
Dos oito jogos de 16 avos de final da Copa do Brasil, quarto aconteceram entre quarta (29) e quinta (30) para definir os times que avançam para a fase oitavas de final. Os outros quatro duelos acontecem ente terça e quinta da semana que vem.
O Palmeiras não teve dificuldade em deixar o Sampaio Correia pelo caminho, bem como o Internacional, que despachou o Paysandu. O Grêmio fez um primeiro jogo com emoção contra o Juventude, mas se recuperou bem no jogo de volta. E o São Paulo…bom, vamos falar sobre tudo isso em detalhes a seguir, beleza?
Palmeiras mais sossegado que terceiro goleiro
Vamos combinar que o sorteio de mata-mata com os times grandes foi bem generoso com o Palmeiras que teve pela frente o Sampaio Corrêa – com todo respeito ao tradicional time maranhense.
O Verdão fez apenas sua obrigação em São Luiz e, com um time recheado de reservas, venceu a ida por 1×0. O jogo de volta foi nesta quinta-feira, no Allianz Parque, e acabou num 2×0 sossegado, com gols de Mayke e Zé Rafael. Palmeiras nas oitavas sem complicação.
Internacional volta do Pará com a vaga
Quem também não pode reclamar muito da sorte quando o assunto é sorteio é o Internacional, que pegou o Paysandu na sua estreia pela Copa do Brasil 2019. Sabendo que teria que decidir em Belém do Pará, o Inter fez a lição de casa direitinho venceu por 3×1 no Beira-Rio na semana passada.
Vivendo grande fase, o peruano Paolo Guerreiro, que já havia marcado duas vezes em Porto Alegre, deixou o seu também no Estádio Mangueirão e ajudou o Colorado a segurar o placar. Atualmente na Série C, o Paysandu teve um jogador expulso e, mesmo jogando dentro de casa, simplesmente não conseguiu competir com a qualidade de elenco dos gaúchos.
Grêmio quase se complica, mas resolve na volta

Assim como o Palmeiras, o Grêmio também pegou um time da terceira divisão na sua primeira fase de Copa do Brasil. A diferença é que o adversário é um velho rival estadual, o Juventude, e o Tricolor Gaúcho quase se complicou no jogo de ida, quando ficou num 0x0 perigoso no Alfredo Jaconi.
A fase do Imortal deu uma melhorada considerável na última rodada do Brasileirão, e isso se refletiu também no jogo desta quarta-feira na Arena do Grêmio. Os donos da casa tomaram a iniciativa, mesmo com o Juventude tendo mais posse de bola e trocando mais passos, foram infinitamente mais efetivos na frente do gol. Dois gols de Felipe Vizeu e um do interminável Diego Tardelli colocaram o time de Renato Gaúcho na próxima fase sem sustos.
Mais um ano de decepções do São Paulo
Torcer para o São Paulo se tornou uma tarefa árdua nos últimos anos, e nesta temporada o calvário do Tricolor Paulista parece que se repete. Depois de começar o ano sendo eliminado ainda na fase pré-Libertadores, os sonhos do clube de conquistar o último grande título que falta em sua sala de troféus vão ficar, mais uma vez, para o ano que vem.
É necessário dar os devidos créditos ao Bahia, adversário do São Paulo e time que vive uma fase espetacular na Série A do Brasileirão, além de ter eliminado bastante gente nas fases anteriores da Copa do Brasil para chegar onde chegou. Ainda assim, o gosto amargo que fica na boca do torcedor são-paulino é o do fracasso, mais uma vez.
A grande falha do Tricolor Paulista foi ter perdido dentro do Morumbi, na frente de quase 20 mil torcedores, que viram o Bahia marcar 1×0 com Élber e ser muito efetivo nos contra-ataques, mesmo sem ter mais posse de bola.
O jogo da volta na Arena Fonte Nova, por sua vez, viu mais uma vitória do Tricolor Baiano por 1×0, dessa vez com gol de Ernando. Cuca tentou escalar um time mais ousado, tirando Pato e começando com Helinho (que foi bem até) e botando Hernanes (esse nada bem) no meio – lembrando que Antony resolveu atender à convocação da Seleção Olímpica. Não deu resultado.
O Bahia jogou melhor, não deixou o São Paulo criar nada e fez seu segundo gol no agregado no começo do segundo tempo. Os paulistas levavam perigo eventualmente, mas não o suficiente para marcar e acabaram eliminados, mais uma vez. De brinde, Arboleda acabou expulso num lance revisado por VAR.
Resultado: Bahia nas oitavas e São Paulo disputando apenas o Brasileirão pelo resto da temporada.