Muitos campeonatos ensaiam retomar suas atividades na Europa, mas por enquanto só a Alemanha colocou isso em prática, de modo que a Bundesliga tomou proporções gigantes em importância e em interesse.
Numa semana marcada por protestos no Brasil e nos EUA, foram vistos alguns reflexos também no Campeonato Alemão, que tem bastante história quando o assunto é política e futebol. Vamos falar sobre isso, sobre resultados e sobre a tabela a seguir.
Bayern com uma mão na taça
A oitava conquista consecutiva do Bayern de Munique nunca pareceu tão próxima. Depois de vencer o rival Borussia Dortmund na “final antecipada” da semana anterior, os Bávaros deram mais um passo enorme na direção do troféu com mais uma vitória.
A vítima da vez foi o Fortuna Düsseldorf, que tomou uma surra de 5×0 sem a menor piedade. Os gols do Bayern foram marcados por Pavard, Davies, Lewandowski (2x), além de um gol contra, o que garantiram não apenas a vitória tranquila na Allianz Arena, além de uma diferença de 7 pontos para o vice.
Faltando apenas cinco rodadas para o fim do Campeonato, o Bayern só não pode comemorar desde já porque encara jogos potencialmente perigosos, incluindo aí Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach e times que fogem desesperadamente do rebaixamento, como Werder Bremen.
Borussia e companhia correndo atrás
A grande chance do Borussia Dortmund de se estabelecer de vez como candidato ao título alemão foi jogada fora quando o time perdeu para o Bayern dentro de casa por 1×0. A derrota foi um balde de água fria no clube aurinegro, que tentou se recuperar nesta última rodada.
O clube visitou o lanterna Paderborn e enfiou 6×1, com destaque para Jadon Sancho, que fez um hat-trick e comemorou lembrando o americano George Floyd, assassinado há uma semana e estopim para os protestos que varrem os EUA no momento. Sancho, negro, deu um show dentro de campo.
Com a vitória o Borussia cimenta a vice-liderança, mas enxerga o Bayern quase inalcançável. Em terceiro aparece o RB Leipzig, que entrou na onda da goleada e também fez a sua, derrotando o Colônia fora de casa por 4×2. Nove pontos atrás do Bayern, o Leipzig sabe que sua missão é quase impossível, mas não deixou de sonhar.
Fechando o pelotão de cima, Mönchengladbach e Leverkusen, empatados em pontos, venceram seus respectivos jogos e acirram a briga por Champions League – falar em título já é demais. O Gladbach bateu o Union Berlin e ainda outra goleada (4×1) e o Leverkusen venceu o Freiburg por 1×0.
Zona de rebaixamento: Werder Bremen respira
Se ainda há disputa na parte de cima da tabela, embora cada vez menos, a coisa está verdadeiramente fervendo para os times que estão tentando fugir do rebaixamento para a Bundesliga 2. Tirando o lanterna Paderborn, virtualmente rebaixado já, uma penca de times briga contra a queda.
O penúltimo colocado é o tradicionalíssimo Werder Bremen, que viu seu arquirrival Hamburgo cair no ano retrasado e não está nem um pouco afim de seguir os passos. O Bremen, porém, está lutando com todas as forças, já que venceu dois e empatou um dos últimos três jogos. Ainda dá pra sonhar.
Eintracht Frankfurt, com 32 pontos, e Augsburg e Union Berlin, empatados com 31 pontos, só dependem de si para escapar do descenso e estão relativamente sossegados. Logo abaixo aparece o Mainz 05, esse sim sob risco, e abaixo deste, já na zona de rebaixamento, o Fortuna Düsseldorf.
O Campeonato Alemão está marcado para terminar no dia 27 de junho, então prepare-se para uma maratona de jogos nas próximas semanas, inclusive partidas de rodadas diferentes a cada dois ou três dias.