Os brasileiros Athletico-PR, Santos, Inter e Grêmio estrearam ontem na Copa Libertadores 2020, todos com vitórias convincentes.
Agora, portanto, é hora de falarmos daqueles que são, provavelmente, os dois favoritos entre os times do Brasil: Flamengo e Palmeiras, que estreiam logo mais. O São Paulo também joga, e falaremos sobre o Tricolor num post à parte, fique tranquilo.
Não deixe de ver também nosso Guia Libertadores 2020 completo!
Flamengo carrega o peso do troféu
Não há dúvida: o campeão é sempre o time que entra mais pressionado na temporada seguinte de qualquer competição. O Flamengo não é exceção, tendo vencido a Libertadores 2019 de modo tão convincente como foi.
A questão é que o Rubro-Negro carioca entra não apenas como campeão, mas também como favorito de novo – afinal, as mudanças no time foram mínimas até agora, o corpo titular segue lá, firme e forte, e o trabalho de Jorge Jesus, ao menos pelo que deu para ver nesses poucos meses de 2020, continua sendo de altíssimo nível.
O grupo do Flamengo é o A, no qual o time carioca caiu junto de Barcelona de Guayaquil-EQU, Independiente del Valle-EQU e Junior Barranquilla-COL, sendo que os colombianos serão os primeiros adversários do Flamengo, no jogo que acontece logo mais na cidade de Barranquilla.
O grande problema do Flamengo logo de cara são as lesões, que tiraram quatro jogadores importantes dos planos do Mister. Rafinha, Rodrigo Caio e, principalmente, Bruno Henrique, todos lesionados, podem fazer falta ao clube brasileiro, que também não vai contar com Willian Arão, suspenso.
Prognósticos e odds
Mesmo com esses problemas e jogando fora de casa, o Flamengo entra, sim senhor favorito na Colômbia.
Em Betfair, as odds de vitória simples do Rubro-Negro são de 2 para 1, enquanto que, se der Junior Barranquilla, sobem para 3,75 para 1 (além de 3,25 para 1 em caso de empate).
Melhor focar em alguma alternativa mais rentável, como essa: empate em 0x0 paga 7,5 para 1, ou então uma vitória gorda do Flamengo por 3×0, nem tão improvável, que vale excepcionais 17 para 1 em Betfair.
Palmeiras e seu jejum incômodo
A estatística é interessante, embora nem sempre pensemos nisso: o Palmeiras é o time brasileiro em maior jejum de Libertadores desde seu respectivo título.
Levando em conta que o Verdão faturou sua primeira e única Copa Libertadores em 1999 e que, de lá para cá uma penca de nomes brasileiros frequentes na competição levantaram o caneco (São Paulo, Inter, Grêmio, pra ficar só nos que estão na Liberta 2020 também), fica fácil compreender isso.
Desde a gloriosa vitória sobre o Deportivo Cali na finalíssimo de 1999, o Palmeiras já fez um total de 102 jogos pela Libertadores, o maior número entre todos os brasileiros (empatado com o Cruzeiro, que, é lógico, está longe da realidade da Libertadores atualmente).
Claro que isso também aponta um grande mérito para o Palmeiras: significa que o time mantém um nível alto frequente a ponto de estar sempre na competição continental, mesmo que não consiga vencê-la.
O desempenho recente do Alviverde é digno de nota – basta lembrar que o Palmeiras está na sua 5ª Libertadores consecutiva, melhor marca de sua história.
O problema é que isso, além do sucesso doméstico de um time que brigou ferozmente pelos quatro últimos títulos brasileiros e faturou dois deles, gera uma pressão enorme para que haja sucesso na Libertadores – porta de entrada para a maior ambição do Palmeiras, quer o torcedor admita abertamente ou não: o Mundial.
O grupo do Palmeiras é o B, onde estão também Guaraní-PAR (carrasco do Corinthians), Bolívar-BOL e Tigre-ARG, este último o primeiro adversário do Verdão.
O time com o qual Vanderlei Luxemburgo vai contar está praticamente definido. Depois dos desempenhos fracos contra o Santos, Rafael Veiga e Zé Rafael perdem posição para Ramires e Rony. O resto do time inclui os nomes essenciais de sempre, como Felipe Melo, Dudu, Willian e Luiz Adriano.
Prognósticos e odds
O jogo contra o Tigre-ARG acontece em Buenos Aires, e é sempre bom tomar cuidado contra argentinos jogando em suas casas. Mesmo assim, o favoritismo é todo do Palmeiras, que é muito mais time, simples assim.
Aposta simples no Verdão está pagando apenas 1,55 para 1 em caso de vitória, contra enormes 6,5 para 1 pró-Tigre.
Veja uma alternativa legal nas combinadas: apostar em vitória do Tigre com ambas as equipes marcando gol tem odds de 13 para 1 em Betfair. Ainda outra: Palmeiras vence por 3×0, com odds a 12 para 1.