Rodada simbólica: falta decidir tudo que não envolve o Flamengo

É curioso que no fim de semana que o Campeonato Brasileiro pode ter seu campeão o Flamengo está em Lima. E também é simbólico: o título já está decidido, agora que os outros 18 times (o Avaí está rebaixado já) que se virem para definir o resto.

Só para relembrar: o Flamengo já jogou nesta rodada, assim como o Vasco.

Santos x Cruzeiro, Botafogo x Corinthians

Já falamos da zona de rebaixamento com mais atenção e também da luta por vaga na Libertadores. Aqui temos o cruzamento desses dois grupos.

Botafogo e Cruzeiro estão com o mesmo número de pontos e apenas um pontinho à frente do Fluminense, primeiro na zona de rebaixamento. Depois de aumentar ligeiramente de rendimento, os mineiros voltaram a despencar, com o empate em 0 a 0 com o lanterna Avaí em casa tendo chamado a atenção.

Já o Botafogo tem o pior futebol entre os grandes ameaçados. Nos últimos seis jogos o time perdeu cinco e só venceu o Avaí. Se na virada do turno a equipe estava no meio da tabela e até pensando em voos mais altos, hoje pensar em um empate já é algo positivo.

Só que o empate não serve para um jogo em casa, com tamanha sequência negativa e encarando um Corinthians que não está jogando um futebol brilhante. Só que o Timão está correndo atrás de uma vaga na Libertadores. Ou seja, tem a motivação para vencer. E um time muito melhor que o de Alberto Valentim, que só venceu 25% dos pontos desde que voltou ao Alvinegro.

O Corinthians é favorito no Rio, pagando 2,6 para 1 na sua vitória na Betfair, contra 3 para 1 do Botafogo.

O Cruzeiro tem um duelo mais difícil, já que pega o Santos na Vila. Mas o momento do Alvinegro praiano, mesmo com a boa campanha é péssimo. Paulo Auturori já disse que sairá, Jorge Sampaoli provavelmente fará o mesmo e a crise política segue. Ou seja, se o Cruzeiro não aproveitar isso, ai não tem como culpar ninguém por sua desgraça.

O Santos é favorito, pagando 1,85 para 1, contra 4 para 1 da vitória mineira.

CSA x Fluminense: por que você precisa se importar

O CSA ainda tem poder de decisão, apesar do rombo para o primeiro time fora da ZR

O jogo de segunda-feira parece algo que só interessa as duas torcidas, mas na verdade pode ser um dos jogaços do campeonato.

A diferença do CSA para o Fluminense é de seis pontos. Para os times que estão fora do Z4 é de sete pontos. Mas ainda há como se recuperar: vencendo o Fluminense e cortando essa diferença para três é o caminho óbvio. E como acabamos de falar acima, derrotas de Cruzeiro, Botafogo e Ceará nesta rodada não são nada improváveis.

Mesmo assim, ainda teria quatro pontos de distância e só quatro rodadas. E o CSA não é lá uma seleção. Tudo isso é verdade. Só que o CSA ainda enfrenta o Cruzeiro, recebe um Bahia que não disputará mais nada, pega a Chapecoense provavelmente rebaixada e no último jogo terá o São Paulo, talvez com tudo decidido também.

Então não é uma loucura pensar que essa diferença pode ser cortada nas próximas rodadas e em vez de uma vaga apenas por decidir na ZR se tornem duas. E as torcidas de Botafogo, Flu, Cruzeiro e Ceará terem uma úlcera. O Flu então tem duplo interesse nesse jogo: vencer para sair da zona e impedir que abra mais uma vaga na degola para disputa. Os cariocas são favoritos pagando 2,1 pela vitória na Betfair, contra 3,3 dos alagoanos.

Grêmio x Palmeiras

A ascensão do Grêmio teve um baque com a derrota para o Flamengo, mas garantindo a quarta posição já está bom demais. O Palmeiras só joga pela honra e não querer perder a segunda posição para o Santos.

Por isso este jogo não está com tanto destaque neste post, mas mesmo assim é o duelo de maior qualidade desta rodada. Só não é tão interessante assim.

Comentários do Facebook