Os 10 melhores atacantes da atualidade

Na nossa lista da semana, vamos dar uma passeada pelo mundo do futebol e analisar algo que é sempre divertido, mas sempre polêmico também: os melhores! Vamos explorar, especificamente, o nicho dos atacantes, e tentar eleger os 10 maiores nomes da atualidade.

Já vamos deixar aqui, então, alguns nomes que bateram na trave, mas acabaram ficando de fora pelos mais diversos motivos, como fase do time, fase individual, relevância para a campanha e a temporada, etc. Entre eles, vale destacar Haaland, Agüero, Sancho, Luis Suárez, Vardy, Lukaku, Dybala, Timo Werner, Firmino, Sterling, Griezmann e Hazard.

Deixe aí nos comentários o que você mudaria, que tal?

10. Ciro Immobile (Lazio)

Ciro Immobile superou Cristiano Ronaldo, Lukaku e outros monstros na artilharia da Serie A TIM 2019-20

Abrimos nossa lista com um nome que pode surpreender, mas que certamente provou na bola que merece estar na nossa lista: Immobile, atacante da Lazio e maior artilheiro das cinco principais ligas da Europa em 2019-20 com 27 gols em 26 jogos pelo campeonato nacional.

O jogador de 30 anos tem mais gols do que jogos pela atual temporada da Serie A, o que diz bem sobre a fase do italiano. Immobile é uma máquina de fazer gols e colocou no chinelo gente como Lukaku e até Cristiano Ronaldo quando o assunto é balançar as redes. Se isso não é digno de top 10, não sabemos o que é!

9. Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal)

O time do Arsenal não é necessariamente ruim, mas Aubameyang destoa demais por sua qualidade acima da média

Mais um jogador de 30 anos de idade, e mais um cara que praticamente carrega o time nas costas. Aubameyang fez muito sucesso na França e na Alemanha, mas é no Arsenal da Inglaterra que o jogador se provou de valor inestimável.

Capitão e jogador mais importante de um time não ruim, mas que vive uma fase complicada e está em transição permanente desde a saída do técnico Arséne Wenger, Auba se tornou referência para todo o clube.

O Arsenal caiu vexativamente cedo na Europa League e provavelmente vai ficar chupando o dedo quando o assunto é Champions League, mas o atacante gabonês brilhou tanto com seus 17 gols na Premier League que virou alvo de cobiça de gigantes como o Barcelona, mesmo na idade que já tem.

8. Harry Kane (Tottenham Hostpur)

Jogador mais importante do melhor Tottenham dos últimos 50 anos, Harry Kane parece ainda estar em plena ascensão

O Tottenham passou de um time de meio de tabela no Campeonato Inglês para finalista de Champions League em aproximadamente uma década, e muito disso tem a ver com a ascensão de grandes nomes criados na base do clube – primeiro Bale, depois Harry Kane.

Aos 26 anos e presença carimbada na Seleção Inglesa principal desde o 21, o jogador dos Spurs só não está mais para cima na nossa lista porque, assim como na carreira inteira, o momento do jogador é marcado pelas lesões. Se não fosse isso, os apenas 11 gols na temporada atual da Premier League seriam muito mais.

Isso não tira a genialidade do jogador, que ajudou a Inglaterra em 2018 a chegar ao seu melhor lugar em Copas do Mundo desde 1990 e ao Tottenham e ser um dos times mais temidos da Europa depois de mais de 50 anos. Pena que a sorte nem sempre está do lado de Kane.

7. Sadio Mané (Liverpool)

Parte de um trio mágico composto por ele, Salah e Firmino, Mané já é um dos melhores jogadores africanos de todos os tempos

Com menos glamour do que muitos outros da nossa lista, Sadio Mané é um monstro no ataque do Liverpool que quase fica ofuscado pela presença de Mohamed Salah – ainda bem que apenas quase.

O senegalês surgiu como quem não quer nada na Premier League jogando pelo Southampton, já tendo feito carreira na França e na Áustria, mas foi quando foi contratado pelo Liverpool que o atacante chegou num novo nível na sua carreira.

Com duais finais de Champions em seguida na carreira (com um título) e também o troféu mundial da FIFA, Mané se tornou peça essencial dos Reds de Jürgen Klopp, e prêmios individuais como Chuteira de Ouro, quarto lugar na Bola de Ouro e quinto entre os Melhores do Mundo FIFA valem a posição do senegalês na nossa lista.

6. Neymar (PSG)

Neymar PSG
Tendo chegado aos 28 anos, Neymar se vê na obrigação de mostrar serviço mais do que nunca agora. Qualidade ele tem.

Talvez numa posição surpreendentemente baixa, aparece o principal jogador brasileiro da atualidade Neymar Jr. A verdade é que, embora a qualidade acima de questionamentos do atacante do Paris Saint-Germain, os últimos anos de Neymar não tem sido excepcional como se esperava.

O valor de mercado do atleta inclusive começou a cair, mas continua em astronômicos 128 milhões de euros. Os problemas do jogador com o resto do time, o técnico e as eternas novelas de transferência também não ajudam, mas o simples fato de Neymar conseguir passar por cima de tudo isso e continuar sendo um dos melhores do mundo é digno de nota – e de figurar aqui.

As lesões continuam sendo o pesadelo de sempre, mas 16 gols em 19 jogos da Ligue 1 + Champions, sem contar 8 assistências, provam que Neymar come a bola como poucos. Quem sabe se, depois dessa pausa sem hora para acabar, ele não cala a boca dos críticos e sobe ainda mais no conceito de geral (e na nossa listinha)?

5. Kylian Mbappé (PSG)

Pouca gente pode se gabar de ser campeã do mundo com 20 anos – Mbappé é um deles, e o garoto ainda vai longe

Se Neymar vive tendo problemas no PSG, o mesmo não pode ser dito do seu colega de time Kylian Mbappé, atualmente o jogador mais valioso do mundo, e o mais jovem da nossa lista, aliás.

Ser campeão do mundo com a Seleção da França poderia ter sido o auge da ainda iniciante carreira do jogador francês, mas ele quer muito mais, e a ambição suprema parece ser conquistar a Liga dos Campeões.

No que depender só dele, o PSG vai longe, já que o atacante fez cinco gols em sete partidas só na competição, fora as cinco assistências. Tendo conquistado tanta coisa com só 22 anos e, muito provavelmente, prestes a conquistar muito mais, Mbappé entra fácil no nosso top 10.

4. Mohamed Salah (Liverpool)

Num time que teve Gerrard, Dalglish, Carragher e tantos outros como ídolo, Salah já se colocou no hall da fama eterno de Anfield

Chegando mais próximo do pódio, vamos a mais um atual campeão do mundo, a máquina de fazer gols conhecida como Mohamed Salah. O quarto lugar para o egípcio só veio porque o Liverpool já foi eliminado da Champions League, mas poderia estar ainda mais para cima.

A temporada passada viu Salah fazer 27 gols em 50 partidas pelos Reds, e em 2019-20 o jogador foi além e já tem 20 gols em 34 jogos, aumentando sua média de aproveitamento. É verdade que o sonho do bi da Champions ficou para trás, mas a ambição do Liverpool mesmo é outra: a Premier League.

Por conta do Covid-19, parece cada vez mais provável que a UEFA e as federações nacionais de futebol decretem o fim da temporada – o que pode acabar com o Liverpool campeão. Não teria o glamour que o time merece, mas Salah continua tendo os mesmos méritos se isso vier a se concretizar.

3. Robert Lewandowski (Bayern de Munique)

Lewandowski é um monstro na frente do gol e mete medo em qualquer goleiro, mesmo com 31 anos

Spoiler: nosso pódio só tem veteranos acima dos 30, e foi esse justamente um dos fatores que nos levou a escolhê-lo. Com a medalha de bronze, então, o melhor atacante da Bundesliga no momento, do alto dos seus 31 anos: Robert Lewandowski.

O polonês já passou do seu auge físico, mas continua cumprindo sua função com maestria invejável, e ela é uma só: empurrar a bola para o gol – tanto é que é um dos poucos aqui da lista que tem mais tentos do que partidas jogadas. Foram obscenos 39 gols em 33 jogos por todas as competições, um número assustador para competições do nível da Bundesliga e da Champions.

 O jogador é daqueles que, assim como Kun Agüero, parece ser incapaz de jogar bem na sua seleção nacional. No clube, porém, é uma máquina imparável de fazer gols e é artilheiro isolado do Campeonato Alemão para surpresa de ninguém. Se o ranking fosse de “atacante-atacante”, Lewa seria provavelmente.

2. Lionel Messi (Barcelona)

Falar de Messi é chover no molhado. Se manter como um dos melhores do mundo aos 32 anos, porém, fala por si só

Levando em conta que nosso parâmetro envolve diretamente a idade dos atletas em comparação com seu desempenho, não impressiona ver a lenda viva Lionel Messi no nosso segundo lugar. Mesmo com 32 anos, o argentino ainda brilha, e como brilha.

Deitar e rolar nos gols é apenas uma das características de Messi, que vai muito além disso e dispensa apresentações e explicações porque, né, Messi. O que vale dizer é que a idade ainda não afetou em nada a genialidade do argentino, que não apenas fez 24 gols em 31 jogos na temporada, como também deu absurdas 16 assistências.

Embora ainda não esteja classificado para a próxima fase da Champions, o 10 do Barcelona não precisa provar mais nada para ninguém. O que falta para coroar de vez o gênio da bola é uma Copa do Mundo, e se ele fizer a proeza de conquistar a do Catar com a Argentina, aos 35 anos de idade, é para fazer estátuas em todas as praças de Buenos Aires.

1. Cristiano Ronaldo (Juventus)

Cristiano Ronaldo chegou onde pouquíssimos chegaram com sua idade, e por isso merece nosso primeiro lugar

E, com alguma dificuldade, elegemos nosso melhor atacante do mundo no momento Cristiano Ronaldo, jogador mais velho da lista e que continua jogando num nível inacreditável para alguém de 35 anos de idade.

O português chegou num nível que equilibra físico e qualidade técnica numa etapa da carreira que a maioria dos atletas, quando chega, já chega baleados. Os que não se aposentam antes disso vão jogar nas ligas “light” como China, Estados Unidos e afins – nada errado nisso, claro, mas o que só prova como Cristiano Ronaldo é um ponto (muito) fora da curva.

Essencial na Juventus, que é líder do Campeonato Italiano e segue viva na Champions League, CR7 é vice-artilheiro da Serie A e está marcando como sempre, bom 25 gols em 32 jogos pelo time. O que dói no coração é saber que dificilmente veremos o astro português em outra Copa do Mundo, mas ninguém pode dizer que não foi bom enquanto durou – e ainda está durando.

Comentários do Facebook