Notícias do Grêmio são para preocupar os torcedores; é o fim de uma era?

gremio universidad catolica libertadores

A derrota para a Universidad Catolica por 2 a 0 foi só a culminação de um período de semanas de notícias do Grêmio que deixaram os torcedores com a pulga atrás da orelha. Passando por uma das grandes fases de sua história, o Tricolor conquistou Copa do Brasil, Copa Libertadores, Recopas, Estaduais e tudo isso com seu maior ídolo nos campos no comando da equipe. Mas será que a era Renato Gaúcho está chegando ao fim.

Críticas começam a surgir e as entrevistas de Renato, que divertem bastante quando o time ganha, não são das mais engraçadas quando a equipe perde e o treinador fala que a crise do Grêmio é o excesso de títulos.

O futebol em 2020 não é dos melhores

Depois da traumática derrota por 5 a 0 no Maracanã, o Grêmio precisou repensar seu elenco e foi ao mercado. Chegaram Vanderlei, Orejuela, Vitor Ferraz, Diego Souza, Lucas Silva e Thiago Neves. Este último já sabemos o que aconteceu.

A saída do polêmico meia já mostra que algo não está bem. A melhor fase dele foi no Fluminense com Renato Gaúcho e o próprio falou que recuperaria o jogador. No final, nada de recuperação e ainda uma saída que a notícia vazou e o atleta, supostamente foi o último a saber.

O futebol pré-pandemia não teve grandes momentos além das vitórias contra o Inter, mas na volta o time começou lento o Brasileirão, venceu o Campeonato Gaúcho sem muito brilho contra o Caxias e teve a derrota para a Católica. Alerta vermelho sem dúvidas.

As saídas pesaram

Logo quando chegou Renato conseguiu implantar um futebol de qualidade, vencendo a Copa do Brasil e tendo o auge na conquista da Libertadores. É inegável o mérito de Renato para tirar o melhor futebol de Geromel, Arthur, Luan e depois Everton.

Mas as peças foram saindo, as reposições foram acontecendo até certo ponto, mas quando Everton saiu neste meio de ano, vendido pro Benfica, um rombo se abriu. A base continua revelando e há um núcleo jovem. Mas algumas apostas em veteranos que deram certo, a partir de 2019 começaram a ser um fracasso. Diego Tardelli é um marco nisso, mas dá para colocar também André e o citado Thiago Neves.

Ao mesmo tempo, jogadores que estão dando certo em outros clubes não foram aproveitados pelo Grêmio. Enquanto o Grêmio está em má fase, Marinho é um dos melhores jogadores do Brasil pelo Santos e Luciano está fazendo gols pelo São Paulo.

Quando não há mais uma defesa de Grohe para salvar uma vitória, um drible de Luan, um chute de Everton, um passe de Arthur para resolver é que é preciso ter alternativas e ganhar com um elemento surpresa, uma variação tática. Renato sempre desdenhou dos modernismos no futebol, assim como Vanderlei Luxemburgo e é fácil abrir as notícias do Grêmio e achar algum deboche do treinador sobre estudos, análises e novos conceitos.

Prazo de validade

Renato Portaluppi
O peso de treinar o mesmo time por muitos anos não é moleza

Como dissemos semana passada, treinador no Brasil é profissão de risco. Renato é o técnico com mais poder pelo seu completo status de ídolo no clube, mas isso não impediu saídas anteriores. Muricy Ramalho, no São Paulo, é um bom comparativo: jogador do clube, vencedor como treinador, trabalho longo mas que no fim bateu em uma parede. As broncas não são mais tão bem ouvidas, egos começam a inflar, a acomodação chega e uma mudança é boa para todos os lados caso seja bem pensada.

O time ainda é visto com respeito e isso pode ser observado nas odds da Betfair, com o Palmeiras não sendo favorito para vencer o duelo deste fim de semana do Brasileirão, apesar de sua boa fase contra o momento ruim do Tricolor. Mas uma derrota aqui pode abrir uma fenda de 11 pontos para o Internacional, que é favorito contra o Fortaleza e o líder neste momento. Essa desvantagem já seria muito grande e uma pressão a mais em uma equipe que não vence o Brasileirão há mais de duas décadas.

Neste momento as notícias do Grêmio não positivas. Teremos uma melhora nas próximas semanas? Só se as vitórias voltarem.

Comentários do Facebook