A 13ª rodada do Campeonato Brasileiro está finalizada, com algumas equipes tendo realizado todas as partidas e outras com 12 jogos. O Goiás, com 10 partidas, é o ponto fora da curva devido ao surto de COVID-19 que teve.
Mas tirando essa diferença, já dá para ter uma boa ideia do que será apresentado pelos clubes na competição. O Sport, por exemplo, pode não conseguir manter essa reação espetacular desde que Jair Ventura chegou, mas já sabemos que é um time competitivo e reativo.
Se o torcedor acordou feliz nesta segunda, o de algumas equipes que iremos falar adiante estão justamente o contrário. Vamos às equipes decepcionantes da competição, com a última desta lista sendo a mais revoltante para a torcida.
Grêmio
O Grêmio está em 14° no momento, então até poderia ser colocado mais abaixo neste texto, mas ainda há o benefício da dúvida: uma vitória no jogo a menos leva a equipe para décimo e o time está começando a jogar melhor depois de um mês de agosto e começo de setembro difícil.
Mas oito empates é de doer e apesar de Renato Gaúcho prometer uma decolagem ainda neste primeiro turno, já sabemos que com Copa do Brasil e Libertadores no horizonte, o Tricolor Gaúcho deve deixar o Brasileirão de lado. Uma pena que em um dos melhores momentos de sua história o Grêmio não tenha tentado ganhar um título Brasileiro.
São Paulo
Quem não está vendo os jogos do Tricolor paulista e só pegou a classificação pode estranhar eu colocar o sétimo como decepcionante. Mas o São Paulo só venceu uma partida nos últimos cinco jogos, empatou com o Coritiba jogando um péssimo futebol e o clima no clube é fúnebre, especialmente depois da eliminação na Libertadores.
Fernando Diniz ainda estar empregado mostra como Raí realmente não quer demiti-lo, mas isso irá acontecer uma hora ou outra. E o grande ídolo com certeza não irá durar muito mais tempo. Assim, o São Paulo, que novamente é um dos elencos mais caros, também é um dos que mais deixam sua torcida irritada.
Botafogo
As expectativas não eram altas, mas pelo amor de Deus. Honda e Kalou vão ter que aprender português rapidinho para virar palestrantes motivacionais e fazer essa equipe vencer partidas. O Botafogo perdeu o mesmo número de jogos que o líder (Atlético-MG), mas tem o mesmo número de empates que o Galo tem de vitórias (9). Resultado: vice-lanterna.
Paulo Autuori foi demitido e Bruno Lazaroni foi colocado. O time é bastante limitado, financeiramente não é dos mais saudáveis e sabemos como clubes grandes quando estão na zona de rebaixamento começam a derrapar e sofrer todo tipo de pressão. Com uma vitória em 13 jogos não dá para botar fé no Botafogo neste momento.
Corinthians
O jogo entre o Timão e o RB Bragantino foi um teste para os espectadores. Quem ama muito o futebol ficou até o fim e deve ter questionado o que estava fazendo com sua vida. O futebol do heptacampeão brasileiro é de doer e não temos notícias sobre um novo treinador, sendo que Dyego Coelho não parece estar à altura do momento.
Entretanto, não há como fazer milagre. O time pegou dois rejeitados por Sampaoli – Cazares e Otero – para ver se consegue fazer a criação do time… criar. Cassio não está em boa fase, a bola não chega em Jô, o banco é fraco e Luan pode ter sido uma das piores contratações da história do clube. Tirando isso está tudo bem.
O Timão é favorito no clássico contra o Santos de quarta-feira na Betfair, mas com certeza não é pelo momento das duas equipes, totalmente oposto. O time da Vila Belmiro está bastante desfalcado: Soteldo está com a seleção, Marinho saiu lesionado da vitória contra o Goiás, Carlos Sanchez está fora da temporada e até Cuca será desfalque, suspenso. Se o Corinthians não vencer, pode ligar todos os alertas.