Temos uma rodadinha de meio de semana do Campeonato Brasileiro depois da Copa Libertadores ter assumido a quarta da semana passada. E se lá no topo tudo parece decidido, agora temos que olhar por emoção em outros lugares.
Ontem já falei sobre o necessário para classificar para a Libertadores. E hoje temos dois confrontos que podem esquentar a disputa, seja derrubando uma equipe que quer a vaga direta ou então trazendo mais um para a bagunça. Vamos aos tópicos que tudo ficará claro.
Palmeiras x São Paulo com significado
O Palmeiras de Mano Menezes quer se agarrar à última esperança de conquista do campeonato. Já o São Paulo quer provar que as duas últimas vitórias e a melhora com Fernando Diniz não são mentira. Só isso já seria bom para o Choque-Rei.
Mas ainda tem um fator importante. O Tricolor, mais do que qualquer outro time, sabe a importância de uma vaga direta para a Libertadores. Afinal foi eliminado pelo Talleres da Argentina em 2019.
O time atualmente está em quarto, com 49 pontos. O Internacional, agora com Zé Ricardo, teve uma vitória importante na Bahia e chegou a 45, mesmos pontos do Corinthians. E o Grêmio, com 44, assusta, claro.
Daniel Alves e Luan voltam e o Tricolor estará completo, mesma coisa do Palmeiras, que não está inspirando confiança de sua torcida e venceu o Avaí, lanterna, com um pênalti que até agora ninguém sabe se foi.
Mesmo assim o atual campeão brasileiro é o claro favorito, pagando 1,8 para 1 na Betfair. A vitória do São Paulo paga 4,5 para 1.
Vasco x Grêmio que pode ser emocionante
Quando Vanderlei Luxemburgo falou que agora pensava em vaga na Libertadores, eu devo admitir que ri. A sequência de três vitórias seguidas acabou no Ceará com um empate, mas o time está invicto há cinco jogos e se tem uma partida para mostrar que realmente pode pensar em Libertadores, é a desta quarta.
O rival não é mole não. Mas o Grêmio, com 44 pontos, é o sétimo neste momento, seis à frente do Vasco com 38. Uma vitória dos cruz-maltinos derruba a diferença para três. E os times entre os dois tem suas particularidades. O Athlético pode passar o Grêmio, já que tem 42, mas pega o Inter. E o Furacão já tem vaga. Goiás e Bahia pegam Flamengo e Santos, respectivamente.
Então este jogo é fundamental para Luxa cravar mesmo sua declaração ou simplesmente se preocupar em chegar a 45 logo e não passar riscos. Mas algo muito curioso: vamos imaginar que o Vasco vença e siga na briga. Será que os torcedores vão ficar menos putos se o Flamengo vencer a Libertadores, sabendo que rolará mais uma vaguinha pelo Brasileirão?
O Vasco é ligeiramente favorito em São Januário, pagando 2,6 para 1 na Betfair. Já o Grêmio, que voltará para o Rio depois do você sabe o que, paga 2,8. Se o Tricolor gaúcho vencer, São Paulo, Inter e Corinthians que se segurem.
Mais jogos importantes
Botafogo e Cruzeiro pode ser divertidíssimo porque a diferença de um para oi outro é de apenas quatro pontos e os cariocas começam a sentir a pressão da zona do rebaixamento. Uma derrota em casa começa mais uma dor de cabeça.
Já o Inter, depois de bela vitória em Salvador, precisa seguir na escalada e pode aproveitar uma possível derrota do São Paulo no clássico. A vaga direta para a Libertadores pelo segundo ano seguido seria muito bem-vinda. O Athlético, mesmo não disputando nada, quer ser a pedra no sapato da galera ainda.
Por fim, o líder Flamengo vai até Goiânia pegar o Goiás. O Flamengo não terá Diego Alves, que sofreu uma entorse no joelho. E mais uma vez paira a dúvida? Será que não é melhor começar a poupar a galera pelo menos um pouquinho? Já não tiveram sustos suficientes?