Depois de um fim de semana de rodada incompleta na Inglaterra e atenções voltadas para o Oscar e as enchentes em São Paulo, vamos dar uma pincelada sobre o que aconteceu nos campeonatos europeus, que acabaram meio ofuscados por todo o resto.
Inter de Milão vira sobre rival Milan e assume a liderança
Num fim de semana em que a Premier League viu pouquíssimos jogos por conta de uma pausa estratégia, o protagonismo do futebol europeu acabou se voltando para os outros campeonatos, em especial o italiano, que viu a única troca de líder entre os torneios mais importantes.
O grande jogo da Serie A Tim foi o derby milanês entre Inter e Milan, com mando dos Nerazzurri. O que parecia ser uma certa zebra, levando em conta os últimos anos dos Rossoneros, bem medíocres, acabou sendo um jogão de virada espetacular e que mexeu seriamente com a tabela do campeonato.
Para certa surpresa geral, o Milan fez um primeiro tempo arrasador, abrindo 2×0 com gols de Rebić e Ibrahimović, sem contar bola na trave e um certo controle das ações. Na segunda etapa, porém, a Inter acordou e conseguiu empatar o jogo em poucos minutos, com gols de Brozović e Vecino. Um pouco mais para a frente, a virada, com De Vrij, e o jogo pegou fogo de vez, com ataques versus contra-ataques, bola na trave dos dois lados e caos.
Quando o Milan pressionava pelo empate, a Inter achou o quarto gol com o artilheiro supremo Lukaku e fechou a conta.
Por conta da surpreendente derrota da Juventus, que perdeu de 2×1 para o Verona (também de virada), a Inter assume a liderança. Logo depois, aparece a Juve empatada em pontos e, fungando no cangote de ambas, a Lazio, que venceu o Parma fora de casa por 1×0 e só está um ponto atrás de ambas. O Campeonato Italiano não via tanta emoção assim em mais de uma década.
Bundesliga fica enroscada
Numa rodada que poderia definir a tabela do Campeonato Alemão de maneira mais nítida, o que vimos na verdade foi um nó ainda mais difícil de desfazer. O jogão da rodada era do primeiro contra o segundo, Bayern de Munique x RB Leipzig, mas os times não saíram do 0x0 na Allianz Arena – para lucro dos Bávaros, porque o Leipzig teve várias chances de marcar, mas desperdiçou.
No final das contas, quem deu show foi o Bayer Leverkusen, que fez uma partidaça contra o Borussia Dortmund e venceu por 4×3, num placar com duas viradas. O Dortmund saiu na frente, tomou a virada, voltou a ficar na frente e, em lances praticamente seguidos já na reta final do jogo, viu Bailey e Lars Bender fecharem a conta a favor do Leverkusen.
Como o jogo do Borussia Mönchengladbach foi adiado e o Schalke 04 só empatou, a tabela não teve nenhuma mudança. Na prática, esses são os times que ainda podem ser campeões. Em Betfair, as odds são de 1,4 para 1 a favor de título do Bayern e chegam a absurdos 501 para 1 se quem vencer a Bundesliga for o Schalke, maior azarão entre os seis.
Real Madrid e Barcelona vencem na Espanha
Os dois gigantes espanhóis não tiveram grandes problemas na rodada de La Liga, mantendo o status quo da tabela. O Real Madrid visitou o Osasuna e, depois de tomar um susto no começo do jogo, quando os anfitriões saíram na frente, não tiveram dificuldades para virar para um 4×1 sossegado, e seguem líderes.
O Barcelona, por sua vez, sofreu um pouco, mas bateu o Betis por 3×2, num jogo com dois expulsos, no qual Messi não balançou a rede nenhuma vez, mas deu assistência para literalmente todos os três gols do Barça. Em Betfair, a disputa segue feroz entre os dois. As odds pró-Real Madrid campeão estão em 1,53 para 1, enquanto que as a favor do Barcelona são de 2,4 para 1.
PSG passeia na Ligue 1, Premier League fica só no aperitivo
Num “clássico moderno” contra o Lyon pelo Campeonato Francês, o PSG não teve dificuldades em despachar o adversário por 4×2 dentro do Parque dos Príncipes. Numa goleada que fez do time o segundo melhor ataque das cinco principais ligas da Europa, atrás apenas do Manchester City (que fez um jogo a mais, aliás), Di Maria, Mbbapé e Cavani (além de um gol contra) construíram o placar.
Na Inglaterra, nenhum grande entrou em campo por conta de “mini-férias” acertada com a Federação Inglesa de Futebol (FA).
O time mais bem-colocado na tabela que jogou foi o surpreendente Sheffield United, que bateu o Bournemouth de virada por 2×1 e subiu para 5º, onde já está babando atrás do Chelsea, com apenas dois pontinhos a menos.
Quem também está feliz da vida é o Everton, que faz espetacular campanha de recuperação e, tendo vencido o Crystal Palace por 3×1, já chegou na 7ª posição, acima de Manchester United, Wolverhampton e Arsenal.