A Liga dos Campeões é uma competição que geralmente reserva boas surpresas, grandes reviravoltas e momentos de pura emoção – mas não foi o aso dessa última rodada, a terceira da fase de grupos. A seguir vamos dar uma olhadinha nos placares dos principais jogos.
Os ingleses mostrando serviço e favoritismo – de novo
Dos quatro times da Premier League presentes na Liga dos Campeões, não apenas todos venceram, como três aplicaram sonoras goleadas. Começando pelo atual campeão, o Liverpool: os Reds visitaram o Genk na Bélgica, e não deram chances para os donos da casa. Oxlade-Chamberlain fez dois e foi um dos melhores em campo, com Mané e Salah fazendo os outros tentos da goleada por 4×1. Mesmo sem ter feito gol, Roberto Firmino comeu a bola e deu assistências maravilhosas.
O Manchester City, por sua vez, recebeu a Atalanta na Inglaterra e enfiou 5×1 nos italianos, sem piedade. O time visitante saiu na frente de pênalti, aliás, mas os Citizens reagiram rápido e viraram o jogo ainda no primeiro tempo, com dois gols de Sergio Agüero. Na segunda etapa, Sterling mostrou a que veio, fez um hat-trick e garantiu a terceira vitória em três jogos do City.
A última goleada inglesa foi a do Tottenham, que precisava demais se recuperar da humilhação infligida pelo Bayern de Munique na última rodada (7×2 em Londres) e fez isso muito bem: vencendo o Estrela Vermelha por 5×0, anulando o saldo negativo da última partida e assumindo a segunda posição do seu grupo. Harry Kane (2x), Son (2x) e Lamela deram números à partida.
Por fim, o único inglês que ganhou apertado foi o Chelsea – mas sem deméritos, já que os Blues visitaram o semifinalista da edição passada Ajax em Amsterdam e não apena seguraram o timaço holandês, como fizeram um gol no finzinho – o técnico Frank Lampard mexeu bem na segunda etapa, colocou Pulisic e Batshuayi, responsáveis pela assistência e pelo gol da vitória, respectivamente.
As vitórias dos líderes de cada grupo
Como dissemos, todos os favoritos (ou quase todos) saíram vencedores dos seus duelos. No grupo A, o Real Madrid se reencontrou com a vitória vencendo o Galatasaray fora de casa e agora é vice-líder. Já o PSG, líder absoluto, atropelou o Club Brugge na Bélgica por 5×0 – Mauro Icardi fez dois e Mbappé meteu um hat-trick.
O Bayer de Munique também venceu bem, embora tenha encontrado alguma dificuldade enfrentando o Olympiakos – os gregos saíram na frente, mas os bávaros fizeram 3×1. O time de Pireu até descontou, mas ficou por isso mesmo.
O grupo D segue sendo o mais enroscado, e os dois líderes venceram seus respetivos jogos e seguem empatados. A Juventus sofreu, mas ganhou do Lokomotiv Moscou por 2×1 (de virada), enquanto que o Atlético de Madrid lutou, lutou e venceu o Bayer Leverkusen por 1×0 com gol de Morata já no fim.
O Napoli também fez um belo jogo e saiu vitorioso e líder do seu grupo (o mesmo que o Liverpool). Os italianos foram até a Áustria jogar contra o RB Salzburg e venceram por 3×2, com show de Mertens – o maior artilheiro da história do time italiano agora, superando simplesmente Maradona.
No grupo F, outro bem difícil (para não dizer “grupo da morte”), o Barcelona disparou na liderança depois de vencer o Slavia Praga fora de casa por 2×1. Por fim, o surpreendente RB Leipzig também confirmou sua permanência na primeira posição ao vencer o Zenit de virada na Alemanha
Outros resultados da rodada e odds para o futuro
O jogo entre dois grandes times na rodada acabou em felicidade para os donos da casa: a Inter de Milão, na Itália, venceu o Borussia Dortmund por 2×0. O resultado enrosca totalmente o grupo F, o do Barça, que tem 7 pontos, contra 4 de ambos Inter e Dortmund.
No grupo G, um dos mais equilibrados, o Benfica venceu sua primeira partida derrotando o Lyon por 2×1 e respira, embora ainda seja lanterna. Leipzig, Zenit e o próprio Lyon ocupam as primeiras posições, nessa ordem.
Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk ficaram num 2×2 dramático que não ajudou ninguém – o City continua líder disparado daquele grupo e os dois lutam pela segunda vaga. Outro empate que não serviu para nenhum dos lados foi o 1×1 entre Valencia e Lille. Os espanhóis vão a quatro pontos no grupo de Chelsea e Ajax e ainda sonham com vaguinha, mas o time francês segue afundado na lanterna com seu único pontinho.
As odds para vencer a Liga dos Campeões em Betfair apontam o Manchester City como favoritíssimo, com odds a 3,75 para 1. Logo depois vem o atual campeão Liverpool, com odds a 6,5 para 1. Logo atrás, empatados em odds a 7 para 1, aparecem Barcelona e PSG. Bayern de Munique (7,5 para 1) e Juventus (10 para 1) completam os primeiros.