Os 10 melhores zagueiros da atualidade

Estamos aproveitando a triste pausa no futebol (e no mundo) para exercitar nossa capacidade de análise, e um jeito legal de fazer isso é comparar atletas e compilar listas. Você pode ver aqui alguns especiais sobre melhores e piores jogadores que já fizemos, assim como grandes times de grandes épocas.

Já falamos sobre os atacantes, portanto, no especial de hoje, vamos nos arriscar a tentar eleger os 10 maiores zagueiros da atualidade. Alguns medalhões e garotos em grande fase bateram na trave e merecem menção honrosa, antes de mais nada: Piqué, Hummels, Bonucci, Vertonghen, Chiellini, Felipe e outros que poderiam muito bem estar aqui.

Ah, só um detalhe: nosso especial é apenas de zagueiros centrais, então você não vai encontrar laterais aqui, por exemplo. Acha que faltou alguém? Manda aí nos comentários! Boa leitura.

10. Milan Škriniar (Inter de Milão)

O jogador da Inter pode não ser de um país com seleção nacional glamorosa, mas faz um excelente trabalho no seu clube

Talvez você fale um “quem?!” bem alto assim que ver nosso primeiro nome, mas Milan Škriniar tem tudo para ser um nome forte entre os zagueiros do mundo nos próximos meses – principalmente se o Campeonato Italiano voltar a ser jogado nesta temporada ainda.

Isso quer dizer que Škriniar é uma promessa? Não, definitivamente não, já que ele já tem 25 anos de idade. A questão é que ele faz parte do melhor time da Inter de Milão da época, é dono da posição desde que Miranda foi embora e é responsável por uma das melhores defesas da Serie A.

A UEFA Champions League acabou para a Inter, mas a Liga Europa ainda é um sonho provável, e lá está o zagueiro eslovaco para tentar ajudar os Nerazzurri. O carinha joga muito, pode confiar.

9. Dayot Upamecano (RB Leipzig)

Dá pra dizer que Upamecano ainda está em ascensão e é promessa. Se assim ele já está no top 10, imagine em alguns anos

O nono lugar da nossa lista fica para uma das maiores promessas da atualidade, o zagueiro francês Dayot Upamecano. Aos 21 anos de idade, ele faz parte do elenco do RB Leipzig que está aterrorizando gigantes tanto na Champions League quanto na Bundesliga.

Tendo chegado ao time alemão com apenas 18 anos (e já tendo jogado de titular o campeonato da Áustria no outro RB, o Salzburg), Upamecano não para de crescer. São 29 jogos com a camisa do Leipzig na temporada e performances excelentes perante abacaxis do nível de Bayern e Tottenham (sem deixar seu time perder nenhuma vez contra esses e outros).

O francês já começou a colecionar convocações sub-21 para a França, e logo logo veremos o zagueiro com a camisa principal da atual campeã do mundo, se as coisas seguirem esse ritmo.

8. Lucas Hernandéz (Bayern de Munique)

A geração de zagueiros da França é sensacional, e Hernández é um dos frutos dela – tanto que é campeão do mundo

Já que estamos falando na França que foi campeã do mundo em 2018, nada mais justo que apresentar um dos atletas daquele elenco, o zagueirão Lucas Hernandéz, titular dos Les Bleus em todos os jogos da Copa da Rússia.

Atualmente no Bayern de Munique, ou seja, time de ponta e líder na Bundesliga, Hernandéz não teve problemas em substituir Hummels no time titular. A bagatela de 80 milhões de euros paga pelos Bávaros ao Atlético de Madrid por ele, por enquanto, parecem muito bem gastas.

O atleta perdeu quase todo o começo da temporada por lesão, e talvez por isso não esteja mais alto na nossa lista, mas ainda é jovem (e provou ter qualidade o suficiente) para merecer o oitavo lugar aqui, que logo mais pode se tornar uma posição ainda melhor.

7. Sergio Ramos (Real Madrid)

Já em fim de carreira, Sergio Ramos não deve mais nada pra ninguém, mas continua jogando como se cada partida fosse a última

Quanto mais para frente no campo e mais correria exigida, mais pesa a idade para um jogador – por isso Cristiano Ronaldo, com 35 anos de idade, ainda impressiona tanto. Em geral zagueiros só perdem para goleiros quando o assunto é longevidade de carreira, mas Sergio Ramos é especial. Aos 34 anos, o espanhol já lendário continua um monstro.

Moralmente falando, as condutas do jogador do Real Madrid são questionáveis desde sempre. Dentro de campo e falando apenas de qualidade de bola, porém, o assunto é outro. Até uns anos atrás, antes do surgimento de alguns pouquíssimos outros, o espanhol seria pódio dessa lista, se é que não ganharia.

O que é fato é que, mesmo na reta final da sua brilhante trajetória futebolística, Sergio Ramos continua titular de um time de ponta e, não apenas isso, é capitão e verdadeiro líder em todos os sentidos.

Capitão também da Seleção Espanhola – na qual é o jogador mais convocado de todos os tempos, aliás – Ramos já provou tudo o que tinha para provar, mas continua tão sólido e enérgico na zaga como sempre. Violento também, temos que acrescentar.

6. Marquinhos (Paris Saint-Germain)

O jogador do PSG acabou sendo o único brasileiro na nossa lista, mas não está nada deslocado entre os melhores do mundo

Hora do brasileiro da lista! Nossa sexta posição fica para o titular da Seleção Marquinhos, rei da zaga do PSG e, na nossa opinião, melhor zagueiro brasileiro da atualidade.

Os torcedores conhecem o atleta desde seus tempos de Corinthians, clube pelo qual foi revelado. Desde os tempos de Timão, passando pela Roma e até chegar à França, o jogador segue em plena ascensão e é nome forte para a Copa de 2022, quando deve estar no auge da forma.

Olhando para o presente, porém, as coisas já vão muito bem, obrigado, para Marquinhos. O jogador faz parte do elenco do Paris Saint-Germain que está indo mais longe na Liga dos Campeões em décadas, já pode comemorar título da Ligue 1 (se ela for retomada). A qualidade está carimbada, e o que falta é um troféu de Champions League para sacramentar de vez.

5. Aymeric Laporte (Manchester City)

Depois de temporadas brilhantes, o 2019-20 do jogador do City está sendo assombrado por lesões. Ele deve voltar com tudo, porém

Já falamos de quatro ligas gigantes da Europa, e agora é hora de chegar à mais importante de todas na atualidade: a Premier League. Com nosso quinto lugar, o monstruoso zagueiro francês do Manchester City, Aymeric Laporte.

Contratado a peso de ouro pelos milionários Citizens, o zagueiro não teve problemas nenhum em preencher a lacuna monstruosa deixada pelos astros Zabaleta e Kompany.

O grande problema de Laporte são as lesões, que estão infernizando o que era para ser uma temporada brilhante. Os anos anteriores foram de pura genialidade, tanto que acabaram em dois títulos do Campeonato Inglês.

O jogador de 25 anos estava voltando a ser titular bem quando a pandemia da Covid-19 estourou, e por isso se retorno acabou prejudicado. Quando ele de fato voltar a campo, porém, tem tudo para continuar sendo um astro em ascensão e um dos melhores do mundo, como já o é, aliás.

4. Raphaël Varane (Real Madrid)

O Real Madrid não tem fama de ser um clube que cultiva atletas jovens, mas Varane é uma bem-vinda exceção para os Merengues

Para o último francês da nossa lista, escolhemos o zagueiro do Real Madrid Raphaël Varane, titular absoluto não apenas dos Merengues ao lado de Sergio Ramos, mas também da Seleção da França campeã de 2018 ao lado de Hernández. Só aí já dá para ter uma noção da importância e do nível do jogador.

Varane foi contratado pelo Real com apenas 18 anos e agora, aos 27, se tornou indispensável para o time e também o terceiro zagueiro mais caro do mundo. A justificativa, porém, está muito bem dada dentro de campo, já que estamos falando de um campeão do mundo com seu país e titular de um dos gigantes da Europa e do planeta.

A carreira do francês ainda está longe de acabar e, além da taça do mundo em 2018, ele já pode se gabar de ser o mais jovem defensor tricampeão da UEFA Champions League de todos os tempos, já que o feito veio com os Merengues quando ele tinha apenas 24 anos. É pouco?

3. Matthijs de Ligt (Juventus)

Se de Ligt conseguir jogar na Juve tudo o que jogou no Ajax antes pode ser o melhor do mundo em poucos anos

Abrindo nosso glorioso pódio da zaga, vamos ao mais jovem de todos da nossa lista: o ainda garotão holandês Matthijs De Ligt, revelado pelo Ajax e atualmente na vitoriosíssima Juventus da Itália.

De Ligt está com apenas 20 anos, mas não pode ser chamado de promessa ou mesmo “garoto”, embora nossa brincadeira ali em cima. Claro, o número não mente, mas garotos não são capitães de times de UEFA Champions League com 18 anos, como foi o caso do zagueiro quando ele jogava no Ajax.

A história do jogador envolve basicamente esses dois times e sua relação um com o outro, já que ele mesmo marcou um gol decisivo pelo clube de Amsterdam contra a Velha Senhora na famosa Champions de 2018-19, o que levou o clube à sua primeira semifinal na competição em mais de 20 anos.

Tendo sido comprado pela bagatela de 75 milhões de euros, De Ligt chegou na Juve para substituir os envelhecidos (mas ainda gigantes) Bonucci e Chiellini, que quase entraram na nossa lista, aliás. O momento ainda não chegou, mas quando chegar vai ser difícil parar o holandês.

2. Kalidou Koulibaly (Napoli)

Koulibaly não é nenhum garoto mais, mas continua jogando cada temporada melhor que a anterior e é cobiçado por muita gente

Quase que nossa medalha de prata vai para um francês, mas o excepcional Kalidou Koulibaly, do Napoli, se naturalizou senegalês, como seus pais, e defende essa seleção. Seria covardia a França ter tanta gente boa na mesma posição, vamos combinar.

Com 28 para 29 anos, muitos diriam que a carreira do zagueiro já passou do seu auge, mas ele insiste em se superar a cada temporada que passa, independentemente de qualquer outra coisa.

O grande mérito do senegalês é sua versatilidade, algo essencial em qualquer jogador hoje (até nos goleiros), mas especialmente raro em defensores. Tirando sua tendência em fazer mais faltas do que seria prudente, Koulibaly é inteligente, forte, rápido defendendo, e ao mesmo tempo tem qualidade de passe a ponto de poder jogar até de volante.

Koulibaly só não se tornou unanimidade entre os torcedores, jogadores e jornalistas porque surgiu um certo holandês num certo time da Inglaterra nos últimos anos que acabou roubando os holofotes. Ninguém pode dizer que o lugar é injusto, porém…

1. Virgil Van Dijk (Liverpool)

Não apenas melhor zagueiro, Van Dijk é tranquilamente um dos melhores jogadores do mundo, e pode ser o melhor de todos em pouco tempo se continuar assim

Se teve uma posição que foi fácil decidir, foi a primeira. Com vocês (que estão totalmente surpreso né), Virgil Van Dijk, o melhor zagueiro do mundo, titular do melhor time do mundo, o Liverpool.

Quem não odeia futebol e/ou quem não estava morando numa caverna no último um ano e meio sabe quem é esse holandês de 28 anos, vice-campeão (a frente de CR7) de um contestado prêmio de Melhor do Mundo FIFA em 2019, o qual Messi ganhou.

O principal nome da defesa do Liverpool coleciona troféus e recordes em poucos anos, o que é só o começo da sua impressionante ficha. Até mesmo coisas difíceis de mensurar como “zagueiro que tomou menos dribles no mundo” ele pode colocar no currículo, mas o que importa mesmo é a relevância que ele e os Reds ganharam juntos.

Quando foi contratado junto ao Southampton, em 2018, ele era um bom defensor e só, mas precisou de poucos meses para provar que era o melhor do mundo. O título de Champions de 2017-18 não veio, mas ficou aquela sensação de “quase”. Em 2018-19, porém, não teve quem segurasse Van Dijk e os Reds, que estavam prestes a sair da fila histórica da Premier League quando o campeonato foi interrompido.

Tendo se sagrado também campeão do mundo FIFA em cima do Flamengo no fim de 2019, Van Dijk já não vê ninguém na sua frente na sua posição no mundo inteiro, e não fica muito para baixo na lista de melhores do mundo como um todo.

Fica claro a cada jogo que estamos vendo um já ídolo do Liverpool e também um dos grandes nomes da história do futebol em campo, bem diante dos nossos olhos.

Comentários do Facebook