Tivemos Choque-Rei nesta quarta-feira (30) e vimos o Palmeiras não tomar conhecimento do São Paulo. Enquanto isso, em Alagoas, o Corinthians perdeu para o CSA e se afundou na crise. Vamos falar sobre esses dois jogos, sobre a virada do Grêmio sobre o Vasco e muito mais que rolou (e vai rolar) na rodada de futebol do Campeonato Brasileiro.
Palmeiras ainda sonha com o título
O Flamengo entra em campo logo mais contra o Goiás no Serra Dourada (odds em Betfair de 1,46 para 1 a favor do Rubro-Negro) e, enquanto isso não acontece, vê o Palmeiras tirar três pontos da distância para si.
O Alviverde paulista recebeu o rival São Paulo no Allianz Parque para o grande clássico da rodada, e não decepcionou seu torcedor. Fazendo um jogo cirúrgico, o time da casa teve menos posse de bola e trocou menos passes, mas finalizou muito mais a gol – e com grande eficiência: dos oito tentos, três entraram.
Bruno Henrique fez o primeiro e Felipe Melo ampliou, ainda no primeiro tempo. Destaque para Dudu, que participou de ambas as jogadas e ainda perderia um gol feito logo antes do intervalo. Na segunda etapa, o Palmeiras continuou dominando as ações no meio campo e colocando o São Paulo na roda – cujo sistema não funcionou nem de longe como nos últimos jogos. O Verdão prosseguiu com o domínio das ações e, mesmo com menos posse de bola, marcou o terceiro com Gustavo Scarpa no começo do segundo tempo a liquidou a fatura.
Com o resultado, o Palmeiras vai a 60 pontos e fica a sete do líder Flamengo. O São Paulo estaciona nos 49 e vê o Grêmio se aproximando pela retrovisor.
Corinthians chafurda na má fase e Carille balança
Para surpresa de poucos, o CT do Corinthians amanheceu com pichações nos muros depois de o time chegar ao sétimo jogo consecutivo sem vitória. A mais recente derrota veio nesta terça, quando o time visitou o CSA em Maceió e voltou para casa com um 2×1 contra.
Jogando sem criatividade, o Timão viu os anfitriões abrirem o placar com o experiente Apodi. Numa jogada individual, Pedrinho (cria do CSA) empatou para o Corinthians, num momento especial para o jogador, mas que não se sustentou: no segundo tempo, já na reta final, Ricardo Bueno voltou a colocar as alagoanos na frente.
As alterações de Fábio Carille surtiram zero efeito e, mesmo com o Corinthians pressionando até os acréscimos, a derrota foi inevitável. O resultado joga o Timão para a sétima posição, já fora até da Pré-Libertadores. O técnico está ameaçado, a torcida está impaciente e o Corinthians vive possivelmente seu pior momento no campeonato.
Visitantes mandando bem
Em São Januário, o Vasco saiu na frente do Grêmio com gol de Fredy Guarín logo aos 8 minutos de jogo, mas a alegria do torcedor vascaíno durou pouco. Pepê empatou para o Grêmio ainda no primeiro tempo e, na volta do intervalo, a estratégia de Renato Gaúcho se provou infinitamente superior à de Luxemburgo.
O Tricolor Gaúcho foi para cima dos donos da casa, tomou a iniciativa e, com mais posse de bola, não demorou a virar o jogo com Everton Cebolinha aos 8 minutos. Não muito depois, pênalti a favor do Grêmio e Luciano converteu, dando números finais. O Imortal rouba a posição do Corinthians e já é quinto, pressionando o São Paulo.
O Atlético-MG continua vivendo um calvário que parece não ter fim. O time recebeu a ameaçadíssima Chapecoense em Belo Horizonte com a chance de se recuperar no campeonato, mas foi surpreendido pela Chape, que venceu por 2×0. Henrique Almeida e Everaldo fizeram os gols do time catarinense, um em cada tempo. O Galo perdeu um pênalti, cobrado por Di Santo e defendido pelo goleiro Tiepo, e chegou até mesmo a balançar as redes com Igor Rabello, mas o VAR anulou o tento.
O resultado não muda muito a situação da Chapecoense, que ainda é vice-lanterna e segue 9 pontos atrás do primeiro time fora da zona da degola. Já o Atlético-MG amarga a segunda derrota consecutiva e fica perigosamente perto do Z4 – só cinco pontos acima.
Outros jogos
O Fortaleza segue em processo de recuperação e, fora de casa, venceu o lanterna Avaí por 3×1, sem sustos. O rival Ceará, por sua vez, derrotou o Fluminense e num duelo direto valendo fuga do rebaixamento e jogou a pressão para o Cruzeiro, que joga logo mais contra o Botafogo. As odds em Betfair são de 3 para 1 se der Fogão e 2,4 para 1 se der Raposa.
Dois jogos na parte de cima da tabela completam a rodada: O Santos recebe o Bahia na Vila Belmiro, sonhando ainda em alcançar os líderes – odds de 1,55 para 1 a favor do Peixe – enquanto que, em Porto Alegre, o Internacional recebe o Athletico-PR valendo vaga na Libertadores. O Colorado é sexto e pode subir para quinto, enquanto que o Furacão pode roubar a sexta posição justamente do Inter se ganhar. Em Betfair, as odds são de 2 para 1 se os anfitriões ganharem e 3,75 para 1 se os visitantes se derem melhor.