3 jogos dão a largada nas quartas de final da Copa do Brasil

25
Luan (à esq.) e Léo Moura
O Grêmio preservou o time titular para encarar o Flamengo na Copa do Brasil; Luan (à esq.) está garantido entre os titulares, mas Léo Moura segue como dúvida

Três partidas vão abrir nesta quarta-feira, 1º de agosto, a briga pelas vagas nas semifinais da edição 2018 da Copa do Brasil, competição que virou a menina dos olhos do calendário nacional depois que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) destinou prêmio de R$ 50 milhões para quem ficar com o troféu.

Isso, naturalmente, além da glória de ser campeão e da vaga garantida na fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2019.

Santos x Cruzeiro

A bola vai rolar primeiro na Vila Belmiro, em Santos. O Peixe vai receber o Cruzeiro, atual campeão da competição. O pontapé inicial está marcado para 19h30 (horário de Brasília). O time alvinegro não conseguiu inscrever dentro do prazo estabelecido pelo regulamento os jogadores que contratou para o final da temporada. Assim, terá que se virar com o elenco que deixou o clube na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Cuca
Contratado na segunda-feira, Cuca fará sua estreia no comando do Santos

A única novidade estará no banco de reservas. O confronto marca a estreia do técnico Cuca, que foi contratado na última segunda-feira para substituir o demitido Jair Ventura Filho. O supersticioso treinador pode contar com a sorte ao seu lado. O atacante Rodrygo, que vinha sendo o mais importante jogador do time e estava contundido, foi liberado pelo departamento médico e teve escalação garantida.

Na Raposa, a pressão por resultados aumentou depois de duas derrotas seguidas no Brasileirão. Isso fez o técnico Mano Menezes se mexer e anunciar o retorno dos meias Robinho e Thiago Neves ao time titular. Este último vem sendo alvo de protestos das torcida por suas atuações abaixo do esperado depois da paralisação das competições nacionais devido à realização da Copa do Mundo da Rússia.

Corinthians x Chapecoense

Embalado por três vitórias nas últimas quatro partidas do Brasileirão, o Corinthians tem um tabu para superar na noite desta quarta-feira. A Chapecoense, sua rival em jogo que está marcado para 21h45, nunca foi derrotada pelo alvinegro na Arena Corinthians.

Romero
Romero será mais uma vez usado como centroavante no Corinthians

O técnico Osmar Loss decidiu manter a formação que goleou o Vasco, por 4 a 1, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Dessa maneira, o paraguaio Romero, que assinalou três gols na partida, atuará como centroavante. Até porque a opção para a posição seria Roger, que não pode disputar a Copa do Brasil por já ter participado do torneio na temporada 2018 com o Internacional.

No alviverde de Santa Catarina, mudanças são esperadas na equipe. O técnico Gilson Kleina, no entanto, mantém mistério e só deve revelar seus planos minutos antes da partida.

Grêmio x Flamengo

O grande clássico das quartas de final ganhou uma ‘extensão’ devido ao calendário. Grêmio e Flamengo vão abrir, em Porto Alegre, uma série de três encontros em 15 dias. Além dos duelos pela Copa do Brasil terão seus caminhos cruzados nos Campeonato Brasileiro.

A política dos clubes para as competições, no entanto, é bastante diferente. O tricolor gaúcho deixou claro que o Brasileirão não é sua prioridade. No domingo, mandou um time reserva para enfrentar e empatar com a Chapecoense, por 1 a 1, em Chapecó. Dessa maneira, o técnico Renato Gaúcho terá seus principais jogadores descansados para o duelo na Arena Grêmio.

Everton Ribeiro e Uribe
Everton Ribeiro (à esq.) e Uribe estão confirmados para encarar o tricolor gaúcho nesta quarta

O Flamengo, ao contrário, usou o melhor que tinha à disposição para golear o Sport, por 4 a 1, e manter a liderança no Brasileirão. O técnico Maurício Barbieri anunciou que não terá critérios diferentes nas três competições que o time ainda disputa – a outra é a Copa Libertadores. Garantiu que vai colocar em campo sempre a equipe titular, só deixando de lado atletas que não tenham condições físicas. Para essa reta final de temporada, ainda ganhou o reforço do veloz atacante Vitinho, recém-contratado e já inscrito no torneio.