Palmeiras e Grêmio encostam nos líderes

33
Leandro Carvalho
O Ceará arrancou a vitória, por 1 a 0, contra o Flamengo no Maracanã lotado

O trio de ponteiros do Campeonato Brasileiro passou a vigésima segunda rodada sem vitória. Grêmio e Palmeiras se aproveitaram e ficaram mais perto da luta pelo título. A diferença entre o São Paulo, primeiro colocado, e o alviverde, quinto, foi reduzida para seis pontos.

Maracanã
Mais de 61 mil pessoas, sendo 55 mil pagantes, assistiram a derrota do Flamengo

A temporada de tropeços foi aberta logo na manhã de domingo, 2 de setembro, quando o Flamengo, no Maracanã, decepcionou as mais de 55 mil pessoas que pagaram ingresso para assistir ao jogo contra o Ceará, vice-lanterna do Brasileirão. Perdeu por 1 a 0 com gol aos 45 minutos do segundo tempo em falha do goleiro Diego Alves. Isso deixou o Flamengo estacionado nos 41 pontos.

Cartão vermelho é obstáculo extra no empate são-paulino

Na parte da tarde, o rubro da vergonha na face dos flamenguistas, depois da derrota para um time no fundo da tabela, foi substituído pelo vermelho vivo do cartão exibido ao atacante Diego Souza. O jogador fez o movimento de dar uma cotovelada no lateral Léo, do Fluminense. Não agrediu, mas sua fama de atleta agressivo provavelmente contou para a decisão do árbitro de mandá-lo para o chuveiro mais cedo.

Diego Souza
Ainda no primeiro tempo Diego Souza levou cartão vermelho e deixou o São Paulo com dez

Com um atleta a menos, o São Paulo acabou se contentando com o empate por 1 a 1 com o Fluminense e desperdiçou a chance de ampliar a vantagem que tinha em relação aos rivais. Conservou-se na ponta. Agora, tem 46 pontos.

Colorado mantém defesa implacável, mas ataque passa em branco

A série de tropeços foi completada pelo Internacional já na noite de domingo. No Mineirão, o time gaúcho mostrou mais uma vez sua força defensiva. Alcançou contra o Cruzeiro a sexta partida seguida sem ter sofrido um tento sequer. Porém, como o ataque também passou em branco, teve que se contentar com a igualdade, que o levou para 43 pontos.

No mesmo horário, o Palmeiras, com sua equipe B, bateu a Chapecoense, por 2 a 1, na Arena Condá, conseguindo reduzir a diferença para o líder. Chegou aos 40 pontos. No sábado, 1º de setembro, o Grêmio também havia alcançado essa pontuação de forma ainda mais contundente. Em Porto Alegre, goleou o Botafogo por 4 a 0. Como leva vantagem nos critérios de desempate, aparece no quarto lugar da classificação enquanto o alviverde paulista é o quinto.

Galo lidera o segundo pelotão

Depois de ficar perto dos ponteiros e ameaçar brigar pelo título, o Atlético-MG ficou no empate, por 1 a 1, com o Corinthians, em São Paulo, na noite de sábado, estabelecendo uma série de três partidas sem vitória. Com isso, teve que se contentar em ter seu status reduzido para líder do segundo pelotão. Com 35 pontos, fecha o bloco de classificação para a edição 2019 da Libertadores na sexta posição.

Esse bloco ganhou um novo integrante. Trata-se de outro Atlético, o Paranaense, que derrotou o Bahia, por 2 a 0, na Arena da Baixada, e subiu para a nona posição com 27 pontos. Ganhou quatro postos e ainda tem uma partida a mais por realizar que a maioria de seus adversários podendo, dessa maneira, ambicionar um lugar no G6. Nessa briga também estão Cruzeiro (31), Corinthians (30), Santos (27) – que no sábado fez 3 a 0 no Vasco e também tem um jogo a menos, Fluminense (27) e América-MG (26).

Sport acaba com jejum de vitórias, mas segue no Z4

Depois de 11 jogos sem vencer (nove derrotas e dois empates), o Sport conseguiu deixar o campo com três pontos na conta. Em casa, fez 1 a 0 no Paraná, lanterna do Brasileirão. Não foi suficiente, contudo, para que os pernambucanos deixassem a zona de rebaixamento. Com 23 pontos estão na 17ª posição, com 23 pontos, seguidos no Z4 por Chapecoense (21), Ceará (20) e Paraná (15).

Na ‘zona morta’, fora do bloco de classificados para torneios sul-americanos e também da região da degola, estão Vitória (25), Bahia (25), Botafogo (25) e Vasco (24). Os resultados do final de semana tiveram efeito imediato nas cotações oferecidas pelas casas de apostas. O São Paulo passou a ter prêmio de 2,4 por 1 em caso de conquista e o Inter encostou com cotação de 2,46. O Flamengo passou para 2,52 na plataforma de Betfair.