Se o título está basicamente definido, ainda resta muito a decidir no Campeonato Alemão

werner red bull leipzig

O Bayern de Munique abriu sete pontos de vantagem para o Borussia Dortmund faltando seis jogos para o fim. Ou seja, o time bávaro só precisa vencer as três partidas em casa que restam e conseguir mais dois pontinhos para, independente do que o Borussia fizer, vencer o seu oitavo título alemão seguido.

Se essa disputa não vai deixar essas pessoas roendo as unhas, há outras duas brigas envolvendo pesos-pesados que serão espetaculares. Vamos a elas e os jogos da 29ª rodada que vão impactar nas disputas do Campeonato Alemão?

Quem vai para a Liga dos Campeões

Os quatro primeiros colocados da Bundesliga disputam a Liga dos Campeões, entrando direto na fase de grupos. Depois do Bayern, temos quatro equipes separadas por quatro pontos para três vagas: Borussia Dortmund (57), Bayer Leverkusen (56, um jogo a mais), Red Bull Leipzig (55) e Borussia Monchedgladbach (53). O Wolfsburg, sexto colocado, está muito atrás com 42 pontos.

Estes são os jogos das equipes na 28ª rodada do Campeonato Alemão.

Freiburg 0 x 1 Bayer Leverkusen – jogo ocorrido nesta sexta

Borussia Monchengladbach x Union Berlin

Paderborn x Borussia Dortmund

Colonia x Red Bull Leipzig

O Bayer Leverkusen ganhou do Freiburg fora de casa por 1 a 0 e por isso pulou para a terceira posição. Vamos ver se o Red Bull consegue recuperar essa posição, precisando vencer o Colônia, 11° colocado e que ainda não venceu nessa volta do Campeonato Alemão.

O RB Leipzig também não está em grande fase. Depois de liderar uma parte do campeonato, a equipe não conseguiu bater os grandes, empatando com o Borussia Monchengladbach, Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e tendo resultados decepcionantes como uma derrota para o Eintracht Frankfurt, um empate contra o Werder Bremen, vice-lanterna da competição e empates nessa volta em maio para o Freiburg e Hertha Berlin.

Isso não quer dizer que o time está morto, apenas que é irregular. No meio desses empates nos três jogos desde o retorno, a equipe fez 5 a 0 no Mainz fora de casa. Timo Werner ainda pode ser o principal goleador do campeonato, já que tem 24 gols contra 27 de Robert Lewandowski. Se você acha que o jovem pode bater o veterano, a Betfair paga 5,5 para 1 nessa hipótese.

Já para o jogo de segunda, o Red Bull é favoritíssimo, mesmo fora de casa. A vitória paga 1,5 para 1, contra 5 para 1 do Colônia. O Borussia Dortmund também é grande favorito contra o lanterna Paderborn, pagando 1,3 para 1 contra 8 da vitória dos rivais. Já o Monchengladbach, em sua ida a Berlin, também é o claro favorito, pagando 1,5 para 1 contra 6 do Union Berlin.

E quem irá cair?

werder bremen comemora
O Werder Bremen ainda quer sonhar. Mas vai precisar fazer algo contra o Schalke neste fim de semana

A briga lá embaixo sem dúvidas é a melhor. Três equipes caem, com o Paderborn basicamente degolado – 19 pontos apenas – e o Werder Bremen próximo disso. O campeão alemão de 2003/04 faz péssima campanha e pode cair pela primeira vez em 40 anos. Curiosamente, o grande rival Hamburgo, que nunca tinha caído, foi rebaixado no ano passado e não está sobrando na segundona – está em terceiro neste momento, o que dá uma vaga em um duelo direto contra o terceiro pior da primeira divisão.

Mas, quem sabe, há alguma esperança para escapar ou fazer um duelo histórico contra o Hamburgo para permanecer na primeira divisão. O time venceu o Freiburg na 27ª rodada e empatou com o Borussia Monchengladbach na 28ª rodada. O jogo deste sábado será contra o Schalke 04, que perdeu suas três partidas desde a volta, com um humilhante 4 a 0 contra seu rival Borussia Dortmund e um 3 a 0 em casa contra o Augsburg, 12° colocado. Isso explica porque as odds estão basicamente equilibradas – 2,5 para 1 na vitória do Schalke contra 2,9 do Werder Bremen na Betfair – mesmo com as 8 posições de diferença na tabela.

Ajuda também o fato que o Werder Bremen tem um jogo a menos, um duelo adiado contra o Eintrach Frankfurt que será disputado na próxima quarta-feira. O Eintracht tem 29 pontos, dois a mais que o Fortuna Dusseldorf, primeiro na zona do rebaixamento neste momento. Ou seja, tá tudo absolutamente embolado.

Forçando um pouco a barra dá para colocar até o Union Berlin e o Augsburg, que têm 31 pontos. Mainz com 28, Fortuna Dusseldorf com 27 e o já citado Werder Bremen com 22 são os que estão chorando e pedindo aos céus para escapar.

Comentários do Facebook