Ok, fui um pouco exagerado no título, mas olha só o meu raciocínio: lá em cima temos seis times separados por seis pontos. Lá embaixo o CSA deu uma acordada, o Cruzeiro reagiu e a diferença que tinha aberto da zona do rebaixamento para o pelotão logo abaixo do intermediário não é mais tão grande: do 13º ao 17º são apenas seis pontos de diferença.
Além disso os times da Libertadores não podem falar mais de calendário. Só serão mais dois jogos em outubro e quem passar para a final só joga no final de novembro. Para a Copa do Brasil a mesma coisa. Só faltam três jogos e todos eles serão em setembro. E nenhum dos envolvidos está acima da sétima posição.
Então vamos nos EMPOLGAR: O Brasileirão começa na rodada #17.
O jogo da rodada é Flamengo x Palmeiras
O que era para ser uma das semifinais da Libertadores agora será um jogo com muito mais significado para o Campeonato Brasileiro. O Palmeiras precisa mostrar futebol mesmo que uma derrota no Rio, para um Flamengo voando, com Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e companhia, não seria um mau resultado em condições normais. Não adianta: o ano está indo para o vinagre e a reação precisa ser imediata.
Já o Flamengo está feliz da vida e pode ir 100% para esse jogo porque os jogos da Libertadores só são em outubro agora. Depois de alcançar (e passar nos critérios de desempate) o Santos na rodada passada, agora o rubro-negro tem a chance de empurrar talvez seu maior rival na briga pelo Brasileirão para uma crise que pode ser turbulenta.
O Flamengo é favorito para vencer, pagando 2,15 para 1 na Betfair. A vitória do Palmeiras paga 3,5. Mais de 50 mil ingressos tinham sido vendidos na quinta ainda. Ou seja, casa cheia é pouco. Ambos os times já vão saber o que o Santos fez em Chapecó.
Santos busca se redimir em Chapecó
Depois de duas derrotas fora de casa e um patético empate com o Fortaleza depois de ir vencendo por 3 a 0 para o intervalo, o Santos precisa se redimir. Nenhum resultado é bom além da vitória contra a Chapecoense em Santa Catarina.
Para variar Jorge Sampaoli fez mistério após mais uma semana livre para treinar. Jorge está suspenso e Derlis Gonzalez e Gustavo Henrique voltam de suspensão. A vitória paulista paga 1,95 na Betfair.
São Paulo pode comemorar (um pouco)
O Grêmio ter passado de forma épica (ou imortal?) contra o Palmeiras quer dizer que o Brasileirão mais uma vez será deixado de lado pelos comandados por Renato Gaúcho. É provável que tenhamos time alternativo no Morumbi.
O São Paulo, depois de encerrar uma série de vitórias impressionante com uma derrota horrível para o Vasco, agradece e muito. O Tricolor paulista pode empatar em pontos com Santos e Flamengo antes que eles joguem na rodada.
Já o Grêmio, nas semis da Libertadores e perto da final da Copa do Brasil, só quer saber de chegar aos 45 pontos e ser copero.
Resto
Cruzeiro e Vasco se enfrentam em um momento bastante diferente do vivido nos embates entre Tostão e Dinamite ou até os dos anos 90. O time mineiro acabou de sair da zona do rebaixamento, com 15 pontos. Já o Vasco ganhou uma folguinha, com 20 pontos e a 14ª posição. Ambos não querem nem saber de Chapecoense (14) e Fluminense (12) e por isso o jogo no Mineirão promete. O Cruzeiro paga 1,8 enquanto o Vasco 4,5. O empate paga 3,5 para 1.
Já o Galo está com 27 pontos, mas vem de duas derrotas seguidas, enquanto o Corinthians classificou na Sul-Americana com um futebol qualquer nota mas sempre efetivo com Fabio Carille. O Timão tem 28 pontos e se ainda sonha com o Brasileirão, precisa dos três pontos. A vitória paga 1,9, enquanto o Galo paga 4 para 1.