O futebol está a todo vapor no momento, com a tão aguardada volta da Copa Libertadores da América e também o reinício das novas temporadas europeias, incluindo pré-Champions League e diversos campeonatos nacionais.
Entre esses campeonatos nacionais, aliás, poucos (ou nenhum) animam tanto os torcedores quanto o Campeonato Inglês, a Premier League, que voltou com tudo e já teve uma primeira rodada cheia de coisas para analisarmos! Vamos lá?
Arsenal líder: promessa de dias melhores?
Como torcedor fanático dos Gunners, para mim é muito especial ver o time no topo da tabela depois da primeira rodada, e não apenas pela ordem alfabética. Piadas à parte, foi uma ótima primeira rodada para o clube, que bateu o recém-promovido Fulham por 3×0 fora de casa.
O Arsenal é outro time em relação ao início da temporada passada. Livre do horror que se mostrou a gestão Unai Emery e empolgado para um futuro que parece promissor sob o comandado de Arteta, o time londrino ainda deu mais alegria ao seu torcedor trazendo como reforços Willian e Gabriel Magalhães e, talvez acima de todo o resto, renovando com o astro-mor Aubameyang, que vai ganhar rios de dinheiro por mais três temporadas no Emirates.
O jogo da primeira rodada viu os Gunners amassando um adversário bem fraco, é verdade, mas numa partida na qual ficou clara a importância dos três já citados, todos envolvidos em gols diretamente e de peças que devem ser importantes no elenco ao longo do ano, como Xhaka e Tierney.
Tendo vencido pelo placar mais elástico e sem tomar gols, liderança para o time da capital.
Campeão Liverpool faz jogaço contra o lendário Leeds
Comandando o Liverpool, Jürgen Klopp leva, merecidamente, todos os louros de grande técnico da Inglaterra, fazendo sombra a Guardiola e todos os outros no momento. Ao mesmo tempo, o argentino Marcelo Bielsa, que nem inglês aprendeu a falar ainda, fez história com o já histórico Leeds United, trazendo os Whites de volta à Premier League depois de longos 15 anos na segundona.
Quis o destino que o primeiro duelo desses técnicos na temporada 2020-21 fosse justamente um contra o outro, e o que se viu no Anfield foi uma partida eletrizante, que já pode ser considerada das melhores que veremos na temporada.
Com um placar emocionante de 4×3, os Reds carimbaram a sequência obscena de vitórias em casa, mas o Leeds mostrou a que veio. Sempre atrás no placar, o time do norte foi guerreiro e empatou o jogo três vezes, até que um pênalti decidiu a favor dos anfitriões, que marcaram com Salah (3x) e Van Dijk. Os gols dos Whites foram feitos por Harrison, Bamford e Klich.
O Liverpool ainda é o time a ser batido? Certamente. O Leeds merece atenção? E como!
O estrelado Everton impressiona
Em questão de investimento, poucos times da Premier League fizeram tanto quanto Everton e Chelsea na atual temporada.
Os Toffees tinham um dos jogos mais difíceis da rodada de estreia: Tottenham fora de casa. Sem medo do adversário, o time de Carlo Ancelotti viu a estreia absolutamente magnífica de James Rodríguez com a camisa azul de Merseyside e pôde comemorar não só a vitória, como a quebra de alguns tabus: 15 jogos sem vencer os Spurs e ainda infligir a primeira derrota de José Mourinho na sua carreira de 18 anos. Não é pouca coisa!
O estreante Allan também se mostrou monstruoso em campo, bem como os talentosíssimos Calvert-Lewin, autor do único gol do jogo, Digne e o brasileiro Richarlison. O time do Everton pode até correr por fora, mas é um dos mais empolgantes em toda a Premier League.
Chelsea: Blues com as manguinhas de fora
Ao Chelsea coube a tarefa de encerrar a rodada, jogando apenas na segunda-feira (14) contra o Brighton, e os Blues fizeram bonito: 3×1 em cima dos adversários, e fora de casa. O jogo marcou a estreia de duas das contratações mais empolgantes de toda a liga, a dupla recém-chegada da Bundesliga Timo Werner e Kai Havertz.
Sem muito brilho, a bem da verdade, o Chelsea fez sua parte e venceu um adversário fraco, mas ficou nítido que o clube londrino precisa adaptar suas novas peças. Werner foi bem e sofreu o pênalti do qual nasceu o primeiro gol, mas não fez muita coisa, e Havertz passou basicamente em branco. Quem marcou para os Blues foram velhos conhecidos: Jorginho, James e Zouma.
Outros destaques
Da turma do primeiro pelotão na temporada passada, foi jogos valem destaque: West Bromwich 0x3 Leicester e Sheffield 0x2 Wolverhampton.
Os Foxes fizeram muito bonito contra o recém-promovido West Brom, batendo os rivais por 3×0 no estádio The Hawthorns e chegando à liderança, empatados com o Arsenal. O interminável artilheiro Vardy marcou duas vezes (de pênalti), enquanto que a nova contratação Castagne, comprado junto à Atalanta, fez o outro gol.
Já os Wolves mostraram que querem ser mais que meros coadjuvantes mais uma vez, batendo justamente um rival que ficou colocado no time na temporada passada inteira. Com gols-relâmpago aos 3’ e 6’, marcados por Raúl Jiménez e Saïss, os Wolves começaram com o pé direito.
Vale dizer que Manchester City e Manchester United não fizeram suas estreias ainda. Outros resultados da rodada: Crystal Palace 1×0 Southampton e West Ham 0x2 Newcastle.