O Flamengo foi o time mais prejudicado pela parada?

pedro gabriel flamengo

A resposta é sim, o Flamengo foi o time mais prejudicado pela parada. Só para deixar claro, assim como fizemos no texto sobre a Euro 2020 e quem foi mais prejudicado pelo adiamento, é óbvio que todo o futebol tem que parar e o foco precisa ser a saúde das pessoas e atletas. Todos os clubes foram prejudicados. E se não paramos agora, a tragédia poderia ser ainda maior. A Bielorússia não é um exemplo.

Mas o torcedor flamenguista com certeza está com ainda mais raiva do coronavírus.

É muito gasto

O Flamengo levou “tem que investir para ganhar” ao pé da letra e saiu de uma temporada com gastos enormes para outra com gastos ainda maiores. O time contratou Michael, trouxe Gabriel em definitivo, pagou por Léo Pereira e ainda tem salários enormes por todo o elenco. Isso sem contar Jorge Jesus (que falaremos abaixo).

Todo o gasto para o ano maravilhoso de 2019 foi justificado e teve imenso retorno, tanto esportivo quanto financeiro. O superávit confirmado nesta segunda foi de R$63 milhões.

Mas e 2020? Tivemos mais gastos, os salários continuam altos, a venda de atletas pode não chegar a 299 milhões, como atingiu em 2019. E os direitos de televisão podem sofrer uma queda se todos os jogos não forem disputados, assim como exposição de patrocínios.

O Flamengo disse que está preparado para o que vier. E com o tanto de recurso que têm, com certeza está melhor equipado que um time com salários atrasados e perdendo patrocinadores. Mas que é preocupante, é.

Logo quando estava voando

É difícil ser melhor que o Flamengo de 2019, mas o Flamengo de 2020 tinha a chance. A equipe estava voando e até mostrando uma falta de interesse em certos momentos. Nada que preocupasse para quando o bicho pegar. O elenco é inegavelmente melhor, com um banco de dar inveja.

Agora parou tudo. A volta (quando for) não será algo traumático, mas pode demorar para o trem chegar a alta velocidade. E todas as competições vão ficar empilhadas umas nas outras, o que pode complicar para quem disputa diversas frentes.

Jorge Jesus está em Portugal

jorge jesus flamengo
Jesus segue sem contrato para além do meio do ano

O contrato de Jorge Jesus é assunto há meses e as negociações já estão acontecendo. Mas pelo visto o português não quer saber de descontos. E neste momento o euro está a 5,70, o que é um problema para o Flamengo. A grande disputa pelo treinador deve ficar entre o Fla e os clubes portugueses e ele estar lá, tão perto do Estádio da Luz, não é algo muito legal.

Na Betfair há odds para quem será o próximo treinador do Flamengo. Renato Gaúcho, com 2,2 para 1 é o grande favorito. Pelo menos está dizendo próximo, não quem será o treinador do Flamengo no fim de 2020.

Concluindo, o Flamengo ainda é o maior favorito para tudo e a parada, financeiramente, preocupa mas não é o que fará o time ter que colocar uma placa de venda-se em Gabigol, Bruno Henrique e Rodrigo Caio.

Mas se somar o rombo causado pela parada mais o fato de tudo ter parado quando o clube era claramente o favorito para conquistar tudo no Brasil e ainda o fato que Jorge Jesus pode decidir ficar por onde está, o torcedor do rubro-negro tem sim que ficar preocupado.

Mas olhe pelo lado bom, flamenguista: vocês têm o melhor time do século no futebol brasileiro.

Comentários do Facebook