O impacto que o Flamengo teve no Palmeiras em 2019 foi total. Só faltou explodir o estádio ao fim do 3 a 1 – que poderia ser mais – para ser hollywoodiano.
Não só o Flamengo conquistou em 2019 o que o alviverde tem como obsessão há anos como ainda o fez com um futebol vistoso que o rival paulista não teve em suas conquistas e ainda derrubou o maior treinador da história do clube no turno e mais um treinador e o diretor de futebol de cinco anos no returno.
Lá em cima está tudo basicamente decidido. A ordem de Internacional, São Paulo e Corinthians é importante, afinal define quem vai precisar pensar em pré-temporada e pré-Libertadores basicamente juntas. O Fortaleza ainda tem chances de superar o Corinthians, por exemplo. Mas isso é improvável. Mesmo assim, falaremos mais sobre no post desta quarta. E claro que com o Goiás não conseguindo a arrancada final, toda decisão legal ficou lá para baixo.
Bom, legal para quem assiste. O torcedor do Cruzeiro não acha nada legal.
Cruzeiro perde sua melhor chance de pontuar
Não há limites para a tragédia cruzeirense neste momento. A derrota contra o Vasco não foi uma simples “não-pontuação”. Com ela o Botafogo e o Fluminense se salvaram, times que há poucas semanas pareciam até com pior futebol que os mineiros.
Além disso o time não aproveita o presentão que o Athlético deu, empatando com um a menos no fim da partida contra o Ceará.
Mas no fim das contas a derrota do Cruzeiro foi uma chance perdida de pontuar em um estádio que muitos times conseguiram bons resultados. O Vasco se salvou com os pontos que brilhantemente conseguiu fora, não pelos seguidos tropeços em casa. Alias o Cruz-Maltino é o sexto pior mandante da competição.
E o Cruzeiro precisava pontuar aqui porque o próximo jogo será contra o Grêmio. Apesar de já ter garantido a vaga direta para a Libertadores, o tricolor gaúcho vai querer continuar jogando 100% depois de um ano que terminou com um gosto bem amargo. A eliminação na Copa do Brasil doeu, a da Libertadores traumatizou e o fato de não ter dado a importância devida ao Brasileirão pode ser lamentado. Não dava para ter o ritmo do Flamengo, mas dava para ter jogado mais.
Na última rodada o time ainda tem que encarar o Palmeiras, outro time qualificado que está com a honra e outra coisa na reta. Quem quiser ficar no Verdão vai ter que provar o porquê e o novo treinador e diretor de futebol estarão de olho.
Claro que o Ceará não é um esquadrão, mas o ponto de vantagem faz a diferença e os rivais são mais fáceis. O Corinthians tem um fim de ano parecido com o do Palmeiras, mas o elenco é menos qualificado e o time não está jogando bem fora de casa, vide as derrotas para Atlético-MG e Botafogo, ambos lá embaixo na tabela.
O time de Argel é favorito no jogo do Castelão, pagando 2,4 para 1 na Betfair. A vitória paulista paga 3 para 1.
O jogo final é contra o Botafogo, que não disputa mais nada. Mesmo sendo no Rio, o Ceará pode perfeitamente pontuar.
Ou seja, o Cruzeiro tinha que ter virado o jogo nesta segunda-feira. Não conseguiu. Se o time cair, este será lembrado como o prego decisivo no caixão. O final deve ficar para a última rodada provavelmente.