Copa do Nordeste começa fase de grupos nesta terça; grandes equipes entram em campo

74

Entre os campeonatos regionais e estaduais do Brasil, disputados no começo do ano, a Copa do Nordeste é um dos mais interessantes, disputados e levados a sério pelos times que jogam a competição. Esta será a 15ª edição do torneio, que voltou a ser disputada em 2013 depois de um período de ausência no calendário e ganhou a atenção de seus disputantes.

Neste ano há dois fatores que precisam ser levados em conta: a grande duração da competição, que se estende até a Copa do Mundo da Rússia e a ausência do Sport, que abriu mão de sua vaga.

Os jogos da fase de grupos começam nesta terça-feira e o jogo inicial será entre Treze e CRB na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Ainda teremos Confiança x Santa Cruz, Globo x Vitória e Salgueiro x Ceará.

Entre os destaques desse jogo, o Santa Cruz precisa enviar uma mensagem positiva para seu torcedor depois de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, mais uma vez caindo de divisões de forma seguida no âmbito nacional. O tradicional tricolor de Recife ainda não ganha um jogo fora de casa há quinze partidas.

Já Vitória e Ceará podem comemorar o fato que este é um ano que disputam a Série A e por isso seus orçamentos são maiores. O Vitória escapou por pouco do rebaixamento, precisando de um gol levado pelo Coritiba no fim de seu jogo para ver o time do Sul cair e não eles próprios. Já o alvinegro cearense subiu da segunda divisão e pode incomodar os rivais especialmente em seus domínios.

Na quarta o jogo de destaque será o Náutico recebendo o Altos. O Timbu jogou a fase preliminar da competição, que aconteceu no final do ano passado e começo deste e foi um dos quatro vencedores, junto com o Globo FC, CSA de Alagoas e o Treze.

Por fim, na quinta-feira, o Bahia entra em campo. Atual campeão e favorito para conquistar novamente, o time de Guto Ferreira enfrenta o Botafogo da Paraíba e buscou valorizar em sua preparação a posse de bola e a movimentação constante de seus jogadores. Time de melhor campanha entre os clubes do Nordeste no Brasileirão, o Bahia sofrerá a pressão e terá um alvo em suas costas durante a Copa do Nordeste.

A fase que se inicia nesta quarta é composta por quatro grupos de quatro times, sendo que os dois melhores de cada grupo se classificam para a etapa seguinte. Nela teremos dois grupos de quatro e novamente os dois melhores se classificam. No fim, semifinais e finais, que serão disputadas apenas no mês de julho.

Ou seja, a competição é bastante longa e equipes como Bahia, Vitória e Ceará vão precisar trabalhar bem seus elencos para evitar o desgaste dos jogadores e possíveis lesões, ainda mais porque as viagens são longas e a temperatura, especialmente nestes meses de verão, não é algo fácil.

Essa é uma das razões para explicar porque desde 2013, quando a Copa do Nordeste voltou para valer, nós tivemos cinco campeões diferentes: Campinense (2013), Sport (2014), Ceará (2015), Santa Cruz (2016) e Bahia em 2017.

Esta edição de 2018 vale ser guardada na memória e aproveitada porque por razões de calendário, é possível que outros times grandes – Náutico e Santa Cruz, por exemplo, sigam o exemplo do Sport e abram mão de suas vagas, reduzindo a força da competição. Caso você goste da Lampions League, como é carinhosamente chamada a Copa do Nordeste, em referência à Champions League, de seus estádios cheios e a força das torcidas, vale a pena dar uma conferida.