E agora Neymar? PSG, Barcelona, melhor do mundo…

Neymar

Uma das apostas que estão disponíveis na Betfair é qual será o próximo time de Neymar. O Barcelona tem as odds mais baixas, pagando 3,25 para 1. O Real Madrid paga 8 para 1, enquanto Juventus com 15 para 1, um time da MLS (Estados Unidos) e o Newcastle tem 21 para 1.

Que Neymar não vai terminar a carreira no PSG é óbvio, mas poucos meses atrás achávamos que ele não passaria desta metade do ano em Paris. Com a pandemia, tudo mudou. Especialmente em Barcelona.

O Barça era o candidatíssimo a recontratar o brasileiro, com tentativas públicas nas últimas janelas. Por semanas falamos nos pacotes que o time catalão montaria, porque só com dinheiro não daria para convencer os donos do PSG. Agora menos ainda: o Barcelona não tem toda essa grana, tendo queimado dinheiro nos últimos anos em contratações ruins. Só Griezmann, Dembele e Philippe Coutinho fazem a conta passar dos dois bilhões de reais. Isso mesmo, você não leu errado.

Mas a pandemia causou outra hecatombe em Barcelona. O elenco envelhecido voltou péssimo da parada, perdendo o espanhol onde era favorito e levando 8 do Bayern de Munique. Mesmo que não tivesse rolado essa vergonha, o sinal que era preciso mudanças já estava claro. A reformulação começou no clube, com Ronald Koeman de novo treinador, só que não se sabe se Lionel Messi vai querer participar disso. O argentino pode ser vendido a qualquer momento ou simplesmente sair em julho de 2021, quando seu contrato acaba. A mesma aposta de Neymar sobre o próximo clube também tem uma versão com Messi (Inter de Milão favorita pagando 4 para 1) e também há odds para “Messi sai antes de julho de 2021”, pagando 1,5 para o não e só 2,3 para 1 para o sim.

Difícil imaginar que Neymar tenha tanta vontade de voltar para Barcelona vendo esse cenário de terra arrasada. Ainda mais depois de batalhar em Paris para ter um time competitivo e finalmente notarmos que existe um vestiário que se gosta.

Neymar claramente quer liberdade para ser quem ele é. E obviamente quer um time bom a seu lado. Na Juventus ele teria que se sujeitar a uma estrutura rígida. Em Barcelona, com Messi, ele nunca seria o protagonista completo e ídolo máximo. Em Paris ele pode ser isso. Morando em Paris, algo que não é de se jogar fora, e com um salário astronômico. Em Barcelona ele teria que aparar algumas arestas no seu orçamento porque os pagamentos seriam menores. Em vez de 100 viagens de jatinho por ano, talvez 95?

Ou seja, de repente o PSG virou a melhor situação para o jogador. O time não tem grandes desafios locais, se posicionou como um clube a ser respeitado na Europa, tem grandes jogadores e um objetivo claro nunca alcançado: a Champions League.

Vencer muda tudo

neymar psg
Com o Barcelona reformulando e Messi podendo sair, o PSG é o melhor lugar para Neymar

O grande feito de Neymar nesta volta do futebol foi ter melhorado um pouco sua imagem, depois de anos horríveis, especialmente por suas atuações patéticas na Copa do Mundo. Independentemente se você gosta de sua presença nas redes sociais, se o pai tá on ou não tá, ele se conecta com um público enorme.

Quando se vence, isso é carisma, quando perde é falta de maturidade, é assim a vida. Claro que como sempre, nunca é tão 8 ou 80, está mais para 44.

Neymar se beneficiaria de não aparecer tanto e se expor tanto. Ao mesmo tempo, é quem ele é e controlar isso pode afetar outras coisas, como sua alegria de jogar. Já vimos Neymar P¨% da vida e isso só resulta em reclamações com o árbitro, expulsões e provocações a rivais.

O brasileiro começou a temporada no PSG sendo vaiado pela própria torcida e com Leonardo, novo diretor do time, claramente se posicionando como chefão da área, sem aceitar a bagunça que o time era antigamente. Deu resultados.

Só que lembra do que falei três parágrafos acima? Não é tão 8 ou 80. O PSG pegou Barcelona, Real Madrid e Manchester United nas últimas três oitavas de final da Champions. E em duas dessas eliminatórias perdeu porque deu tiros no pé, especialmente no histórico 6 a 1 contra o Barcelona, com Neymar do outro lado. Neste ano o sorteio devolveu toda essa sacanagem com Borussia Dortmund, Atalanta e RB Leipzig, todos bons times, sem dúvidas, mas sem craques inegáveis ou conjuntos espetaculares.

O PSG fez sua parte, enquanto Juventus, Atletico de Madrid e Manchester City, por exemplo, não fizeram. Mas ainda resta saber se o time da capital francesa tem o que é necessário para pegar um clube do mais alto patamar europeu e passar. Isso pode perfeitamente acontecer nos próximos anos. Neymar deve fazer parte desse time por mais um tempinho. É a melhor chance para ele ter o sucesso coletivo e finalmente poder ser o melhor do mundo.

Comentários do Facebook