Top 5: Maiores brasileiros da história do Campeonato Espanhol

Soccer Football - Champions League Round of 16 First Leg - Real Madrid vs Paris St Germain - Santiago Bernabeu, Madrid, Spain - February 14, 2018 Real Madrid’s Marcelo celebrates scoring their third goal REUTERS/Paul Hanna

O Campeonato Espanhol passou de secundário na Europa para a Liga das Estrelas muito graças aos brasileiros. A partir dos anos 90 a Espanha começou a ter uma liga mais atrativa que a Itália usando a mesma estratégia: chama as maiores estrelas de fora e turbina nosso talento local. Romário, Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos são alguns dos maiores nomes, mas vários outros times tiveram seus ídolos brasileiros.

Por isso não é nada fácil fazer esta lista e, por exemplo, deixar Mauro Silva e Djalminha de fora, ídolos de um Deportivo La Coruña que foi campeão espanhol em 1999/2000. Também vamos deixar de fora dois nomes citados acima porque eles não fizeram carreiras longas na Espanha, enquanto todos os que vão aparecer aqui abaixo marcaram época, foram campeões espanhóis e europeus e tiveram períodos de pelo menos cinco anos em seus clubes.

Vale uma menção honrosa também para Evaristo de Macedo, um dos que abriram as portas do futebol espanhol para os brasileiros e jogou “só” no Barcelona e no Real Madrid. “Só” isso.

Marcelo

Marcelo está há mais de uma década no Real Madrid e com dor no braço de tanto levantar troféu

Você pode não gostar muito do futebol do Marcelo, mas ele é titular há mais de uma década no Real Madrid, com poucos baixos e muitos altos, especialmente quando se começa a contar os títulos. São quatro Ligas espanholas na conta e mais 4 Champions League. Ele só não está mais em cima nesta lista porque teremos absolutos protagonistas de seus times e nas conquistas, mas Marcelo precisa estar no Top 5.

Rivaldo

rivaldo barcelona real madrid
Rivaldo não teve tanta ajuda nos últimos anos de Barcelona. E mesmo assim brilhava

Falando em títulos, Rivaldo não foi incrível na Espanha como o resto desta lista. Mas foi o suficiente, com dois Campeonatos Espanhóis e diversas partidas e momentos memoráveis. Rivaldo foi melhor do Mundo no Barcelona, fez gol de bicicleta de fora da área na rodada final do Campeonato Espanhol e encantou a Espanha em um momento que o Barcelona estava caindo e o Real Madrid ganhava tudo. Isso só foi mudar com outro jogador da lista… Por que Rivaldo e não Neymar? Neymar teve uma passagem muito curta pela Espanha (três anos) e abriu mão de ser um ídolo inegável no Barcelona pelo dinheiro dos sheiks em Paris. Escolha justificável, até porque dinheiro não aceita desaforo, mas ele perdeu a chance de ser o sucessor de Messi em uma transição perfeita.

Daniel Alves

daniel alves barcelona
Daniel Alves era uma ameaça ofensiva em um Barcelona que te atacava por todos os lados

Daniel Alves era mais fundamental para o Barcelona que Marcelo para o Real Madrid. E a quantidade de títulos é semelhante, mesmo tendo ficado oito anos (contra 12 do Marcelo): seis títulos espanhóis, três Champions League, Mundiais de Clube e a dominância contra o Real Madrid nos confrontos diretos, algo que também importa.

Ele ainda veio do Sevilla, onde também teve uma passagem destacável, o que só o deixa ainda mais inegável nesta lista.

Roberto Carlos

roberto carlos marcelo real madrid
A transição foi perfeita entre brasileiros

Roberto Carlos era um dos protagonistas do Real Madrid pré-Galácticos, talvez o maior junto com Raul. E ganhou tudo nessa fase e um pouco mais com todas as estrelas: três Champions League, quatro campeonatos espanhóis e dois intercontinentais. O fato dele jogar na lateral e ser uma estrela, inclusive ficando em segundo na eleição de melhor do mundo de 1997 (atrás de Ronaldo apenas) diz tudo. Não há uma lista deste tipo sem Roberto Carlos perto do topo.

Ronaldinho Gaúcho

ronaldinho etoo barcelona
Ronaldinho foi algo de outro mundo. Ele precisa ter o topo

Temos alguns jogadores nesta lista que ganharam mais. Outros que ficaram mais tempo na Espanha. Mas Ronaldinho Gaúcho é um incontestável neste topo. Duas vezes melhor do mundo quando jogava no Barcelona, liderou o time na sua reconstrução e venceu uma Liga dos Campeões, apenas a segunda da história do clube, 23 anos depois da primeira e dois campeonatos espanhóis. Ronaldinho marcou uma geração, conseguiu ser vitorioso, idolatrado e aplaudido até no Santiago Bernabeu. Não há mais o que falar.

Comentários do Facebook