Liverpool x Napoli: a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões

34

Chegou a última rodada da fase de grupos da Champions League e é definitivamente a hora da verdade. As últimas vagas para as oitavas de final serão disputadas a tapa nos jogos desta terça (11) e quarta (12).

Os grupos A, D, E, G e H já estão definidos, com no máximo alguns casos em que resta saber quem será o terceiro colocado, que ganha acesso à Liga Europa. No grupo B, o Barcelona é o único garantido, enquanto Tottenham e Inter de Milão vão tentar pegar a segunda vaga nesta terça. No grupo F, o Lyon está a um empate de se garantir, enquanto que o Shakhtar Donetsk precisa vencer os franceses para se classificar em segundo, atrás do Manchester City.

Sem novidades, o grupo C continua espetacularmente enroscado, com três time ainda podendo chegar às oitavas de final. Até o último colocado Estrela Vermelha ainda sonha com uma vaguinha pelo menos na Liga Europa. Os grandes clubes deste grupo – Liverpool, Napoli e Paris Saint-Germain – brigam entre si para ver quem vai chegar nas oitavas da Champions. Vamos analisar com mais calma abaixo e ver as possibilidades dentro desse grupo maluco!

Grupo C: Liverpool x Napoli fazem o jogo de vida ou morte para os ingleses

A situação do Liverpool é difícil na teoria, mas na prática e levando em consideração o desempenho recente do time da terra dos Beatles, chegar à próxima fase é perfeitamente possível. Os Reds são os mais novos líderes do campeonato inglês, ainda invictos e com avassaladoras 13 vitórias em 16 jogos, levando somente seis gols – a melhor defesa da Premier League.

Na Champions League, o Napoli é o líder do grupo C, com seus nove pontos e ainda nenhuma derrota. O Liverpool, por sua vez, é o terceiro colocado, com seis pontos. No jogo entre as equipes, na segunda rodada, os italianos levaram a melhor sobre os ingleses no sul da bota, o que quer dizer que os Reds precisam vencer de qualquer jeito, já que confronto direto é o primeiro critério de desempate. As odds são de 9 para 1 em caso de vitória do Liverpool por 1×0.

Não bastasse, o saldo de gols do Napoli também é melhor, então mesmo derrotando os italianos, o Liverpool precisaria garantir uma diferença de pelo menos dois gols para passar. Em outras palavras, Jürgen Klopp e seus comandados só vão se classificar através do terceiro critério de desempate, ao menos contando que o PSG vença o Estrela Vermelha na Sérvia.

Loureiro e Milner observam enquanto Insigne e Roberto Firmino disputam a bola no jogo da segunda rodada, em Nápoles

O PSG, aliás, só precisa ganhar seu jogo de amanhã para carimbar a vaga para a próxima fase. Inclusive, em caso de derrota do Napoli por mais de dois gols de diferença e um empate do time francês aconteceria a bizarrice de os três times ficarem empatados com nove pontos, caso que levaria PSG em primeiro e o Liverpool em segundo às oitavas de final, de novo por conta do saldo de gols.

Caso perca para o Estrela Vermelha, o PSG ainda passa com dois resultados possíveis no outro jogo: empate ou vitória do Napoli. Vitória do Liverpool significaria ver ambos ingleses e italianos classificados e Neymar e companhia chupando o dedo. Em Betfair, empate do PSG fora de casa por 1×1 está pagando 14 para 1.

O que ainda resta decidir

Sobre as vagas restantes nas oitavas da Champions League já falamos, então resta falar sobre os times que querem o prêmio de consolação: a classificação para a Europa League ficando em terceiro no seu grupo. Já estão garantidos nessa turma Club Brugge, Benfica e Valencia.

No grupo B, quem disputa as vagas restantes são Inter e Tottenham (e ambos preferem a Champions). Os Spurs têm a missão ingrata de ganhar do Barcelona no Camp Nou, enquanto que a Inter só precisa vencer o já eliminado PSV jogando na Itália. Vitória do Barcelona contra os ingleses paga 2 para 1.

barcelona camp nou
O Tottenham precisa vencer o Barcelona no Camp Nou para depender só de si próprio para chegar às oitavas de final da Liga dos Campeões

No grupo C, como já falamos, o Estrela Vermelha sonha com a Liga Europa, e para chegar lá tem que vencer o PSG em casa e torcer para o Liverpool perder do Napoli. No grupo D, o Galatasaray precisa vencer o Porto na Turquia para ficar em terceiro, enquanto que o Lokomotiv Moscou tem que derrotar o Schalke 04 na Alemanha e ainda torcer contra os turcos. Quase impossível.

Também já falamos que o Shakhtar Donetsk, no grupo F, ainda sonha com as oitavas da Champions, mas a vaguinha na Liga Europa parece mais provável. Os ucranianos só precisam empatar com o Lyon dentro de sua casa. O outro time do grupo é o lanterna Hoffenheim, que tem que torcer por derrota do Shakhtar e ainda descascar o abacaxi gigante que é vencer o Manchester City na Inglaterra. Vitória do City por 3×0 paga 8,5 para 1 em Betfair.

Por fim, no grupo G, ambos Viktoria Plzeň e CSKA Moscou estão com quatro pontos. Os tchecos recebem a Roma, enquanto que os russos visitam o Real Madrid na Espanha. Se ambos ganharem ou empatarem, passa o Plzeň. O CSKA só avança em caso de derrota do time da República Tcheca e vencendo os Merengues. Uma vitória do Real Madrid está pagando 8 para 1.

Comentários do Facebook