Os 10 melhores laterais do mundo na atualidade

Estamos chegando ao fim dos nossos especiais de Top 10 das posições, e você pode relembrar todas as matérias do tipo que fizemos a qualquer hora. Elas são sobre zagueiros, volantes e atacantes.

Nesta matéria, enfim, vamos falar sobre uma posição do campo que é essencial, mas nem sempre é lembrada como um lugar de craques, salvo exceções monstruosas do gabarito de Cafu e Roberto Carlos. Já deu pra sacar, né? Com vocês, os 10 melhores laterais da atualidade!

10. Dani Carvajal (Real Madrid)

Carvajal pode não ser o primeiro que pipoca na sua mente quando falamos em grandes laterais, mas ele é a eficiência em pessoa, mesmo discreto em campo

É sempre complicado começar esse tipo de lista, já que é algo totalmente pessoal e opinativo, embora baseado em dados e observação. Enfim, quem pega nossa 10ª posição é lateral-direito titular do Real Madrid, Dan Carvajal.

Aos 28 anos, o espanhol crescido na base dos Merengues chegou ao status de dono da posição de um dos maiores clubes do mundo sem muita contestação – o que diz muito sobre sua qualidade. Não é um marcador de gols, não é um garçom de primeira, mas joga com eficiência, apoia o ataque, defende e corre. Um lateral completo e que faz bonito.

9. Theo Hernández (Milan)

O que estavam sendo temporadas de banco na Espanha viraram titularidade e destaque na Itália. O garoto pode ir longe

O que é de uma boa lista de jogadores sem os famosos “jovens promissores”? O primeiro que você verá por aqui é Theo Hernandez, agora lateral esquerdo do Milan e que, com 22 anos, começou a dar mostrar de que vai ser um dos melhores do mundo.

A carreira do francês no Atlético de Madrid e, após 8 anos de base, foi vendido ao rival Real Madrid, onde o jogador acabou sem espaço por ter que concorrer com monstros do calibre de Marcelo, Varane e Hakimi fizeram com que ele saísse para o Milan em 2019.

Foram poucos meses de bola rolando com os Rossoneros, clube pelo qual estreou em setembro de 2019, mas Hernández já provou que é talentoso e peça importante do time, tanto que conquistou a titularidade. Nesses meses já foram 6 gols em 25 partidas – nada mal para um defensor.

8. Alex Sandro (Juventus)

Alex Sandro tem tudo para ser um dos nomes mais importantes do Brasil na Copa de 2022, assim como já o é na Juventus em 2020

Ainda no norte da Itália, nosso próximo colocado é um brasileiro, e dos mais talentosos, tanto que poderia muito bem ter ido à Copa de 2018 no lugar de Filipe Luís: Alex Sandro, lateral esquerdo da Juventus.

O jogador é tido como um dos melhores laterais da atualidade e não é à toa. Rápido e especialista em desarmes, o atleta de 29 anos também sabe apoiar o ataque e é dono de um excelente cruzamento, tanto que não é raro ser usado como meia aberto ou mesmo ala.

Já tem gente comparando o jogador com Roberto Carlos de 2002, mas é meio cedo para isso. Se for convocado para jogar no Catar, quando tiver 31 anos, poderemos ver se o papo é furado ou não.

7. Alphonso Davies (Bayern de Munique)

Alphonso Davies ainda é um “famoso quem?” para muita gente, mas se continuar jogando no nível que está, logo vai ser um dos principais craques da posição no mundo

Chegamos ao primeiro nome que você talvez não conheça – mas ué, ele está na sétima posição? Sim, está, e merece estar. Alphonso Davies é uma jovem promessa do Canadá que joga no Bayern de Munique e, sendo o mais jovem da nossa lista, é um dos que merece mais atenção.

Com apenas 19 anos, ele já começa a figurar entre os principais jogadores do Bayern de Munique – e estamos falando de um clube que tem Kimmich, Alaba e Pavard brigando por posições de defesa (mesmo que nem todos sejam laterais de origem).

Em 2018-19 ele entrou em campo apenas seis vezes, mas na temporada atual já foram 24 partidas com a camisa do Bayern, as quais viram ele dar assistência, fazer gol e, vale dizer, colocar o astro Haaland, do Borussia Dortmund, no bolso no último jogo. Esse moleque vai longe.

6. Marcelo (Real Madrid)

Sai temporada entra temporada, o veterano Marcelo continua titular indiscutível num dos melhores times do mundo – e faz por merecer

Da juventude passamos à experiência! No nosso sexto lugar, um veterano que não sai do auge da forma há muitos anos e não dá deixa de decadência: o brasileiro Marcelo, titular da lateral-esquerda do Real Madrid.

Apresentar Marcelo é chover no molhado: estamos falando do dono da posição não só no seu time como na Seleção Brasileira principal desde 2010 e que só agora passou a não ser convocado com tanta frequência.

Mesmo com 32 anos, Marcelo continua dando provas de ser um dos melhores do mundo. O currículo é invejável, a titularidade segue intacta e o estilo de jogo, arrojado, ofensivo e técnico, ainda impressiona quem quer que veja.

5. David Alaba (Bayern de Munique)

A concorrência está cada vez mais apertada no Bayern de Munique, mas Alaba ainda tem muito gás – seja na Baviera ou em outro lugar

Nosso quinto lugar fica com o titular da lateral-esquerda do Bayern de Munique, mas que sofre cada vez mais concorrência do já listado Alphonso Davis, o austríaco David Alaba.

Jogador do Bayern desde o longínquo 2008, o atleta de 28 anos foi se firmando no time ao longo do tempo e conquistando de tudo com seu clube, especialmente o Campeonato Alemão, do qual já faturou 8 troféus e, de quebra, uma Champions League, uma Copa da Alemanha e um Mundial FIFA, entre outros.

É difícil cravar que o jogador esteja de saída do clube, mas mesmo se estiver, qualquer gigante europeu disputaria a tapa o passe do jogador, que continua tranquilamente como um dos melhores do mundo.

4. Achraf Hakimi (Borussia Dortmund)

Hakimi está emprestado ao Dortmund por não ter espaço no Real Madrid, mas se continua jogando em nível tão alto vai voltar aos Merengues rapidinho, e para ser titular

Nosso quarto lugar também é de um atleta que atua na Alemanha, mas nas cores amarela e preta do Borussia Dortmund. Falamos do astro marroquino em plena ascensão Achraf Hakimi.

Com apenas 21 anos de idade, o jogador pertence ao Real Madrid, mas teve pouquíssimas oportunidades de jogo no período em que esteve com o time principal, por isso acabou emprestado ao Dortmund, onde está ajudando o clube a fazer uma bela campanha, mesmo tendo um elenco limitado.

O talento do jogador não foi suficiente para parar o Bayern no último jogo, aquele que praticamente tirou as chances de título do clube aurinegro, mas Hakimi tem sido exemplar e deu show num jogo de Champions contra o Atlético de Madrid, com três assistências. Quando for titular dos Merengues vai ser difícil segurar o jovem.

3. Jordi Alba (Barcelona)

jordi alba barcelona
Poucos jogadores são ao mesmo tempo completos e experientes como Jordi Alba, e o Barça sabe bem que está com um dos melhores do mundo no seu elenco

Chegamos ao esperado pódio, a parte geralmente mais fácil desses especiais, mas o terceiro lugar foi complicado de decidir. No fim, a decisão acabou num veterano consagrado e que continua jogando em altíssimo nível: Jordi Alba, do Barcelona.

O lateral-esquerdo já está no Barça há 8 anos, e de lá para cá faturou La Liga em cinco oportunidades e também conquistou uma Champions League e um Mundial FIFA. Não impressiona que, claro, ele também seja titular da Seleção Espanhola.

Aos 31 anos, Alba não dá mostras de ferrugem e, embora comece a enfrentar concorrência pela posição e as lesões se tornem mais comuns, continua um monstro versátil que pode ser tanto o lateral seguro quanto o ala veloz.

2. Andrew Robertson (Liverpool)

Robertson chegou ao Liverpool vindo de times pequenos, como quem não queria nada, e hoje é dono da posição e um dos melhores do mundo disparado

Se você não adivinhar as medalhas de prata e ouro vai ficar feio hein! Para surpresa de poucos, segundo lugar para Andrew Robertson, lateral-esquerdo do melhor time do mundo na atualidade, o Liverpool.

Revelado pelo Celtic no seu país de origem, a Escócia, o jogador passou por vários clubes menores, como o Hull City, onde fez 99 jogos, até chegar ao Liverpool, onde está desde 2017. A primeira temporada foi em boa parte como reserva de Alberto Moreno, mas depois que o concorrente se lesionou, o escocês precisou de pouco tempo para provar que era um talento raro e valiosíssimo.

Ágil, inteligente como poucos e com uma visão comparável à de quase ninguém, Robertson é uma das joias na já espetacular coroa do Liverpool – mas ainda assim não é o diamante principal.

1. Trent Alexander-Arnlod (Liverpool)

A imagem de capa da matéria, com Alexander-Arnold na bandeirinha de escanteio, pronto para a cobrança, não está lá à toa

Se Robertson tem a visão, Jordi Alba tem solidez e Hakimi tem a força da juventude, o melhor lateral do mundo tem tudo isso ao mesmo tempo e se chama Trent Alexander-Arnold, também do Liverpool, como não poderia ser diferente.

Atualmente com 21 anos de idade, o jovem inglês é cria da base do próprio Liverpool, motivo de verdadeiro orgulho para os Reds, que sabem que estão lidando com seu melhor jogador de base desde ninguém menos que Steven Gerrard, sem exagero nenhum.

A foto do jogador ao lado da bandeirinha de escanteio já deve lembrar todo mundo do momento mais icônico da sua carreira, na vitória épica sobre o Barcelona na semi da Champions League passada, na qual ele cobrou o escanteio rápido, enganou todo mundo e permitiu a Wijnaldum fazer o gol miraculoso – tudo isso com 20 anos de idade então.

Medalha de ouro e uma carreira brilhante pela frente é tudo o que dá pra enxergar em Alexander-Arnold na Prermier League ou em qualquer outro lugar.

Comentários do Facebook