvaldo de Oliveira, as coisas acalmaram. O time não perde há cinco jogos, incluindo o empate com o Santos que teve todo o furdúncio com Ganso e a torcida.
Mas talvez o maior desafio seja nesta quinta, pegando o Athlético em casa. A Betfair coloca o Tricolor como favorito pagando 2,25 para 1. A vitória paranaense paga 3 para 1.