A hora da verdade para o Cruzeiro na rodada #37 do Brasileirão

O campeão já foi determinado, as vagas na Libertadores estão quase totalmente decididas e três dos quatro rebaixados para a Série B 2020 já são conhecidos. Assim sendo, resta ver, acima de qualquer outra coisa, quem vai ocupar a indesejada última vaga no descenso, que na prática só podem ser dois: Cruzeiro ou Ceará.

Pesadelo azul em Belo Horizonte

O Cruzeiro (ainda) é um dos pouquíssimos times brasileiros que podem se gabar de nunca haver sido rebaixados para a segunda divisão, ao lado de Flamengo, Santos e São Paulo. A Chapecoense podia falar isso até poucas semanas atrás, mas já carimbou seu passaporte à segundona.

Independentemente de qualquer tabu ou recorde, a verdade é que ver um gigante do porte da Raposa cair de divisão é um choque para todos, principalmente para o próprio clube e seus torcedores. Não foi diferente para o Palmeiras em 2002, Grêmio em 2004, Corinthians em 2007 e tantos outros que falaremos num post especial depois.

Com todo o respeito à equipe do Ceará, que também tem história pra dar e vender, mas a queda teria um impacto muito mais devastador sobre o Cruzeiro – afinal, estamos falando do campeão da Copa do Brasil no ano passado, um multicampeão regional, nacional e continental que figura sempre entre os gigantes do futebol brasileiro.

Não bastasse a parte moral da coisa, existe toda uma crise prática que já está muito bem instalada no Cruzeiro, mas que pode piorar. Primeiro, existe a novelinha Thiago Neves, afastado do elenco e que, fora intervenção divina, não vai voltar a vestir a camisa azul mineira. Depois, entra uma questão financeira mais grave: o clube está endividado, jogadores com salários atrasados e, o pior, já adiantou os direitos de transmissão de TV até o ano de 2022. Isso dá uma boa noção do que acontece caso o time não esteja na Série A no ano que vem (e sabe-se lá até quando).

Ceará x Corinthians

O Ceará está na primeira divisão desde 2018 e certamente quer estender ainda mais sua permanência

Antes de falarmos do Cruzeiro dentro de campo, precisamos falar sobre o Ceará, time que está bem à frente da Raposa na tabela. O Vovô tem 38 pontos, contra 36 do clube mineiro. Isso significa que, no jogo no Castelão contra o Corinthians, o time da casa entra em campo sem depender de mais ninguém além de si próprio para permanecer na Série A.

Se o Ceará vencer em casa, vai a 41 pontos e obriga o Cruzeiro a vencer o Grêmio fora de casa para, na melhor das hipóteses, continuar sonhando. Em caso de empate ou derrota, a coisa se complica para o lado do clube alvinegro, que corre o risco de ver a Raposa roubando sua posição na tabela se vencer.

As odds em Betfair para o jogo na Arena Castelão mostram favoritismo do Ceará frente ao Timão. Vitória dos anfitriões paga 2 para 1, contra 4 para 1 se os visitantes paulistas ganharem. Em caso de empate, 3 para 1.

Grêmio x Cruzeiro

Como dissemos, jogo de vida ou morte do Cruzeiro acontece apenas amanhã (5), mas o clube e os torcedores vão estar vidrados no jogo do Ceará contra o Corinthians de logo mais. Qualquer situação em que o Ceará perca pontos é benéfica para a Raposa, que precisa vencer o Grêmio de qualquer jeito para continuar respirando.

Caso empate amanhã, o Cruzeiro só não estará rebaixado se o Ceará também perder pontos. Se perder, a Raposa só sobrevive se o Vovô também perder hoje e aí tudo fica para ser decidido na última rodada, quando os mineiros enfrentam o Palmeiras em casa e o Ceará viaja até o Rio de Janeiro para jogar contra o Botafogo.

As odds em Betfair mostram favoritismo do Grêmio, cuja vitória paga apenas 1,6 para 1 contra 5 para 1 se o Cruzeiro se der melhor no confronto azul. Em caso de empate, 3,75 para 1.

Outros jogos para ficar de olho

sao paulo equipe
São Paulo e Internacional se pegam na casa do Tricolor Paulista para ver quem carimba de vez a ida à Libertadores na fase de grupos

Quase tudo está resolvido e a briga mais emocionante é certamente a contra o rebaixamento, mas alguns jogos importantes ainda vão rolar. O primeiro é o mesmo Ceará x Corinthians, que vale a chance do Timão tentar se estabelecer de vez na Libertadores e, quem sabe, ainda sonhar com vaga na fase de grupos.

O jogo mais importante valendo Copa Libertadores, porém, é São Paulo (6º) x Internacional (7º), um jogo que pode decidir quem pega a almejada vaga direta para os grupos da competição continental. Os dois se enfrentam no Morumbi, com odds de 2,1 para 1 a favor do São Paulo, 4 para 1 a favor do Inter e 3 para 1 em caso de empate.

Outros dois times ainda sonham com vaga na competição latino-americana: Goiás, que joga fora de casa contra o Palmeiras, e Fortaleza, que pega o Fluminense também fora. Completam a rodada os seguintes jogos: Athletico-PR x Santos, Atlético MG x Botafogo, Bahia x Vasco da Gama (esses dois últimos valendo Sul-Americana), Chapecoense x CSA e Flamengo x Avaí.

Comentários do Facebook