Retorno de atletas ‘incha’ elenco do Flamengo e aumenta indefinição para temporada 2018

100
Flamengo e Independiente

A temporada de negociações está aberta no Flamengo. Diariamente são disparadas informações sobre a formação do elenco do clube para a temporada 2018. Muitas não passam de especulação, uma vez que nem mesmo há a certeza de que o técnico Reinaldo Rueda vai permanecer no comando do clube.  O colombiano está na lista de treinadores cotados para assumir o comando da seleção chilena. Como a equipe foi eliminada da Copa do Mundo da Rússia de 2018, seria o responsável por iniciar trabalho de renovação pensando no Mundial de 2022, que será realizado no Catar.

Porém, como tem contrato com o rubro-negro até o final do ano que vem, a expectativa é de que cumpra seu compromisso. Embora o noticiário em torno do Flamengo deixe nas entrelinhas uma possível falta de confiança da diretoria em seu trabalho, que teve mais baixos do que altos na reta final da temporada 2017, a falta de opções melhores no mercado indica que o clube deverá mesmo lutar para mantê-lo no cargo.

Antes de a barca partir, renegados vão chegar

Flamengo e aumenta indefinição para temporada 2018
O goleiro Muralha (à esq.) encabeça a lista de dispensas da maioria esmagadora da torcida rubro-negra

Então, caberá a Rueda definir os passageiros da barca que vai partir da Gávea e tomar rumo de outros clubes. Porém, antes da saída, o treinador vai se deparar com o retorno de jogadores que foram emprestados antes de sua contratação e dependem de seu parecer para que seja determinado se serão despachados novamente ou ganharão uma nova chance para vestir a camisa rubro-negra.

Embora o número desses atletas quase chegue a duas dezenas, na prática, apenas alguns deles têm chances reais de permanecer no clube. Essa lista conta com o zagueiro Dumas; os meias Ronaldo, Canteros, Jajá e Douglas Baggio; e os atacantes Cafu, Nixon e Paulinho. A situação desses jogadores, contudo, está diretamente relacionada com as dispensas que devem ser feitas de acordo com a avaliação de Rueda sobre os atletas com que contou nas partidas finais do Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

Rafael Vaz
O zagueiro Rafael Vaz, contestado pela torcida, se tiver proposta deve deixar o clube

Contratações e dispensas influenciam no uso dos ‘renegados’

Dumas, por exemplo, poderia receber uma oportunidade para compor o elenco se Ricardo Vaz, muito criticado pela torcida, sair e contratações como a de Pablo, que defendeu o Corinthians, sejam descartadas pelo alto custo. Vaz era titular do time, mas perdeu espaço com Rueda. No meio-campo, o mesmo vale para Canteros e Douglas Baggio, embora exerçam funções diferentes.

O primeiro poderia receber nova oportunidade se Márcio Araújo for liberado. Embora não seja um primor na marcação, oferece mais qualidade na saída de bola, principal defeito apontado pelos críticos em relação a Márcio Araújo. A situação de Douglas Baggio é um pouco diferente. Ele era uma espécie de ‘menina dos olhos’ do clube em 2015. Passou as últimas temporadas emprestado a outros times, mas sem conseguir grande destaque. Só ficará mesmo se houver uma debandada de atletas no meio-campo ou caso convença, em poucos treinos, que merece uma chance.

Vinícius Júnior
Os gols de Vizeu (à esq.) na Copa Sul-Americana e a necessidade de dar mais minutos para Vinícius Júnior fecha a oportunidade para mais jovens no ataque

Treinador já pediu reforços para o ataque

No ataque, o treinador deixou claro que deseja reforços, especialmente depois da suspensão por um ano por doping do peruano Paolo Guerrero. Rafael Goulart e Fred são apontados como maiores candidatos a preencher a vaga. Como Felipe Vizeu deve permanecer e com Vinícius Júnior e Lincoln precisando ganhar mais minutos para atuar, dificilmente sobrará espaço para Cafu ou Nixon. Paulinho, mais experiente, tem dificuldades para encontrar mercado para transferência. A falta de uma proposta de outro clube é a única possibilidade de permanecer na Gávea. Algo plausível de acontecer diante de suas performances ruins nas últimas temporadas.

Porém, cabe ao goleiro Alex Muralha o posto de jogador mais odiado pela torcida. Suas seguidas falhas em momentos decisivos fizeram com que parte dos torcedores rubro-negros lançassem uma forte campanha pedindo sua saída através das redes sociais. Foram atendidos por Rueda, que o tirou do time titular. Agora, será a vez de a diretoria buscar um clube para ficar com o arqueiro. Com mercado restrito diante de sua imagem abalada, o rubro-negro muito provavelmente terá que aceitar um acordo em que terá que permanecer pagando parte dos salários do atleta.

Confira na tabela a seguir qual deve ser o caminho dos principais atletas que terminaram a temporada 2017 no elenco do Flamengo.

Jogador

Idade

Posição

Futuro provável

Diego Alves32GoleiroPermanece
César25GoleiroPermanece
Alex Muralha28GoleiroSó não sai se não tiver proposta.
Thiago21GoleiroPermanece
Gabriel19GoleiroSó fica se não for contratado um atleta mais experiente
Juan38ZagueiroPermanece
Pará31LateralTendência é permanece, caso o clube não encontre outras opções no mercado
Rodinei25Lateral-direitoPermanece
Renê25Lateral-esquerdoPermanece
Rhodolfo31ZagueiroPermanece
Réver32ZagueiroPermanece
Rafael Vaz29ZagueiroSó não sai se não receber oferta de outro clube
Trauco25Lateral-esquerdoA princípio fica, mas se o clube tiver oferta para transferência deve aceitar
Geuvânio25MeiaSaída é mais provável
Márcio Araújo33MeiaDeve sair
William Arão25MeiaPermanece
Cuellar25MeiaSe tiver proposta, pode sair. Só fica se não houver oferta
Thiago Ribeiro28MeiaPermanece
Diego32MeiaPermanece
Everton29MeiaPermanece
Gabriel27MeiaSe tiver proposta, pode sair. Só fica se não tiver mercado
Mancuello28MeiaSe tiver proposta, pode sair. Só fica se não tiver mercado
Matheus Sávio20MeiaDeve sair
Lucas Paquetá20Meia e atacantePermanece
Rômulo27MeiaSe tiver proposta, pode sair. Só fica se não tiver mercado
Orlando Berrio26AtacantePermanece
Lincoln17AtacantePermanece
Vinícius Júnior17AtacantePermanece
Felipe Vizeu20AtacantePermanece
Paolo Guerrrero33AtacanteDeve sair