Flamengo em crise, Inter perdendo treinador e Galo… recuperado?

Zaracho atletico-mg brasileirao

Até duas semanas atrás nós tínhamos o Flamengo parecendo pegar as ideias de Domenec Torrent, o Internacional vacilando, mas ainda líder e um Atlético-MG em queda. Hoje temos crise no Flamengo, o Inter perdendo seu treinador e o Galo feliz da vida depois de golear o rubro-negro carioca.

Calma, pode ficar ainda mais louco: o Palmeiras, bicampeão brasileiro nos últimos anos, está subindo de rendimento e o São Paulo tem o melhor aproveitamento do campeonato. Por onde começar?

Flamengo ainda é o favorito

Calma, não briga comigo. Na Betfair o Flamengo é o favorito para a conquista, pagando 2,5 para 1. O São Paulo paga 3,6 para 1, o Atlético-MG entrega 4,33 para 1, mesma coisa do Internacional. O Palmeiras paga 23 para 1.

Pela manhã a odd na casa de apostas é a mesma da tarde, apesar da confirmação que Dome não continua no cargo. A torcida perdeu a paciência e a diretoria também com as duas derrotas por 4 no Brasileirão (São Paulo e Galo) e mais os 5 levados na Libertadores. A ideia da demissão é salvar o ano enquanto dá tempo, mas é inegável que pega muito mal demitir o ex-assistente de Guardiola com três meses de trabalho e o time estando vivo em todas as competições.

O São Paulo como segundo favorito é impressionante, mas não há como tirar o mérito da equipe de Fernando Diniz, já que está apenas três pontos atrás do Inter, com três jogos a menos. Eles serão contra o Botafogo (09/12), Ceará (fora, 25/11) e Goiás (fora, 03/12). Ou seja, dois jogos contra equipes na zona de rebaixamento e um contra o 12°.

Atlético-MG e Internacional vêm logo atrás. O Galo se acertou? Agora vai? É difícil de saber, já que o time é tão volátil quando a personalidade de seu treinador. Mas sem outras competições para pensar – diferentemente de todos seus rivais – a vantagem é grande.

Internacional choca o Brasil

eduardo coudet internacional
Parece tudo desenhado para Eduardo Coudet sair do Inter. A torcida não vai ficar feliz

A notícia que Eduardo Coudet e a diretoria do Internacional não estavam com a melhor das relações é algo estranho porque o time é o líder do campeonato. Ele sair da liderança do Brasileirão para treinar o Celta de Vigo é algo chocante e mais uma prova que estamos na pior fase da história do nosso futebol.

O torcedor do Inter já teria motivos para ficar decepcionado com essa “novidade”. Mas a opção por Abel Braga para substituir o argentino beira o inacreditável. Não há um argumento para trazer Abel Braga em 2020, depois de passagens horríveis por Flamengo, Cruzeiro e Vasco. Se Coudet reclamava que o elenco do Inter é curto é porque é exatamente isso que ele é. Abel não vai fazer esse elenco render mais ou até igual que o agora provável ex-treinador colorado.

O caminho tá aberto

Se o São Paulo deve preocupar quem está acima dele na tabela, o Palmeiras talvez seja ainda mais sorrateiro. Depois de se dar conta que Vanderlei Luxemburgo cai na mesma categoria de Abel Braga, a equipe decolou e já venceu de forma convincente, em jogos mais ou menos, com gol de contra-ataque, de jogada trabalhada, enfim, voltou a jogar um futebol mais moderno.

Abel Ferreira vai conseguir manter esse momento? É uma grande dúvida, mas o Palmeiras têm elenco para disputar o título. O problema serão as três competições (Copa do Brasil, Libertadores e BR) que o time vai encarar: sem treinamentos para impor seu estilo de jogo, Abel pode ter o mesmo problema de Dome. Sem treinos não dá para ser moderno sem arriscar muito. Até com tempo o time de Sampaoli toma gols dignos de pós-churrasco porque está todo lá na frente.

Esta segunda sem dúvidas está sendo tão emocionante como uma rodada. E o Brasileirão promete muito para as 18 rodadas restantes.

Comentários do Facebook