Já tínhamos falado que o Campeonato Brasileiro desse ano seria emocionante. Sem mandos de campo do jeito que era até 2019 e com um calendário muito apertado, o equilíbrio será enorme. Exemplo: os corinthianos estavam morrendo de medo que podiam cair, mas com as três vitórias com Vagner Mancini, a equipe agora está em 11°, basicamente com a mesma distância para o primeiro na zona de rebaixamento e o último na zona de classificação para a Libertadores.
Lá em cima então o equilíbrio está ainda mais impressionante. Graças a esta rodada maluca.
Os três líderes foram derrubados
E o negócio foi feio, muito feio. O Corinthians tinha sido derrotado pelo América-MG em casa em uma partida horrorosa. Pegando o líder Inter era de se esperar uma derrota e mais crise. Mas o Timão não só ganhou por 1 a 0 como foi bem melhor que o colorado, que fez uma partida atroz.
Thiago Galhardo teve só uma finalização e ainda foi expulso. A equipe foi lenta e ainda teve ajuda da arbitragem. Ou seja, tudo deu errado na Neo Química Arena. Só que a equipe do Rio Grande do Sul teve uma ajuda…
O Flamengo mais uma vez foi goleado na era Dome, levando um 4 a 1 do São Paulo que pode ser impactante psicologicamente. O time errou dois pênaltis e Gustavo Henrique, um dos reforços para a temporada, teve tarde desastrosa.
Com Dome a equipe ainda não se acertou defensivamente e no campeonato a equipe tem 1,3 gol sofrido por jogo, número alto – maior entre os primeiros oito colocados. Mas o Fla ainda foi “ajudado” por um resultado.
O Atlético-MG é o time que mais sofre pressão para ser campeão brasileiro, já que é a única competição onde está vivo e fez um investimento escandaloso em tempos de pandemia e de salários atrasados. Por isso tomar um 3 a 0 do Palmeiras do jeito que foi é inaceitável. A torcida foi cobrar a equipe nesta terça.
Já são quatro jogos sem vitória, com dois empates e duas derrotas. A linha alta que os times de Jorge Sampaoli praticam é algo que não combina com a lentidão de Rever e a exposição nas laterais que teve no jogo com o Palmeiras. A capacidade de finalização e criação do meio para a frente ainda é deficiente.
Na Betfair o Flamengo é o favorito para a conquista do Brasileirão, pagando 1,62 para 1. O Inter paga 6 para 1 e o Galo 6,5 para 1. Entre esses times na lista da casa de apostas há um intruso.
Temos novos candidatos?
O São Paulo é atualmente o time com melhor aproveitamento no campeonato, apesar de estar seis pontos atrás de Inter e Flamengo. A razão para isso são os três jogos a menos disputados.
Confiar no Tricolor Paulista é complicado, já que com Fernando Diniz o time é completamente instável. É capaz de vencer o Flamengo por 4 a 1 no Maracanã e ser eliminado pelo Lanús na Copa Sul-Americana. De jogar bem no Campeonato Paulista e ser eliminado pelo Mirassol. Entretanto jogadores interessantes como Brenner e Luciano estão em ótimas fases e aos poucos Fernando Diniz está tirando da equipe quem não rende – Pablo, por exemplo. Com o São Paulo há garantia de jogo aberto.
E se estamos falando de times além dos três primeiros que merecem destaque, o Fluminense com 32 pontos é uma grata surpresa. Ainda mais depois de um primeiro semestre fraco e a eliminação para o Atlético-GO na Copa do Brasil. O torcedor do Flu com certeza não esperava estar a três pontos do líder com o turno completo do Brasileirão.
Mesma coisa do Santos, que tem um time competitivo com Cuca jogando em três competições. A crise política e financeira é enorme, mas com o que acontece no campo o torcedor não pode reclamar. O time luta, Marinho e Madson fazem gols – e só eles basicamente – e lá atrás João Paulo salva. A sexta posição neste momento é uma vitória, mas o que o time precisa mesmo é avançar na Libertadores e na Copa do Brasil para garantir as premiações.