Candidatos ao título, Cruzeiro e Grêmio abrem o Brasileirão 2018

135
Cruzeiro x Grêmio
Sem poder contar com o atual campeão, abertura do Brasileirão 2018 tem dois candidatos ao título

De um lado do ringue, o campeão da Copa do Brasil do ano passado e do Campeonato Mineiro 2018. Do outro, o ganhador da versão 2017 da Copa Libertadores da América e da temporada atual do Campeonato Gaúcho. A partir das 16h (horário de Brasília), Cruzeiro e Grêmio vão dar a largada do Brasileirão 2018.

Nas principais ligas do mundo, geralmente essa honra é concedida ao campeão do torneio. No Brasil, contudo, a emissora que detém os direitos de transmissão não permite isso. Como não gosta de alterar sua grade de programação, a Rede Globo determinou que o Corinthians, atual detentor do título nacional, jogue no domingo, 15 de abril, contra o Fluminense, em seu horário nobre de futebol

Cruzeiro x Grêmio
Sem poder contar com o atual campeão, abertura do Brasileirão 2018 tem dois candidatos ao título

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao menos conseguiu fazer uma boa limonada com o obstáculo que lhe foi apresentado e decidiu por abrir a 16ª edição do torneio desde que o sistema de pontos corridos foi implantado com dois times que podem ser candidatos ao título. O duelo que realizaram no Mineirão, mesmo palco da partida deste sábado, pelo Brasileirão 2018, foi provavelmente o melhor jogo em nível técnico da competição terminando empatado em 3 a 3.

Cruzeiro sofre mudanças, mas mantém a base

Desde então, o Cruzeiro sofreu algumas mudanças importantes no elenco. A perda mais importante foi do lateral-esquerdo Diego Barbosa, que preferiu aceitar uma proposta financeira mais atraente do Palmeiras a renovar seu contrato. Mas também ganhou reforços. O principal deles, no entanto, não estará em campo neste sábado e talvez sequer dispute o Campeonato Brasileiro. O atacante Fred, que foi tirado do rival Atlético-MG, sofreu uma grave lesão na disputa do Campeonato Mineiro e a previsão de retorno é apenas para o final da temporada. Isso se a recuperação correr dentro do esperado.

Quinto colocado na edição 2017 do Brasileirão, o Cruzeiro mostra um padrão de jogo definido. Fruto da manutenção do técnico Mano Menezes no comando. Foi assim que fez uma campanha quase impecável na fase de classificação do Campeonato Mineiro. Chegou sem maiores problemas à decisão. Mas levou um susto ao levar 3 a 1 do Atlético-MG. Na segunda partida, mostrou que tem condições de superar aquele que vinha sendo seu maior problema: mostrar um futebol mais ousado e ofensivo quando precisa produzir o resultado. Ganhou a decisão por 2 a 0 revertendo a desvantagem.

Cruzeiro x Grêmio
Thiago Neves desprezou propostas para sair e segue como mais importante homem de criação do Cruzeiro

Para a partida de estreia o time deve atuar com Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sóbis.

Grêmio deu volta por cima em grande estilo

Convicções não faltam ao técnico gremista Renato Gaúcho. No ano passado, ele bancou que seria impossível conquistar os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América ao mesmo tempo. Por isso, escalou reservas em alguns jogos que foram chave para evitar que o Grêmio pudesse ter chances de briga pelo título nacional. O tricolor se conformou com o quarto posto. Mas levou para sua galeria de troféus a taça da competição continental.

Cruzeiro x Grêmio
Everton é opção para aumentar velocidade no ataque

No começo da temporada 2018, o treinador novamente bancou uma preparação diferenciada. Depois de começar a trabalhar mais tarde por ter participado da Copa do Mundo de Clubes da Fifa ficando com o vice-campeonato, viu os reservas do Grêmio ficarem nas últimas posições do Campeonato Gaúcho e o clube ameaçado de rebaixamento. Manteve sua estratégia, conseguiu a reação e a classificação para as quartas de final nas últimas rodadas. Eliminou logo de cara o arquirrival internacional e acabou com o jejum de quase uma década sem títulos estaduais diante do Brasil de Pelotas na decisão.

Diretoria garante Arthur até o final do ano

Isso faz dele o todo-poderoso do clube. Especialmente depois de recusar uma proposta para dirigir o Flamengo. Para este ano, pode até mesmo pensar em brigar tanto pela Libertadores quanto pelo Brasileirão. Isso porque recebeu garantias da diretoria de que o time não terá baixas com vendas de atletas. Pelo contrário, deve ganhar reforços em breve.

Isso ficou claro na transação do meio-campista Arthur com o Barcelona. O Grêmio até topou vendê-lo para o clube espanhol, mas garantiu sua permanência até o final da temporada 2018. Não há sinal mais claro em relação às ambições do tricolor.

Para encarar o Cruzeiro, a escalação provável é Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Everton; Jael e André. Contundido, Luan acabou sendo um desfalque de última hora, o que pode acelerar a estreia de André, ex-Sport.