Grêmio avança, Santos cai no tapetão e 3 brasileiros lutam pela sobrevivência na Libertadores nesta quarta

33
Marcelo Grohe
O Grêmio derrotou o Estudiantes na decisão por pênaltis e avançou para as quartas de final

Com três times já definidos nas quartas de final, a Copa Libertadores da América vai conhecer nesta quarta-feira, 29 de agosto, outros três sobreviventes na luta pelo troféu. O primeiro deles será argentino. Resta saber quem passará no encontro entre River Plate e Racing, que será realizado a partir das 19h30 (horário de Brasília) no estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires. Os times estão em pé de igualdade. No primeiro jogo, houve empate sem gols.

Quem vencer o clássico terá outro time da Argentina pela frente. Nessa ‘perna’ das quartas de final, o Independiente garantiu sua vaga ao empatar, por 0 a 0, na noite de terça-feira, 28 de agosto, com o Santos, no Pacaembu, em jogo que não terminou. A partida foi suspensa no final do segundo tempo depois de invasão de campo e conflito entre torcedores e policiais.

Santos x Independiente
Invasão de torcedores impediu que o jogo entre Santos e Independiente chegasse ao final

O primeiro jogo também não teve gols, ao menos dentro de campo. Porém, no tapetão, o Independiente foi declarado vencedor por 3 a 0 por ter o Santos escalado o meia Carlos Sanchez de forma irregular. A situação foi a principal motivadora da reação da torcida que, nos últimos minutos da partida, já não tinha esperanças de que o time conseguisse a diferença necessária para conseguir a classificação.

Grêmio passa nos pênaltis depois de gol nos acréscimos

Atual campeão do torneio, o Grêmio escapou por pouco de ser eliminado nas oitavas de final. Após perder para o Estudiantes, por 2 a 1, na Argentina, conseguiu o gol da vitória na partida de volta aos 47 minutos do segundo tempo. Alisson fez o 2 a 1 levando a decisão para a cobrança de pênaltis. Os gremistas converteram suas cinco penalidades e vão encarar mais um argentino na próxima fase.

O rival será o Atlético Tucuman, que na terça-feira foi derrotado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 a 0. Contudo, tinha vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0.

Com volta de Romero, Corinthians tenta reação

Assim, como o Grêmio, o Corinthians também está em desvantagem no seu confronto. Perdeu para o Colo Colo, do meia Valdívia, por 1 a 0, no jogo de ida. Terá que reverter a situação nesta quarta-feira. Com início agendado para 21h45, o jogo será realizado na Arena Corinthians.

Cássio
Em processo de recuperação de lesão, Cássio é dúvida no Corinthians

Romero, que não pode participar da última partida do alvinegro no Brasileirão – vitória por 1 a 0 contra o Paraná – devido à suspensão foi confirmado entre os titulares. O goleiro Cássio, em recuperação de lesão, ainda é dúvida. No mercado de qualificação apresentado pela casa de apostas Betfair, os corintianos aparecem como zebra, com cotação de 2,5 por 1 em caso de classificação. O prêmio para avanço dos chilenos é de 1,66.

Se conseguir a reviravolta, muito provavelmente fará o derby contra o Palmeiras nas quartas de final. O alviverde só jogará na quinta-feira, 30 de agosto, em casa, contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Mas tem larga vantagem. Venceu por 2 a 0 em Assunção.

Cruzeiro pode até perder do Flamengo

A situação é a mesma do Cruzeiro, que fez 2 a 0 no Flamengo do Maracanã e pode até perder por um gol de diferença a partir das 21h45 desta quarta-feira no Mineirão que ainda assim passará para as quartas de final. Por isso, aparece com cotação praticamente simbólica de 1,08 no mercado de classificação de Betfair para a próxima fase da Libertadores. Sucesso do rubro-negro permite retorno de 36 por 1.

Quem avançar terá pela frente o ganhador do duelo Libertad e Boca Juniors. Os argentinos venceram a primeira partida por 2 a 0 e vão encarar os paraguaios na quinta-feira, em Assunção, defendendo a vantagem conquista. A situação indica uma grande possibilidade de final entre brasileiros e argentinos.