Os campeonatos nacionais na Europa estão apenas no começo, mas com tamanho favoritismo de algumas equipes, perder pontos neste início de temporada já pode criar um buraco difícil de recuperar.
O Manchester United na Inglaterra, a Inter de Milão na Itália e o Atlético de Madrid na Espanha já veem seus maiores rivais com alguma distância, mesmo com investimentos grandes para tentar matar a vantagem que Manchester City, Juventus e Real Madrid & Barcelona tem nos últimos anos.
Vamos a cada um dos casos, que têm suas particularidades
Manchester United está no meio da turbulência
Quando falei em investimento acima, o United não se encaixa nesta última janela, quando a imobilidade irritou publicamente José Mourinho. Mas é inegável que o clube gastou rios de dinheiro para montar seu elenco atual, com Paul Pogba sendo o exemplo máximo disso.
Porém Pogba é um dos que balançaram na janela com o interesse do Barcelona. A diferença técnica em relação ao City, que passeou na Premier League passada, na qual o United foi vice, só parece ter aumentado.
E é claro que Mourinho não ficaria quieto. Ele destruiu todas as pontes em Madrid, seja com os jogadores do Real ou a diretoria e foi demitido no fim da sua terceira temporada. No Chelsea, em sua segunda passagem, ele ter vencido a Premier League na temporada anterior não impediu sua demissão no meio das competições.
E agora, entrando em sua terceira temporada em Manchester ele perdeu para o Brighton, que em quatro rodadas só venceu esse jogo e depois levou uma sapatada do Tottenham em casa, 3 a 0. A vitória contra o Burnley, que é o vice-lanterna, não acalmou muito os ânimos.
O Liverpool já tem 12 pontos, o City tem 10 e o United tem seis, ou seja, é perfeitamente reversível ainda, mas com Mourinho sendo Mourinho e um elenco que parece estagnado, é difícil pensar que este ano será proveitoso. E dá para notar isso nas cotações das casas de apostas. Se você ainda confia no United, saiba que na Betfair o valor para ser campeão inglês está em 41 para 1, um número altíssimo. Para efeito de comparação, o Liverpool paga 3,5 para 1.
Atlético de Madrid patina no fraco espanhol
O Campeonato Espanhol é conhecido pelo desequilíbrio, mas nesta temporada ele parece ainda maior porque os times abaixo do trio Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid não parecem apresentar grandes coisas.
Aqui vale falar que é injusto falar que a Espanha só tem dois clubes, visto o sucesso de times como Sevilla e Athletic de Bilbao na Liga Europa e a potência que o Atlético de Madrid mostrou nos últimos anos na Champions League.
Mas para esta temporada, que deveria ser a da estabilização no topo, o Atlético não começou bem.
O time manteve Antoine Griezmann, campeão do mundo e que estava na mira do Barcelona, e trouxe Thomas Lemar do Monaco por 70 milhões de euros. Mas isso não impediu o péssimo começo na Liga Espanhola, o pior desde que Simeone assumiu o comando da equipe.
A derrota por 2 a 0 para o Celta de Vigo no fim de semana foi feia e o time tem cinco chutes a gol nos três primeiros jogos. A defesa não está sólida como de costume, levando mais gols que o normal. Até na incrível vitória a Supercopa da Europa contra o Real Madrid, a equipe levou sufoco lá atrás. Assim fica difícil.
A Inter de Milão já vê a Juventus na frente
A situação já ficou melhor com um 3 a 0 fora de casa contra o Bologna. Mas antes a Inter de Milão não tinha vencido seus dois primeiros jogos. E a Juventus, mesmo com Cristiano Ronaldo ainda surpreendentemente zerado em gols, está 100%.
O time não conseguiu concretizar seu principal sonho, que era trazer Luka Modric. Mas mesmo assim a equipe se posicionou para fazer mais barulho. Mas com quatro pontos e a Juventus já à frente por cinco pontos e no mesmo grupo de Barcelona e Tottenham na Champions League, nada vai ser fácil para a equipe de Milão.