Preparação para a Eurocopa 2020: Tudo o que você precisa saber

Cristiano Ronaldo

A data FIFA de outubro chegou ao fim, e com ela mais alguns dos jogos eliminatórios para a Eurocopa 2020, dos quais falamos alguns dias atrás.

Neste especial, por outro lado, não vamos focar apenas nas Eliminatórias, mas sim fazer um verdadeiro “esquenta” para a maior competição de seleções nacionais depois da Copa do Mundo, incluindo aí sedes, formato de disputa e regras, histórico, favoritos e também as odds para o futuro!

Breve histórico

A Eurocopa viu sua primeira edição em 1960, ou seja, só 30 anos depois de surgir a Copa do Mundo. Em suas 15 edições, 10 países já se sagraram campeões, o que deixa claro o nível equilibrado entre os europeus ao longo dos anos e ainda hoje em dia.

Entre os campeões, temos os sempre tradicionais França, Itália, Alemanha e Espanha, além de países mais improváveis, como Portugal, Dinamarca e Grécia. Alemães e espanhóis, aliás, são os maiores campeões, com três troféus cada (no caso da Alemanha, dois enquanto Alemanha Ocidental e um com o país já reunificado).

Portugal é o atual campeão depois de bater a França (que viria a ser campeã do mundo apenas dois anos depois) na prorrogação, com gol de Eder. Defensores do título, aliás, os portugueses estão sofrendo um pouco para se garantir na próxima competição, como falaremos um pouco melhor daqui a pouco.

Onde vai acontecer a Euro 2020

Wembley, maior estádio do torneio e um dos maiores da Europa, vai sediar todos os jogos de semifinal e também a grande final da Euro 2020

Essa é provavelmente a novidade mais empolgante (ao lado da inserção do VAR) da Euro 2020. Ao contrário das 15 edições anteriores da competição, que sempre aconteceram em um ou dois países apenas (esta última opção no caso das edições 2000, 2008 e 2012, especificamente), A Eurocopa 2020 vai acontecer em nada menos que 12 países distintos dentro da Europa, cada um entrando com uma única cidade-sede.

Eis a lista de países, cidades e estádios que servirão como sede para a competição, que começa no dia 12 de junho e termina exatamente um mês depois, 12 de julho.

País Cidade Estádio
Alemanha Munique Allianz Arena
Azerbaijão Baku Olympic Stadium
Dinamarca Copenhague Parken Stadium
Escócia Glasgow Hampden Park
Espanha Bilbao San Mamés
Hungria Budapeste Puskás Aréna
Inglaterra Londres Wembley
Irlanda Dublin Aviva Stadium
Itália Roma Estádio Olímpico
Países Baixos Amsterdam Johan Cruyff Arena
Romênia Bucareste Arena Națională
Rússia São Petersburgo Estádio Krestovsky

Formato e regras

Harry Kane Inglaterra
Harry Kane ainda não conseguiu garantir a Inglaterra na Eurocopa, mas a vaga está bem próxima

Assim como na edição de 2016, a Eurocopa 2020 vai contar 24 times competindo em seis grupos de quatro seleções cada. Os dois melhores colocados de cada grupo ganham acesso direto à fase de mata-mata, enquanto que os seis melhores terceiros colocados dos grupos também avançam.

A partir da segunda fase, que começa nas oitavas de final, os jogos serão eliminatórios simples, em jogo único, com os melhores classificados pegando os piores (ou seja, primeiro contra terceiro ou segundo, sempre), e dois times que estavam no mesmo grupo na primeira fase também não podem se enfrentar.

O mata-mata segue de maneira normal, passando por quartas e semis, até chegar na grande final. No caso da Euro 2020, já está decidido que tanto os dois jogos de semifinal quanto a finalíssima serão todos disputados em Wembley, na Inglaterra, maior estádio entre os escolhidos para sediar jogos da competição. Assim como acontece desde 1986, a Eurocopa não tem jogo para disputa de terceiro lugar como na Copa do Mundo, vale lembrar.

Uma coisa importante de se ressaltar é que, pela primeira vez na história da competição, o VAR vai ser utilizado. É bom lembrar que o árbitro de vídeo auxiliar na hora de confirmar gols, validar ou anular lances que possam ter acontecido em situação de falta ou impedimento e, ainda, ajudar o juiz de campo a aplicar cartão vermelho (só em caso de expulsão direta, e não com dois amarelos).

As regras de desempate depois do tempo normal no mata-mata também são as mesmas da Copa do Mundo: prorrogação de dois tempos de 15 minutos cada e, persistindo o empate, disputa de pênaltis (alternados, e não mais aquela insanidade aplicada em alguns campeonatos europeus uns anos atrás com sequências de cada time envolvido).

 Como serão decididas as vagas

A França, atual campeã do mundo, ainda não se garantiu pelas Eliminatórias, e pode ter que precisar da vaga via play-off da Liga das Nações

55 times estão se digladiando desde março pelas 20 vagas diretas através das Eliminatórias, sendo que as outras quatro vagas serão decididas através da ainda jovem Liga das Nações da UEFA, competição criada e jogada pela primeira vez na temporada 2018-19 (especificamente, em junho de 2019).

O intuito é usar a Liga das Nações como uma forma de repescagem para completar as quatro vagas restantes – já que, matematicamente falando, é impossível selecionar 24 times dentro de 55 competidores de maneira igualitária numa competição de pontos corridos.

Depois que os 20 melhores classificados da fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa forem decididos, as últimas quatro vagas vão ser disputadas em forma de play-off entre os melhores times da Liga das Nações (que ainda não estejam classificados via Eliminatórias, é claro).

O sistema dessa competição é um pouco confuso para quem não está acostumado, mas vamos tentar colocar de maneira simples: quatro ligas, nomeadas A, B, C e D, contendo os 55 países associados à UEFA, vão servir de grupo para as seleções, que só jogam umas contra as outras dentro de suas respectivas ligas.

Os participantes de cada uma são determinados pelo coeficiente de ranking da UEFA, com as seleções mais bem colocadas começando no grupo A e descendo sucessivamente. O interessante é que existe promoção e rebaixamento dentro de cada liga (menos para o campeão da Liga A e o último colocado da Liga D, que permanecem onde estão por não terem para onde subir ou descer, respectivamente).

Assim como da Euro, o atual campeão da Liga das Nações é Portugal, o que já garante uma participação dos nossos amigos lusitanos nos play-offs caso não consigam a vaga pelas eliminatórias. Serve também como exemplo para ilustrar como os times pega vaga de play-off na Liga: caso Portugal se classifique direto pelas Eliminatórias, a vaga de play-off para o segundo melhor time da mesma liga (no caso, a A), e o mesmo vale para todas as outras (B, C e D). Esses quatro melhores times que ainda não estiverem classificados via Eliminatórias pegam as quatro vagas finais.

 Olhando para frente: as odds da Eurocopa 2020

Os italianos fizeram campanha irrepreensível nas Eliminatórias e já estão garantidos como primeiros do seu grupo

A disputa da Eurocopa 2020 ainda está um tanto distante, mas isso não quer dizer que você não possa preparar seus palpites matadores e bem planejados para usar em Betfair, não é mesmo?

Começando pelos quatro países que, desde hoje (15), estão oficial e irreversivelmente classificados para a Eurocopa 2020: Bélgica, Itália, Rússia, Polônia, Ucrânia e Espanha. Destes seis que citamos, os italianos e os ucranianos já se garantiram como primeiro de seus grupos das Eliminatórias, enquanto que os outros serão ou primeiros ou segundos, necessariamente.

Entre os países já garantidos, nenhum está melhor cotado para ganhar do que a Bélgica, terceiro em Betfair. As odds a favor dos belgas são de 7 para 1. Duas posições vem a Espanha, com 8,5 para 1.

A Itália dispensa apresentações quanto à tradição do país no futebol, e tem ido bem também nas Eliminatórias – tanto que se classificou em primeiro, sem chance de cair. Os italianos aparecem na oitava posição entre os favoritos para levar o caneco da Eurocopa, com odds a 17 para 1.

Já a Ucrânia, uma das maiores surpresas da Eliminatória depois de ter batido Portugal por 2×1 no último jogo (a partida do gol #700 de Cristiano Ronaldo, aliás), aparece numa respeitável 12ª posição entre os favoritos, com odds a excelentes 67 para 1. Rússia e Polônia, por sua vez, estão empatados nas odds com a Ucrânia.

Mesmo sem se garantir oficialmente na competição ainda, a atual campeã mundial França é a líder no ranking de Betfair, com odds a 4,5 para 1. A Inglaterra vem logo atrás, com 5,5 para 1. Alemanha (8 para 1), Holanda (9 para 1) e Portugal (13 para 1) completam o Top-8.

Comentários do Facebook