Com virtualmente todo o mundo do futebol parado (menos alguns campeonatos esparsos em países teimosos, diga-se), resta analisar o que rola do lado de fora do campo esse período tão incerto de quarentena.
Pensando nisso, resolvemos analisar 10 das especulações mais quentes do mercado europeu, baseado nas odds disponíveis em Betfair – ou seja, não é palpite puro e simples, é no que as casas de aposta acreditam. Vamos dar uma olhada, então? Os atletas estão em ordem alfabética.
10. Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal)
Dói no meu coração Gunner escrever sobre isso, mas o lado jornalista, sério e imparcial, reconhece que Aubameyang é alvo de fortíssima especulação de saída do time de Londres nessa temporada. Não é de impressionar, porém, vendo o conjunto da obra.
O gabonês, já do alto dos seus 30 anos, não é nenhum garoto e, mesmo assim, parece ainda estar no seu auge físico. Artilheiro da última Premier League (empatado com Salah e Mané), o atacante continua sendo a espinha dorsal do Arsenal.
Só que, claro, um jogador do porte dele quer (e merece) jogar UEFA Champions League, e os Gunners conseguiram a proeza de serem eliminados nas oitavas de final…da Liga Europa. Dá pra chegar na Champions pelo Campeonato Inglês ainda? Dá. É provável? Não muito. O time está mal e só Deus sabe como vai ser na volta (esperamos!) desse caos.
Em caso de saída, tem muita gente de olho em Aubameyang. Dentro da Inglaterra, o olho mais gordo é o do rival Manchester United, que já levou astros Gunners como Van Persie e Alexis Sanchez. Outros potenciais interessados são Real Madrid, Barcelona e PSG.
9. Jack Grealish (Aston Villa)
Ainda na categoria “meninos de ouro”, talvez nenhum outro jogador tão jovem na Inglaterra faça os olhos dos clubes tradicionais brilharem quanto Jack Grealish, do Aston Villa.
O atacante tem apenas 24 anos, mas já é herói no time de Birmigham, com o qual subiu de divisão praticamente carregando todos nas costas.
Com o Villa fazendo uma campanha bem capenga na Premier League e correndo risco de ser rebaixado (caso o campeonato seja retomado ainda nesta temporada, óbvio), é bem fácil ver Grealish saindo assim que a janela de transferências abrir. O principal candidato a receber o inglês é o Manchester United, disparado nas odds de Betfair.
8. Erling Haaland (Borussia Dortmund)
O garoto-prodígio norueguês, claro, é um dos principais alvos de especulação de 2020. O jovem atacante do Borussia Dortmund, de apenas 19 anos, se tornou peça essencial do time ao lado do companheiro de ataque Jadon Sancho, artilheiros do time na temporada (ao lado de Marco Reus).
A questão é que, com tão pouca idade e já essencial para um dos maiores da Europa, não impressiona ver o olho dos gigantes crescendo para cima do garoto. O principal desses cobiçadores é o Real Madrid, mas também há papos de interesse por parte de Barcelona e Manchester United.
7. Kai Havertz (Bayer Leverkusen)
Voltando à Bundesliga, vale destacar um jogador que está carregando seu time nas costas com tanta fúria que, com pouca gente notando, já chegou em zona de Liga dos Campeões. Estamos falando de Kai Havertz, do Bayer Leverkusen.
O jovem alemão, de apenas 20 anos, se tornou rapidamente o jogador mais importante do Leverkusen desde que Julian Brandt saiu para o Borussia Dortmund. Na temporada passada já foi o principal artilheiro do time, e o mesmo se encaminha para esta, caso os jogos em algum momento voltem.
O destino mais especulado para Havertz, enfim, é o gigante alemão Bayern de Munique, mas o Liverpool também pode ser um destino possível para o garoto, que teria que concorrer com algum dos melhores do mundo, lembrando
6. Lautaro Martínez (Inter de Milão)
A Inter de Milão surgiu na temporada 2019-20 quase que aleatoriamente como um dos melhores times da Itália, junto com a Lazio, fazendo frente à todo-poderosa Juventus. Fazendo dupla mortal com Romelu Lukaku, o argentino Lautaro Martínez é vice-artilheiro da equipe milanesa e desperta interesse de muita gente.
A Inter está firme na Liga Europa, sendo concorrente ao título. Além disso, vaga na UEFA Champions League também parece bem próxima através do Campeonato Italiano. Se não vier, porém, pode ser que o atleta de 22 anos acabe saindo, e os destinos prováveis são ambos na Espanha: Barcelona ou Real Madrid.
5. Neymar Jr. (PSG)
Chegamos onde todo mundo esperava! Não existe papo de especulação de transferências sem falar de Neymar Jr., o rei de todas as novelas de todas as janelas desde o começo da década passada.
É repetitivo, mas sempre bom lembrar: a possível saída de Neymar do PSG, assim como foi do Barcelona e do Santos ainda antes, não viria sem trauma. O jogador já se desentendeu com o clube, os colegas e até mesmo a torcida francesa mais de uma vez, mas continua sendo decisivo e um dos melhores do mundo – estamos falando de Neymar, afinal de contas.
Para onde o brasileiro iria? Também é óbvio e repetitivo: de volta ao Barça. A primeira passagem foi ótima? Foi, mas foi de coadjuvante. Se o retorno realmente se concretizar, o camisa 10 da Seleção Brasileira espera ser protagonista, dono dos holofotes, o que parece ainda mais provável vendo a idade de Messi avançando sem piedade.
Ironicamente, parece que só mesmo com a bênção e a ajuda inestimável do argentino para que Neymar encontre uma Catalunha sorridente e receptiva.
4. Paul Pogba (Manchester United)
De todo mundo que falamos até agora (e dos que não falamos também), nenhum nome é tão certo de trocar de time quanto o de Paul Pogba, aparentemente persona non grata no Manchester United e não é de hoje.
Em mais um episódio esquisito dos Red Devils modernos, que parecem ter se tornado uma máquina de moer grandes nomes sem extrair quase nada e cuspir só um bagaço do outro lado, o francês chegou e…não agregou em nada.
Claro que tivemos bons momentos do meia, principalmente na sua primeira temporada, mas os atritos com Mourinho e, aparentemente, com Solskjaer também fizeram com que ele simplesmente sumisse do elenco relacionado para partidas.
Raro até de ver nos jogos no Old Trafford, Pogba está com um pé pra fora de Manchester. Resta ver os destinos possíveis, dos quais se destacam Real Madrid, Juventus e PSG. Parece difícil que o jogador permaneça na Inglaterra onde, infelizmente, pelo jeito não se (re)adaptou.
3. Ivan Rakitic (Barcelona)
Um dos mais experientes da lista, Ivan Rakitic é aquele jogador cuja saída do clube não impressionaria muito ninguém. Em se tratando de um dos gigantes da Europa e com a idade que tem, sem ser um monstro sobre-humano do porte de Messi e Cristiano Ronaldo, não há nada de errado nisso, convenhamos.
Parece que foi ontem, mas o croata joga no Barcelona desde a Copa de 2014, para se ter noção. De lá para cá foram muitas glórias, vitórias e títulos, mas o ciclo parece estar chegando ao fim, ainda mais com o clube catalão utilizando o atleta cada vez menos – a chegada de Frenkie De Jong enterrou de vez a titularidade de Rakitic.
Mesmo com sua idade, o meia croata ainda é cobiçado por gente grande do Velho Continente. Se quiser ficar na Espanha mesmo, é provável que o Sevilla e Atlético de Madrid se interessem pelo veterano de 32 anos. Se quiser sair do país, a Juventus pode ser um dos interessados.
2. Cristiano Ronaldo (Juventus)
Já falamos de alguns veteranos por aqui, mas nenhum deles mais do que Cristiano Ronaldo, uma verdadeira máquina que, aos 35 anos, continua jogando o fino da bola, sendo artilheiro de campeonato e ajudado seu time a ser um dos melhores do mundo. Aliás, de melhor do mundo o gajo entende.
O que é preciso notar, porém, é que a idade é um fator cruel a partir de determinado ponto da carreira do jogador. No caso de CR7, muito por conta da pausa nos esportes do mundo, ficar fora de fora pode ter um custo altíssimo.
A aposentadoria é uma opção? Certamente. Mesmo assim, são raríssimos os que chegam à idade do português jogando com a qualidade que ele joga, e praticamente qualquer time do mundo ainda daria um braço para tê-lo no seu elenco. As especulações cercando Cristiano Ronaldo, enfim, envolvem o PSG, que joga uma liga bem mais light que a italiana, e também algum time dos Estados Unidos – o mais forte candidato sendo o Inter Miami.
1. Willian (Chelsea)
Para encerrar nossa lista de especulações, vamos de brasileiro e, de novo, veterano. Com 31 anos de idade, Willian ainda tem lenha para queimar nos times de primeiro escalão da Europa, então China e EUA não devem ser destinos do jogador agora em 2020.
Atual camisa 10 do Chelsea, não apenas as especulações dão conta de que o jogador vai sair dos Blues de Londres, mas até mesmo alguns vídeos que circularam nas redes sociais mostrando a família do jogador meio que lamentando o fim do ciclo.
Aliás, justamente esse vídeo deu a entender que, muito provavelmente, o brasileiro queira ficar não apenas na Inglaterra, mas também na cidade de Londres, onde ele e seus familiares estão muito bem adaptados. Levando isso em conta, surgem dois destinos bem óbvios: Arsenal e Chelsea.