Com 10 novatos e mudanças no regulamento, Copa do Brasil dá a largada na temporada nacional do futebol em 2018

48

Com modificações no regulamento e premiação aumentada, a Copa do Brasil será responsável por abrir o calendário nacional do futebol em 2018. Enquanto o Brasileirão só terá sua primeira rodada em abril, o torneio mata-mata realizará sua primeira fase ainda durante a disputa dos campeonatos estaduais no final de janeiro.

Nesse primeiro estágio, 80 dos 91 clubes que vão participar da versão 2018 da Copa do Brasil entrarão em campo para definir, em jogo único, quem sobrevive para a segunda fase. Aproximadamente 10% dos disputantes são novatos. Manaus (AM), Ferroviário (CE), Floresta (CE), Atlético Itapemirim (ES), Uberlândia (MG), Corumbaense (MS), Novoperário (MS), Aimoré (RS), Tubarão (SC) e Internacional de Limeira (SP) farão sua estreia no torneio.

11 times começam apenas nas oitavas de final

Os quarenta classificados da primeira fase vão se enfrentar mais uma vez em jogo único na etapa dois. O sistema de partidas de ida e volta só passa a ser utilizado a partir do estágio três, onde 20 times restantes estarão envolvidos.

Legenda: Sorteio que definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil

Source: CBF

A quarta etapa terá dez clubes e indicará cinco deles para se juntarem aos 11 pré-classificados para a disputa das oitavas de final. Por terem assegurado vaga na Copa Libertadores da América, estão nesse grupo Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense, além de campeões regionais como Bahia (Copa do Nordeste); Luverdense (Copa Verde) e também o América-MG (campeão da Série B). Eles vão se enfrentando em duas partidas até que o campeão seja conhecido.

Gol qualificado é extinto do torneio

Entre as modificações feitas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no regulamento da Copa do Brasil para 2018, a maior é certamente em relação ao gol qualificado, ou mais popularmente o gol marcado fora de casa. Ele não mais servirá como critério de desempate.

Outra mudança pedida pelos clubes e aceita pela entidade foi o aumento do prazo para inscrições. Novos jogadores podem ser contratatos e relacionados para jogar até 30 de julho, antes das quartas de final. Em 2017, esse período foi finalizado antes das oitavas de final.

Todos os estados têm representantes na competição

A competição tem clubes de 66 cidades e representantes de todos os 27 estados da Federação. Com 25 equipes cada, as regiões Nordeste e Sudeste lideram em número de participantes. A região Sul tem 18 times. O Centro-Oeste conta com 12 representantes e o Norte é quem apresenta menor número de participantes com 11 clubes inscritos.

Sorteio realizado ainda em 2017 pela CBF indicou os confrontos abaixo para a primeira fase. Os mandantes estão colocados na frente e a definição é feita com jogo único. As chaves servem para indicar os cruzamentos das próximas etapas até que sejam definidos os participantes das oitavas de final. Nesse estágio, novo sorteio será realizado.

CHAVE 1

  1. Caxias-RS x Atlético-PR
  2. Tubarão-SC x América-RN
  3. Brusque-SC x Ceará-CE
  4. Real Ariquemes-RO x Londrina-PR

CHAVE 2

5. Boavista-RJ x Internacional-RS
6. Atlético-ES x Remo-PA
7. São Caetano-SP x Criciúma-SC
8. Cianorte-PR x ABC-RN

CHAVE 3

9. Caldense-MG x Fluminense-RJ
10. Novoperário-MS x Salgueiro-PE
11. Ceilândia-DF x Avaí-SC
12. Interporto-TO x Juventude-RS

CHAVE 4

13. Parnahyba-PI x Coritiba-PR
14. Uberlândia-MG x Ituano-SP
15. Sinop-MT x Goiás-GO
16. Vitória da Conquista-BA x Boa Esporte-MG

CHAVE 5

17. Nacional-AM x Ponte Preta-SP
18. Inter de Limeira-SP x Rio Branco-AC
19. URT-MG x Paraná-PR
20. Independente-PA x Sampaio Corrêa-MA

CHAVE 6

21. Madureira-RJ x São Paulo-SP
22. Manaus-AM x CSA-AL
23. Novo Hamburgo-RS x Paysandu-PA
24. Dom Bosco-MT x CRB-AL

CHAVE 7

25. Globo-RN x Vitória-BA
26. Corumbaense-MS x ASA-AL
27. Altos-PI x Atlético-GO
28. Nova Iguaçu-RJ x Bragantino-SP

CHAVE 8

29. Atlético-AC x Atlético-MG
30. Floresta-CE x Botafogo-PB
31. Treze-CE x Figueirense-SC
32. Brasiliense-DF x Oeste-SP

CHAVE 9

33. Santos-AP x Sport-PE
34. Ferroviário-CE x Confiança-SE
35. Itabaiana-SE x Joinville-SC
36. São Raimundo-RR x Vila Nova-GO

CHAVE 10

37. Aparecidense-GO x Botafogo-RJ
38. Aimoré-RS x Cuiabá-MT
39. Fluminense de Feira-BA x Santa Cruz-PE
40. Cordina-MA x Náutico-PE