Hazard já foi, De Ligt quase; agora falta Neymar

Neymar
Contando com a volta de Neymar depois de contusão, o PSG é favorito absoluto para o título da Ligue 1

Exatamente três meses atrás nós escrevemos sobre os rumores que estavam passando sobre a janela de transferências europeias, que sempre gera notícias e a movimentação de dinheiro superior a PIBs de países inteiros. Alguns nomes já moveram essas montanhas de dinheiro, mas o Everest no caso ainda está ligado a Paris.

Neymar é o grande nome que foi colocado na vitrine nas últimas semanas. A declaração do sheik dono do PSG para a France Football falando sobre não querer mais estrelas em seu time e os constantes vazamentos da trupe de Neymar sobre como ele quer voltar para Barcelona fizeram essa novela ter um final já escrito, a menos que aconteça uma tragédia.

Nós vamos com este texto atualizar a situação da janela. E jogar alguns palpites no ar.

Hazard é o principal nome

Já tivemos diversas transferências nas principais ligas europeias, mas Eden Hazard é o principal nome. O meia belga finalmente saiu do Chelsea depois de anos de boatos e aproveitou a ligeira reconstrução – Sarri juntou-se à lista de treinadores que passaram pelo clube londrino – para encarar um novo desafio no Real Madrid.

Só que o Real não pode ficar nisso, ainda mais depois de uma temporada pavorosa. Neymar é desejado, mas ele parece querer mesmo seu ex. Mbappé é visto com ótimos olhos, mas o sonho francês deve ficar para 2020.

E, assim, por enquanto Hazard segue sendo o destaque dessa janela. Talvez por pouco tempo.

E Griezmann?

Antoine Griezmann
Griezmann é um dos grandes nomes desta janela, mas ninguém anda falando muito dele

A história de Antoine Griezmann é uma novela pior que a de Neymar. Ao fim da temporada 2017/18 era muito mais provável sua saída do Atlético já que o contrato estava próximo do fim e o Barcelona preparou a pressão. Mas ele surpreendeu todo mundo e ficou em Madrid.

Eis que no fim da primeira temporada após renovar contrato, Griezmann se despediu publicamente. O problema é que o Barcelona está atrás de Neymar e pelo visto o vestiário do time catalão não está tão empolgado com o francês. Até dá para trazer os dois atacantes, mas isso representa mais de 200 milhões de euros para um ataque que já tem Messi, Suárez e ainda Dembele e sua etiqueta de 105 milhões de euros. Alguém terá que ceder.

E o mais curioso é que ninguém fala de Griezmann. Será que ele pode ir para o PSG? E que tal a Inglaterra? O Manchester United já se mostrou interessado em anos anteriores. Onde está o francês?

Neymar quer apagar o erro

O mais triste para Neymar é que se ele voltar para o Barcelona, o que com certeza é a melhor opção agora, ele terá jogado dois anos de seu auge no lixo. E se você não acha isso tão importante, pega o telefone e pergunta para o Ronaldo Fenômeno o que é perder esse tempo precioso.

Sua passagem pelo PSG mostrou algumas coisas até óbvias: ele não é um líder de elenco. Não é de seu perfil, ainda mais de elencos tão diversos em culturas, background e personalidades e com uma diretoria tão omissa e sem caráter disciplinador.

Não é isso que acontece em Barcelona. Lá há uma estrutura clara há mais de uma década, com líderes técnicos e vocais e uma ideia de jogo permeando tudo. O plano de aproveitar Messi até quando der e depois ter Neymar é perfeito e apesar desse tropeço parisiense, ainda faz sentido. Por isso que o Barça irá atrás e se puder usar um dos seus erros recentes na negociação, seja Philippe Coutinho ou Dembele, melhor ainda.

De Ligt é interessante

Antes da temporada passada começar, De Jong era a promessa a ser adquirida do Ajax. Tanto que o Barcelona foi logo atrás para ter mais uma peça holandesa em seu longo caso de amor com a terra. Mas ao fim da temporada o zagueiro De Ligt foi o mais arrebatador.

Por isso está todo mundo atrás dele. O PSG ofereceu um mundo, a Juventus também e o Barcelona parece ter ficado um pouco para trás. A Juve estaria próxima e já ofereceu 75 milhões de euros para o Ajax e um salário semanal que passa do milhão de reais.

O passo mais óbvio seria Barcelona: desde Cruyff o clube teve mais holandeses como jogadores (Neskens, irmãos de Boer, Cocu, Kluivert, Overmars e treinadores (o próprio Cruyff, Rinus Mitchels, Van Gaal, Rijkaard) que a própria seleção holandesa. Ok, foi um exagero. O time tem Messi, pode ter Neymar, paga bem e De Jong já está lá.

Mas o desafio da Juventus faz de De Ligt um jogador interessante. Ele vai descer em um time pressionado por não ter conquistado a Europa depois da quase década de domínio na Itália. Pressionado também pela idade de Cristiano Ronaldo e a necessidade de ganhar agora. Com um novo treinador (Sarri) e um elenco que não é tão talentoso assim. De Ligt deve achar que ele é um dos diferenciais para fazer a Juventus finalmente vencer a Europa novamente.

E tudo isso impacta nas odds

As odds do campeão da próxima Champions League já estão disponíveis na Betfair. O Manchester City é o favorito pagando 4,5 para 1. Já o Barcelona está em 6 para 1. Segue a lista com Liverpool (6,5 para 1,) Real Madrid (7,5 para 1), PSG (9 para 1) e Juventus (10 para 1).

Comentários do Facebook